Chefe da ONU elogia retomada das negociações políticas no Iêmen

Pedestres em uma rua em Sanaa, capital do Iêmen. Foto: PNUD Iêmen

Pedestres em uma rua em Sanaa, capital do Iêmen. Foto: PNUD Iêmen

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, saudou neste domingo (8) o anúncio de que as negociações facilitadas pelas Nações Unidas no Iêmen serão retomadas nesta segunda-feira (8).

De acordo com um comunicado divulgado pelo porta-voz do secretário-geral, o assessor especial de Ban para o país, Jamal Benomar, reunirá os vários partidos políticos e grupos para discutir como orientar pacificamente o Iêmen em meio aos desafios atuais.

“O secretário-geral reitera o compromisso pleno da Organização das Nações Unidas para ajudar os iemenitas a encontrar uma solução consensual para o impasse político atual”, disse o comunicado. “Ele insta todas as partes a completar a transição política, conforme estabelecido na iniciativa Mecanismo de Implementação do Conselho de Cooperação do Golfo, nos resultados da Conferência de Diálogo Nacional e no Acordo de Paz e de Parceria Nacional.”

O chefe da ONU também pediu que todos os lados negociem “de boa fé” e com um “espírito de compromisso”, pedindo às partes que cooperem com o seu assessor especial para o Iêmen.