Chefes de cozinha espanhóis, os irmãos Roca são os mais novos Embaixadores da Boa Vontade da ONU

Os irmãos e chefes Joan, Josep e Jordi Roca foram nomeados pelo PNUD para promover a segurança alimentar e a implementação da Agenda 2030. Premiados mundialmente, os Roca são famosos por sua participação no Masterchef da Espanha.

Irmãos e chefes de cozinha, os Roca querem conscientizar o mundo sobre como os métodos de produção e distribuição dos alimentos podem ser mais sustentáveis e economicamente inclusivos. Foto: El Celler de Can Roca

Irmãos e chefes de cozinha, os Roca querem conscientizar o mundo sobre como os métodos de produção e distribuição dos alimentos podem ser mais sustentáveis e economicamente inclusivos. Foto: El Celler de Can Roca

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) nomeou, nesta segunda-feira (18), os chefes de cozinha espanhóis internacionalmente renomados, e também irmãos, Joan, Josep e Jordi Roca como os seus mais novos embaixadores da Boa Vontade. O trio de cozinheiros trabalhará junto ao Fundo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) para promover a segurança alimentar, a nutrição adequada e a transformação das práticas de produção e distribuição de alimentos rumo a um futuro com menos desperdício e danos à natureza.

Os irmãos Roca são donos do célebre restaurante El Celler de Can Roca, na cidade de Girona, na Espanha. O estabelecimento já foi escolhido duas vezes como o melhor restaurante do mundo pela revista Restaurant. Os chefes ficaram ainda mais famosos depois de participar, como convidados, da versão espanhola do programa de televisão MasterChef. Além da fama de sua cozinha, os Roca também são conhecidos por enfatizar a importância da produção e cultivo locais dos alimentos, bem como o respeito pelo meio ambiente.

A primeira empreitada dos irmãos Roca será a criação de centros de treinamento com o objetivo de disseminar métodos sustentáveis de produção e melhorar as condições de mercado enfrentadas por fazendeiros e pequenos agricultores. Esses projetos serão testados primeiramente na África e vão promover a criação de novos postos de trabalho, a igualdade de gênero e a capacitação dos participantes. Os chefes espanhóis se comprometeram a combater os problemas enfrentados por comunidades agrícolas, nas quais os produtores familiares são, muitas vezes, os mais castigados pela fome.

“O mandato dos novos ODSs é claro. Criar prosperidade significada assegurar uma cadeia alimentar que seja sustentável em relação ao meio ambiente, socialmente justa e economicamente inclusiva”, afirmaram os irmãos, durante sua nomeação. Os Roca são os primeiros irmãos a serem conjuntamente indicados como embaixadores do PNUD e também os primeiros a trabalharem especificamente pela implementação da Agenda 2030.