Com apoio da FAO, Congresso Florestal Mundial acontecerá na África do Sul em setembro

A ideia é explorar formas de liberar todo o potencial desses ecossistemas para tirar as populações rurais da pobreza, atuar como combatentes da mudança climática e inspirar novas tecnologias e produtos renováveis.

Vista aérea da Amazônia. Foto: Flickr/CIAT/ Neil Palmer (cc)

Vista aérea da Amazônia. Foto: Flickr/CIAT/ Neil Palmer (cc)

A necessidade dos governos, da sociedade civil e do setor privado de impulsionar os investimentos nos bosques como chave para o desenvolvimento sustentável será o foco do XIV Congresso Florestal Mundial, que acontecerá em Durban, na África do Sul, de 7 a 11 de setembro de 2015.

Com o apoio da Organização da ONU para Agricultura e Alimentação (FAO), o evento traz este ano o tema “Os bosques e a gente: investir em um futuro sustentável”. A ideia é explorar formas de liberar todo o potencial desses ecossistemas para tirar as populações rurais da pobreza, atuar como combatentes da mudança climática e inspirar novas tecnologias e produtos renováveis.

Ministros e chefes de organismos nacionais e internacionais estarão entre os milhares de pessoas que participarão do Congresso, realizado a cada seis anos, e, pela primeira vez desde sua criação em 1926, organizado em solo africano.

Entre os destaques está o lançamento da pesquisa Avaliação dos Recursos Florestais Mundiais 2015 da FAO, que mostrará como os bosques do mundo têm mudado nos últimos 25 anos e trará a informação mais recente sobre o estado da gestão florestal sustentável.