Com 27 mortes de 49 casos identificados, novo vírus preocupa a OMS

Com poucas informações sobre o novo coronavírus, diretora-geral da Organização Mundial da Saúde pede para que países trabalhem em conjunto para reunir mais dados.

Margaret Chan, diretora-geral da Organização Mundial da Saúde. Foto: OPAS/OMS

Margaret Chan, diretora-geral da Organização Mundial da Saúde. Foto: OPAS/OMS

A chefe da agência de saúde das Nações Unidas fez soar o alarme sobre o novo coronavírus e, por meio de um comunicado, ressaltou a necessidade de os países trabalharem juntos para enfrentar adequadamente a ameaça apresentada por esta doença rara.

“O novo coronavírus não é um problema que qualquer país afetado pode manter para si ou gerir por si só. O novo coronavírus é uma ameaça para todo o mundo”, disse Margaret Chan, diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo a OMS, os coronavírus são um grupo de vírus que incluem os que podem causar uma série de doenças em seres humanos, desde o resfriado comum até a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). O novo coronavírus é um tipo diferente de que não havia sido identificado em seres humanos. “Há muita pouca informação sobre a transmissão, gravidade e impacto clínico, com apenas um pequeno número de casos relatados até agora”, afirma a OMS.

“Nós não sabemos onde esse vírus se esconde na natureza. Nós não sabemos como as pessoas estão sendo infectadas. Até que possamos responder a essas perguntas, estamos de mãos vazias quando se trata de prevenção. Estes são os sinais de alarme, e nós temos que responder.”

De acordo com relatos da mídia, de 49 casos confirmados do novo coronavírus em todo o mundo, 27 pessoas já morreram — com a maioria das infecções ligadas a viagens para o Oriente Médio. O vírus provoca pneumonia e, às vezes, falência de órgãos. A maioria dos pacientes também teve outros problemas de saúde.

Ela anunciou que missões conjuntas da OMS com a Arábia Saudita e Tunísia acontecerão o mais rápido possível, com o objetivo de reunir todos os dados necessários para realizar uma avaliação de risco adequada.