Centro de Informação da ONU participa de projeto que promove igualdade de gênero e diversidade no Brasil

O Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) participou, no início de maio, do lançamento do projeto “Diálogos Nórdicos”, liderado pelo Instituto Cultural da Dinamarca e com apoio das embaixadas da Suécia, da Finlândia e da Dinamarca.

Foto: UNIC Rio

Foto: UNIC Rio

O Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) participou, no dia 3 de maio, do lançamento do projeto “Diálogos Nórdicos”, liderado pelo Instituto Cultural da Dinamarca e com apoio das embaixadas da Suécia, da Finlândia e da Dinamarca.

O projeto tem o objetivo de promover o compartilhamento de experiências entre os países nórdicos e o Brasil sobre diferentes questões ligadas à Agenda 2030, incentivando o engajamento e servindo como fonte de inspiração para brasileiros. O tema deste ano é igualdade de gênero.

O diretor do UNIC Rio, Maurizio Giuliano, apresentou as práticas de utilização dos meios audiovisuais para promover uma maior diversidade, e destacou algumas campanhas da ONU, como o “Vidas Negras”, “Livres e Iguais”, “Eles por Elas” e “Planeta 50/50”, focados na luta contra a discriminação e violência racial, nos direitos da comunidade LGBTI e na igualdade de gênero.

O evento contou com autoridades dos países nórdicos. Entre eles, a consulesa-geral da Noruega, Sissel Hodne Steen, conversou sobre a experiência do seu país em termos de diversidade no âmbito audiovisual e nos avanços e conquistas.

O projeto, que tem um forte foco na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, focará em outros dois temas nos próximos dois anos: fortalecimento da confiança entre instituições e indivíduos, em 2019, e crescimento responsável e sustentável, em 2020.