Chefe de Estado, cantora africana e empresário estão entre os condecorados de 2011 pelo prêmio ambiental máximo da ONU

A Cerimônia de Premiação em Nova York será apresentada pelos Embaixadores da Boa Vontade do PNUMA, Gisele Bündchen e Don Cheadle. O evento será seguido de um debate de alto nível sobre Economia Verde.

Chefe de Estado, cantora africana e empresário estão entre os condecorados de 2011 pelo prêmio ambiental máximo da ONUA Cerimônia de Premiação em Nova York será apresentada pelos Embaixadores da Boa Vontade do PNUMA, Gisele Bündchen e Don Cheadle. O evento será seguido de um debate de alto nível sobre Economia Verde.

Um presidente, um aventureiro, um militante de produtos químicos, um empreendedor verde e um artista conhecido mundialmente. São profissionais de ramos completamente diferentes, mas que agora terão algo em comum: todos os cinco ganharão o prêmio ‘Campeões da Terra’ do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e serão condecorados em uma grande cerimônia em Nova York no dia 10 de maio de 2011.

As iniciativas são várias: desde a utilização de tecnologia verde para reduzir a poluição do ar na China, até o combate de produtos químicos tóxicos no leste da Europa, ou ainda uma travessia pelo planeta divulgando a importância da utilização da energia solar. Fato é que os Campeões da Terra deste ano são líderes ambientais e personalidades inovadoras de todos os cantos do mundo.

A cerimônia de premiação será apresentada pelos Embaixadores da Boa Vontade do PNUMA, Gisele Bündchen e Don Cheadle, no Museu Americano de História Natural.

Os acontecimentos do dia incluem também o ‘Familiarizando-se com a Economia Verde: um diálogo de alto nível sobre políticas’, que vai explorar os benefícios e desafios de uma transição global para uma economia de baixo carbono e eficiência de recursos. Os Campeões da Terra deste ano e de edições anteriores debaterão a Economia Verde com o Diretor Executivo do PNUMA, Achim Steiner, e outros convidados.

Jornalistas estão convidados a comparecer, conforme descrição abaixo. Entrevistas com os laureados do prêmio Campeões da Terra e convidados VIP serão articuladas sob demanda. A LG Electronics é o patrocinador corporativo do prêmio Campeões da Terra.

Para confirmar sua presença, visite http://www.unep.org/champions/accreditation/ e preencha o formulário de credenciamento.

Mais informações

Em Nova York:
Jim Sniffen
Tel: +1-212-963-8094/8210
E-mail: sniffenj@un.org

Em Washington DC:
Elisabeth Guilbaud-Cox
Escritório Regional do PNUMA na América do Norte
Tel: +1 (202) 974-1307
E-mail: elisabeth.guilbaud-cox@unep.org

Em Nairóbi (para solicitações internacionais):
UNEP Newsdesk
Tel:+254 7625022
E-mail unepnewsdesk@unep.org

Em Brasília:
Amanda Talamonte
PNUMA Brasil
Tel: + 55 61 3038 9237 / 61 8175 2751
E-mail: comunicacao@pnuma.org

Programação – 10 de maio de 2011

1) Coletiva de Imprensa Campeões da Terra

Endereço: Powerhouse, American Museum of Natural History, Columbus Avenue, West 79th Street, New York City

Horário: 16h15 – 17h15

Participantes:

  • Laureados do Prêmio Campeões da Terra (incluindo Chefe de Estado da América Latina)
  • Achim Steiner, Diretor Executivo do PNUMA e Subsecretário Geral da ONU

2) Familiarizando-se com a Economia Verde: diálogo de alto nível sobre políticas verdes

Endereço: Powerhouse, American Museum of Natural History, Columbus Avenue, West 79th Street, New York City

Horário: 17h30 – 18h30

Participantes:

  • Laureados do Prêmio Campeões da Terra
  • Achim Steiner, Diretor Executivo do PNUMA e Subsecretário Geral da ONU
  • Elizabeth Thompson, Coordenadora Executiva da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20)

3) Cerimônia de Premiação dos Campeões da Terra

Endereço: Milstein Hall of Ocean Life, American Museum of Natural History. Entrance from the Rose Centre for Earth and Space on 81st Street between Central Park West and Columbus Avenue.

Horário: 19h30 – 22h00