Chefe do UNICEF afirma que nutrição é chave para desenvolvimento sustentável

“É hora de reconhecer a situação nutricional não apenas como marcador de progresso no desenvolvimento, mas também como criador de progresso”, disse Anthony Lake.

O Diretor Executivo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Anthony Lake, afirmou nesta terça-feira (10/04) que a nutrição deve ser levada em conta nas discussões da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

“É hora de reconhecer a situação nutricional não apenas como um marcador de progresso no desenvolvimento, mas também como um criador de progresso – e uma chave para um desenvolvimento mais sustentável”, disse Anthony Lake.

Ele presidiu a primeiro reunião do Movimento para Ampliação da Nutrição (SUN, na sigla em inglês) realizada nesta terça-feira (10/04). O grupo criado pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, reúne 27 líderes de países, organizações e setores que trabalham com nutrição.

“Nunca tantos líderes de diferentes países e áreas de atuação concordaram em trabalhar juntos para melhorar a nutrição”, afirmou o Secretário-Geral.

O foco do Movimento SUN é no período de mil dias entre a gravidez e o aniversário de dois anos do bebe. A má nutrição durante este período pode levar a problemas de crescimento e atraso no desenvolvimento cognitivo, entre outras consequências.