Centro RIO+ das Nações Unidas firma parceria com TEDxRio para promover desenvolvimento sustentável

Edição de 2011 do TEDxRio. Foto: TEDxRio / Fabio Rossi

Em 2012, o Brasil sediou uma das mais importantes conferências da história das Nações Unidas — a Rio+20. Nesse encontro, foram lançadas as discussões e negociações que levaram à adoção, em 2015, da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável pelos 193 Estados-membros da ONU.

A Rio+20 também fez história por ter sido a conferência mais participativa e aberta da ONU, envolvendo cidadãos do mundo todo por meio de consultas online e presenciais e diversos eventos.

Uma das atividades marcantes foi o TEDxRio+20. Organizado em parceria com as Nações Unidas, o evento reuniu centenas de ativistas e influentes vozes mundiais para discutir o papel do cidadão como agente de mudança para o desenvolvimento sustentável.

Agora em 2016, com a entrada em vigor dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) desde o início do ano, uma nova parceria entre as Nações Unidas e o TEDxRio vai trazer de volta ao Rio de Janeiro espaços de debate público e colaborativo sobre desenvolvimento sustentável.

O objetivo é reunir inspiração e exemplos para a mobilização cidadã em prol da implementação da nova Agenda 2030.

Na próxima sexta-feira (3), um acordo de colaboração será formalizado entre o TEDxRio e o Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) – Centro RIO+.

A oficialização da parceria acontecerá durante uma edição especial do TEDxRio – Tempos Mutantes – que acontece na próxima sexta-feira (3) na Escola Eleva, em Botafogo. O encontro vai reunir quase 20 palestrantes, incluindo Regina Casé, Jorge Paulo Lemann, Antonio Gois e André Caravalhal. A maratona de palestras começa às 13h, com atividades até às 20h.

Será possível acompanhar todo o evento via transmissão online por aqui.

Serviço:
TEDxRio Tempos Mutantes e Assinatura de Acordo de Parceria entre Centro RIO+ do PNUD e TEDxRio
Data: 3 de junho, sexta-feira
Local: Escola Eleva – Rua General Severiano, 159 Botafogo, Rio de Janeiro-RJ
Transmissão online: http://www.tedxrio.com.br/
Informações de contato:
Laura Hildebrandt
(laura.hildebrandt@undp.org)
Francisco Filho
(Francisco.filho@undp.org) ou (21) 3621 3710

Sobre o Centro RIO+

O Centro RIO+ foi criado como um legado da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) com o objetivo de manter vivos os compromissos para o desenvolvimento sustentável, tanto no debate público quanto na tomada de decisão.

Fundado em junho de 2013 na cidade do Rio de Janeiro como uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o governo do Brasil, o Centro RIO+ é um dos seis centros globais de excelência do PNUD, trabalhando em estreita colaboração com o Departamento de Apoio a Políticas e Projetos em Nova York e com os escritórios nacionais do PNUD em 166 países.