CEPAL destaca importância do uso das TIC em educação para alcançar sociedades mais equitativas

América Latina avança, mas tem lacunas a serem fechadas, pondera Secretária Executiva da Comissão. Brasil apresentará estudo sobre suas políticas sobre o tema em seminário no Chile.

A aplicação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na educação é uma ferramenta-chave para alcançar sociedades mais inclusivas e diminuir as desigualdades, disseram hoje (26/04) especialistas durante seminário na sede da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), em Santiago.

“Na região, tem-se obtido resultados notáveis nas últimas décadas, mas ainda há lacunas digitais a serem fechadas”, disse a Secretária Executiva da CEPAL, Alicia Bárcena, enfatizando a necessidade de “renovação e inovação”. No evento, o Brasil apresentará estudo sobre suas políticas de aplicação das TIC na educação.

Atualmente, a chamada “economia digital” representa 4% do produto interno bruto (PIB) das 20 maiores economias do mundo, isto é, cerca de 2,3 bilhões de dólares e cresce a taxas superiores a 10% ao ano. A previsão para 2015 é de que existirão dois bilhões de usuários de Internet com 2,7 milhões de conexões de banda larga, onde 67% dos usuários estarão em mercados emergentes e 80% serão conexões móveis.

Para mais informações sobre o encontro, clique aqui.