Chefe da ONU se reúne com líderes chineses e agradece esforços do país sobre mudança climática

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, participou de eventos comemorativos na capital chinesa que marcam o 70º aniversário da Segunda Guerra Mundial e se reuniu com líderes políticos.

Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon (esquerda) se reúne com o presidente da China, Xi Jinping. Foto: ONU/Eskinder Debebe

Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon (esquerda) se reúne com o presidente da China, Xi Jinping. Foto: ONU/Eskinder Debebe

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, agradeceu na última quinta-feira (03) a China por seus esforços em abordar a mudança climática, através de ações e políticas, e pediu o contínuo apoio de Pequim para construir um impulso antes da Conferência sobre Mudança Climática, que será realizada em dezembro em Paris.

Ban fez o apelo em reuniões separadas com o presidente, Xi Jinping, o primeiro-ministro, Li Keqiang, a vice-primeira-ministra, Liu Yandong, e o ministro de relações exteriores, Wang Yi, em Pequim, onde participou de eventos comemorativos na capital chinesa que marcaram o 70º aniversário da Segunda Guerra Mundial.

Em uma reunião com o presidente Xi Jinping, o secretário-geral elogiou o forte compromisso da China por suas contribuições às causas defendidas pela ONU, que incluem operações de manutenção da paz da Organização, a luta contra o surto de ebola na África Ocidental e seus notáveis esforços de mediação no Sudão do Sul, Irã e a península coreana.