Chefe do Escritório da ONU sobre Drogas e Crime conhecerá ex-narcotraficantes de projetos do AfroReggae amanhã (7), durante visita a UPP no Rio de Janeiro

Na terça-feira, 7 de maio, o Diretor Executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Yury Fedotov, visitará a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Pavão-Pavãozinho/Cantagalo.

No primeiro dia de sua missão oficial ao Brasil, Fedotov irá à base da UPP do Pavão-Pavãozinho/Cantagalo para conhecer os programas sociais e de segurança pública implementados nas comunidades. A visita também vai incluir uma parada no núcleo do Grupo Cultural AfroReggae, onde o Diretor Executivo do UNODC se encontrará com ex-integrantes de facções do narcotráfico do Rio de Janeiro e representantes da polícia do Estado, que participam de duas iniciativas coordenadas pelo AfroReggae: o talkshow Comandos e o projeto Empregabilidade.

O talkshow Comandos promove a interação e o diálogo entre ex-traficantes, policiais e espectadores sobre temas relacionados a reintegração e transformação social. Já o Empregabilidade promove a reinserção de ex-presidiários no mercado de trabalho.

Entre os participantes do encontro estarão o Chefe de Estado-Maior Geral Administrativo da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Coronel Robson Rodrigues; Washington Rimas, o Feijão, ex-membro do Terceiro Comando que chefiou o tráfico de drogas no complexo do Acari; Francisco Monteiro, o Tuchinha, ex-integrante do Comando Vermelho que chefiou o tráfico no Morro da Mangueira, passou 21 anos na prisão e hoje é consultor do projeto Empregabilidade; e Claudio Piúma, o Gaúcho, também ex-Comando Vermelho.

A imprensa está convidada a acompanhar a visita, que começará às 14h na entrada do elevador panorâmico em Ipanema, que leva ao Mirante da Paz e dá acesso às comunidades do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho. Ao final da visita, Fedotov concederá uma entrevista coletiva de imprensa no núcleo do AfroReggae.

Esta é a primeira visita oficial de Fedotov ao Brasil. Durante a missão de quatro dias, ele encontrará autoridades do governo brasileiro, representantes de organizações da sociedade civil e jornalistas para discutir questões relacionadas a tráfico de drogas, prevenção e tratamento do uso de drogas, crime organizado transnacional e tráfico de pessoas. Fedotov estará acompanhado pelo Diretor da Divisão de Operações do UNODC, Aldo Lale-Demoz, e pelo Representante do Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil, Rafael Franzini.

O quê: Chefe do UNODC visita UPP e conhece ex-narcotraficantes do AfroReggae
Onde: UPP do Pavão-Pavãozinho/Cantagalo
Quando: terça-feira, 7 de maio de 2013, das 14h às 17h30
Ponto de encontro para imprensa: 14h, em frente ao elevador panorâmico que leva ao Mirante da Paz (esquina das ruas Teixeira de Melo e Barão da Torre, Ipanema)

Contato para a imprensa

Ana Paula Canestrelli – Assessora de Comunicação do UNODC
Email: anapaula.canestrelli@unodc.org
Tel: (61) 3204-7206

O que é o UNODC

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) implementa medidas determinadas pelas três convenções internacionais de controle de drogas e pelas convenções contra o crime organizado transnacional e contra a corrupção. O trabalho do UNODC está baseado em três grandes áreas: saúde, justiça e segurança pública. Dessa base tripla, desdobram-se temas como drogas, crime organizado, tráfico de seres humanos, corrupção, lavagem de dinheiro e terrorismo, além de desenvolvimento alternativo e de prevenção ao HIV entre usuários de drogas e pessoas em privação de liberdade.