Centro de pesquisas vinculado à ONU lança nova identidade visual

O Centro Internacional de Políticas para Crescimento Inclusivo (IPC-IG) apresentou nesta segunda-feira (14) sua nova identidade visual para comemorar 15 anos de atividades do fórum global destinado a impulsionar o diálogo Sul-Sul sobre políticas inovadoras de desenvolvimento.

Fundado em 2004 com o nome de Centro Internacional para a Pobreza (IPC), o centro é resultado de uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o governo brasileiro, representado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

O Centro Internacional de Políticas para Crescimento Inclusivo (IPC-IG) apresentou nesta segunda-feira (14) sua nova identidade visual para comemorar 15 anos de atividades do fórum global destinado a impulsionar o diálogo Sul-Sul sobre políticas inovadoras de desenvolvimento.

Os leitores vão encontrar o novo logotipo em todos os produtos de conhecimento do IPC-IG, seja nos One Pagers, seja na revista Policy in Focus, assim como nos sites e nos canais de mídia social do centro.

Fundado em 2004 com o nome de Centro Internacional para a Pobreza (IPC), o centro é resultado de uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o governo brasileiro, representado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Sua missão é promover o diálogo político e facilitar a aprendizagem. O primeiro logotipo procurou captar essa missão.

Em 2009, o nome do centro foi alterado para Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG), exatamente para refletir o seu compromisso com uma agenda de trabalho mais ampla sobre questões de políticas públicas, em um mundo no qual a cooperação internacional para o desenvolvimento estava em transformação. Um novo logotipo foi desenvolvido para refletir esse engajamento.

Em 2014, um logotipo especial foi criado para comemorar o primeiro aniversário de dez anos do centro. Essa identidade visual foi usada em todos os materiais e as publicações do centro até setembro de 2015, quando chegou ao fim o ano de celebrações da primeira década de atividades do IPC-IG. Na ocasião, a nova identidade visual foi apresentada e utilizada até o fim de 2018.

Nela, o contorno do círculo representa o mundo e a comunidade internacional em geral e também sugere unidade e inclusão. O nome do centro dentro desse círculo mostra que o IPC-IG faz parte de algo maior que si mesmo: a promoção do crescimento inclusivo para todos e o compartilhamento de conhecimento.

Em 2019, o centro apresenta sua identidade visual comemorativa que celebra 15 anos de trabalho rigoroso e interdisciplinar, e representa a inovação e a diversidade do IPC-IG, de seus parceiros e de todos que trabalham ou trabalharam na organização.