Centro de Excelência da ONU participa de convocação global contra a fome

Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA) na Etiópia e Comissão Nacional de Gerenciamento de Riscos de Desastres da Etiópia (NDRMC) realizaram uma Convocação Global com intuito de reunir líderes para debater a crescente necessidade de transformação dos sistemas alimentares para superar a fome e a desnutrição.

O encontro ocorreu em Adis Abeba, capital da Etiópia, entre 4 e 6 de novembro, e teve como tema a “Assistência Alimentar Transformativa para um Mundo Sem Fome”. Na ocasião, líderes discutiram a criação de um Centro Global de Excelência para Assistência Alimentar Transformativa, com base na Etiópia.

Diretor adjunto do Centro de Excelência contra a Fome do PMA, Peter Rodrigues, compartilhou resultados de políticas públicas desenvolvidas e implementadas nos países assistidos pelo Centro.

Evento aconteceu em Adis Abeba, capital da Etiópia, e debateu o tema da “Assistência Alimentar Transformativa para um Mundo Sem Fome”. Foto: PMA.

Evento aconteceu em Adis Abeba, capital da Etiópia, e debateu o tema da “Assistência Alimentar Transformativa para um Mundo Sem Fome”. Foto: PMA.

O diretor adjunto do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA), Peter Rodrigues, participou da Convocação Global sobre “Assistência Alimentar Transformativa para um Mundo Sem Fome”, realizada pela Comissão Nacional de Gerenciamento de Riscos de Desastres da Etiópia (NDRMC) e pela Representação do PMA na Etiópia.

O evento ocorreu em Adis Abeba, capital da Etiópia, entre 4 e 6 de novembro.

Centro Global de Excelência para Assistência Alimentar Transformativa

A Convocação Global teve duas motivações. Primeiro, o crescente reconhecimento da necessidade de transformação dos sistemas alimentares para superar a fome e a desnutrição.

Segundo, aprofundar a apreciação do potencial não atendido para melhorar o desempenho dos sistemas alimentares, alavancando o conhecimento; pontos fortes; capacitação e parcerias desenvolvidas para o desenvolvimento; e implementação de iniciativas humanitárias de assistência alimentar.

O encontro visou construir consenso sobre reformas de políticas, inovações institucionais e investimentos para assistência alimentar transformadora, incluindo a criação de um Centro Global de Excelência para Assistência Alimentar Transformativa com base na Etiópia.

Centro de Excelência e o combate à fome no mundo

Presente no evento, o vice-diretor do Centro de Excelência contra a Fome do PMA, Peter Rodrigues, falou para representantes de governos, organizações humanitárias, agências de desenvolvimento, doadores, universidades, institutos de pesquisa, ONGs, empresas privadas, agências da ONU e União Africana.

Rodrigues explicou ao público como o Centro opera por meio da Cooperação Sul-Sul e Triangular e como o organismo contribui para a tomada de decisão transformadora, mostrando as melhores práticas e os resultados de políticas públicas focadas no combate à fome desenvolvidas e implementadas nos países assistidos pelo Centro.