Centro Rio+ lança diálogos inspiradores para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Por meio de eventos abertos ao público, o Centro criou um espaço de referência para discutir o futuro do planeta e acompanhar os passos dados no cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Representantes da sociedade civil discutem prioridades do Brasil em um dos diálogos do Centro Rio+. Foto: Centro Rio+/Sérgio Spagnuolo

Representantes da sociedade civil discutem prioridades do Brasil em um dos diálogos do Centro Rio+. Foto: Centro Rio+/Sérgio Spagnuolo

Com sede no Rio de Janeiro, o Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+) possui um mandato global de convergir ideias e inspirar ações inovadoras na promoção dos novos Objetivos Globais em todos os países membros da ONU.

Por meio de eventos abertos ao público, o Centro criou um espaço de referência para discutir o futuro do planeta e acompanhar os passos dados no cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, adotados em setembro de 2015 para serem executados nos próximos 15 anos.

O RIO+ Talks organizará palestras e encontros que reunirão a população em geral, a comunidade acadêmica, a iniciativa privada e as organizações da sociedade civil. Os eventos contarão também com transmissão online para participação ao vivo de internautas do mundo todo.

A primeira edição do RIO+ Talks, realizada no dia 24 de novembro, trouxe ao Rio de Janeiro o professor e jurista sul-africano Marius Olivier, considerado uma das vozes de maior influência sobre desenvolvimento e proteção social no continente africano. Diretor do Instituto Internacional de Direito Social e Política e professor da Universidade do Noroeste, na África do Sul, e da Universidade da Austrália Ocidental, Olivier trouxe ao público brasileiro os temas mais recentes sobre desenvolvimento no continente africano. Além de explicar em detalhe o marco legal da proteção social e as discrepâncias ainda existentes na África, o palestrante convocou os participantes do RIO+ Talks a contribuírem para um maior diálogo entre a África e o Brasil na área de políticas sociais.

Nos últimos dez anos, a proteção social vem ganhando espaço cada vez mais forte como prioridade no âmbito da União Africana (UA), ao mesmo tempo em que fica cada vez mais clara a relevância dos direitos humanos nas políticas sociais e implementação efetiva das convenções ratificadas pelos países.

A mesa de debatedores do primeiro RIO+ Talks foi enriquecida pelas contribuições de Lúcia Modesto, subsecretária de Integração de Programas da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Sergio Veloso do BRICS Policy Center, Pedro Cunca da UFRJ, além da diretoria do Centro RIO+.

Saiba mais sobre os diálogos do Centro Rio+ clicando aqui.