Chefe de direitos humanos da ONU visitará Guatemala de 11 a 15 de março

A Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, dará início neste domingo (11/3) a uma visita oficial à Guatemala para discutir questões de direitos com as autoridades estatais e a sociedade civil.

ACNUDHA Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, dará início neste domingo (11/3) a uma visita oficial à Guatemala para discutir questões de direitos com as autoridades estatais e a sociedade civil.

Durante sua visita, Pillay se encontrar com o presidente Otto Pérez Molina e a vice-presidente Roxana Baldetti, bem como o Ministro dos Negócios Estrangeiros, o Ministro do Interior, o Ministro da Defesa e outros altos funcionários do Poder Executivo. A Alto Comissária também se reunirá com membros do Congresso, do Supremo Tribunal de Justiça, do Tribunal Constitucional, com o Procurador Geral da República e com o Promotor de Justiça dos Direitos Humanos. Ela terá reuniões com defensores dos direitos humanos e representantes de organizações da sociedade civil, indígenas e membros da comunidade internacional e do Sistema das Nações Unidas.

Navi Pillay, que está visitando o país a convite do Governo, vai viajar para Totonicapán, onde se reunirá com autoridades indígenas. Ela também planeja discutir uma ampla gama de questões com as autoridades e agentes da sociedade civil, incluindo segurança, justiça, direitos dos povos indígenas, discriminação, direitos das mulheres e a situação dos defensores dos direitos humanos.

No final de sua visita, a Alta Comissária realizará uma conferência de imprensa para compartilhar suas conclusões preliminares.

Para mais informações e solicitações de imprensa

Na Guatemala
Estela Morales: (502) 5632-2261 / emorales@ohchr.org.gt 
Em Genebra
Xabier Celaya: +41 22 917 9383 / xcelaya@ohchr.org 
Ravina Shamdasani: +41 22 917 9310 / rshamdasani@ohchr.org 

Mais sobre a Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay: http://www.ohchr.org/EN/AboutUs/Pages/HighCommissioner.aspx

ACNUDH na Guatemala: http://www.ohchr.org.gt/

Direitos humanos na Guatemala: http://www.ohchr.org/EN/countries/LACRegion/Pages/GTIndex.aspx