Centro de Excelência da ONU recebe delegação da Etiópia no Brasil em missão inédita sobre nutrição

A delegação virá ao país por uma semana para conhecer a estratégia brasileira em segurança alimentar e nutricional, considerada referência internacional.

Visita de estudos da Etiópia vai abordar programas e políticas de nutrição. Foto: PMA/Lorena Freitas

Visita de estudos da Etiópia vai abordar programas e políticas de nutrição. Foto: PMA/Lorena Freitas

O Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA) receberá uma delegação da Etiópia, que vem a Brasília para aprender mais sobre as experiências brasileiras de segurança alimentar e nutricional. É a primeira missão que o Centro de Excelência organiza com foco exclusivo em programas e políticas de nutrição.

A delegação, composta por quatro vice-ministros e representantes do governo etíope e do escritório do PMA na Etiópia, visitará o Brasil a partir desta terça-feira (21) por uma semana, período em que discutirão com representantes do governo brasileiro as estratégias de sucesso que o Brasil tem adotado. Em uma década, o país conseguiu reduzir o número de crianças abaixo do peso em cerca de 50%, de 13% em 1996 para 6% em 2008/9.

A estratégia brasileira em segurança alimentar e nutricional é considerada referência internacional por sua abordagem multissetorial que incorporou programas de nutrição em ações integradas de diferentes ministérios, com ativa participação da sociedade civil. O sólido histórico brasileiro de sucesso em redução da pobreza, da fome e da desnutrição com ênfase na produção e no consumo de alimentos saudáveis atrai interesse do mundo todo e crescem os pedidos por cooperação técnica e intercâmbios no âmbito Sul-Sul.

Como líder da iniciativa internacional “Nutrição para o Crescimento” (Nutrition for Growth), o Brasil também assumiu dois compromissos-chave: apoiar outros países a fortalecer programas de nutrição e responder a pedidos de assistência internacional para a criação e expansão de políticas de nutrição, por meio da partilha de experiências e conhecimento.

A missão da Etiópia ao Brasil é a primeira atividade que o Centro de Excelência realiza dentro de uma nova parceria com a Fundação Bill & Melinda Gates para acelerar o progresso de combate à malnutrição via partilha de experiências entre países do Sul-Sul.

“Nutrição para o Crescimento” é uma iniciativa dos governos do Reino Unido e do Brasil, junto com a Fundação Children’s Investment Fund (CIFF) que reúne governos, líderes da iniciativa privada, cientistas, acadêmicos e sociedade civil para estabelecer compromissos financeiros e políticos ambiciosos que são necessários para garantir nutrição adequada para milhões de crianças, gestantes e mulheres; reduzindo os casos de malnutrição infantil e de morte por desnutrição aguda.

Durante as Olimpíadas de 2016 no Rio, o Brasil sediará um evento de alto nível da ação “Nutrição para o Crescimento”, que contará com apoio do Centro de Excelência contra a Fome do PMA.

O PMA é a maior agência humanitária lutando contra a fome no mundo. Em média, o PMA alcança mais de 90 milhões de pessoas em 80 países com assistência alimentar.

O Centro de Excelência contra a Fome do PMA é um fórum global para diálogo de políticas e aprendizagem Sul-Sul sobre programas de alimentação escolar e segurança alimentar e nutricional. O Centro de Excelência, uma parceria entre o PMA e o governo brasileiro, foi criado para apoiar governos na África, Ásia e América Latina no desenvolvimento de soluções sustentáveis contra a fome.

Siga o PMA/Centro de Excelência contra a Fome:
Twitter: @wfp_media @WFP_CEAHBrazil
Facebook: http://www.facebook.com/WFPCEAHBrazil

Para mais informações:
Isadora Ferreira, WFP/Brazil, +5561 2193 8513, +5561 9260 9835
isadora.ferreira@wfp.org