Com apenas um clique, usuários de novo aplicativo da ONU podem acabar com a fome de crianças sírias

‘ShareTheMeal’, desenvolvido pelo Programa Mundial de Alimentos, está disponível para os sistemas Android e iOS. Com apenas 50 centavos em doação, é possível oferecer comida para uma criança síria por um dia inteiro.

Criança internamente deslocada é alimentada em Homs, na Síria. Foto: PMA / Abeer Etefa

Criança internamente deslocada é alimentada em Homs, na Síria. Foto: PMA / Abeer Etefa

O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA) lançou nesta quinta-feira (12) um aplicativo gratuito que torna possível para qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, alimentar crianças sírias que passam fome. Através de doações, o programa ShareTheMeal permite a usuários ‘compartilhar’ uma refeição com meninos e meninas sírias que recebem assistência da agência da ONU. Por apenas 50 centavos doados, uma criança adquire comida para um dia inteiro.

O aplicativo mostra para o usuário o destino de suas doações. As contribuições vão beneficiar crianças refugiadas da Síria que fazem parte do programa de refeições escolares do PMA na Jordânia.

Como o número de indivíduos que utilizam smartphones no mundo equivale a 20 vezes a quantidade de crianças passando fome, o PMA acredita que o potencial do ShareTheMeal é enorme. Testes do aplicativo em países europeus mostraram que 120 mil usuários conseguiram oferecer mais de 1,7 milhão de refeições para estudantes de Lesoto, país no sul da África.

Segundo a diretora executiva do PMA, Ertharin Cousin, essa nova forma digital de ‘compartilhar’ uma refeição com alguém é uma maneira tangível pela qual a Geração Fome Zero pode agir para acabar com a fome.

O ShareTheMeal está disponível para os sistemas Android e iOS e pode ser adquirido em lojas de aplicativos no mundo todo ou por aqui.