Com apoio da ONU, agência de notícias lança projeto sobre conquistas das mulheres na sociedade

Projeto “Mulheres – Um século de transformações” da Agência O Globo apresenta em livro e exposição uma retrospectiva das transformações do papel da mulher em sociedade ao longo das últimas oito décadas. Iniciativa recebeu apoio da ONU Mulheres.

Livro, exposição e debate fazem parte de projeto que celebra a mulher na sociedade. Imagem: Divulgação

Livro, exposição e debate fazem parte de projeto que celebra a mulher na sociedade. Imagem: Divulgação

As conquistas e mudanças na vida do sexo feminino ao longo das últimas oito décadas são tema do projeto “Mulheres – Um século de transformações”, da Agência O Globo com apoio da ONU Mulheres. A iniciativa inaugurou na sexta-feira (30) uma exposição sobre mulheres influentes que passaram pelas páginas do Globo. A mostra ficará instalada na Casa Ipanema, no Rio de Janeiro, até 13 de outubro.

No último dia da exposição, a iniciativa lançará um livro com textos, fotos e reproduções de páginas publicadas nos cadernos femininos do jornal. A proposta é apresentar um retrato das transformações do papel da mulher na sociedade desde os anos 1930 até hoje.

Além de recuperar parte do acervo de O Globo, a publicação reúne artigos inéditos sobre temas como a  mulher na história, na ciência e tecnologia, nos esportes, na política poder, na moda e no mercado de trabalho.

Os textos são assinados pela editora do caderno ELA, Renata Izaal, a colunista Flávia Oliveira, a ativista Schuma Schumacher, a presidente da Microsoft do Brasil, Paula Bellizia, a antropóloga Liliane Brum Ribeiro, a pedagoga Antonia Ceva, a escritora Anna Sharp, a assessora de comunicação da ONU Mulheres Brasil, Isabel Clavelin, a professora e feminista Giovana Xavier e a jornalista Mariana Filgueiras.

O lançamento do livro acontece também na Casa Ipanema e vai reunir todas as autoras e também outras mulheres que são personagens de algumas das histórias publicadas. O evento será aberto ao público.

O “Mulheres – Um século de transformações” também promoverá em 6 de outubro um debate sobre a presença da mulher no mundo da moda, com participação de algumas das autoras do livro — Renata Izaal, Melissa Jannuzi e Antonia Cerva. O encontro é fechado para convidados. Patrocinado pela Microsoft e pela Renner, o projeto conta com o apoio também do canal GNT.

 


Comente

comentários