Centro de Excelência contra a Fome: Vencedoras do prêmio ‘Educação Além do Prato’ visitam o Senegal

Foto: Prefeitura de São Paulo

Entre 8 e 12 de junho, duas professoras e duas merendeiras da Rede Municipal de Ensino visitam Dacar, capital do Senegal. Elas vão acompanhar uma missão técnica do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA). A viagem é resultado do prêmio recebido pelo primeiro lugar no concurso “Educação Além do Prato”.

Durante a viagem, elas terão a oportunidade de trocar experiências sobre o Programa de Alimentação Escolar desenvolvido na cidade de São Paulo com representantes de Ministérios da Educação de 27 países africanos. “As experiências brasileiras acerca da alimentação escolar são tidas como referência por vários países da África. Esta é uma grande oportunidade de compartilhar as ações desenvolvidas aqui com profissionais de todo o continente”, diz Erika Fischer, diretora do Departamento de Alimentação Escolar (DAE). Erika acompanha as vencedoras na viagem.

O Prêmio Educação Além do Prato, realizado pela prefeitura de São Paulo em parceria com o Centro de Excelência, teve como objetivo fomentar estratégias integradas de incentivo ao consumo de frutas, legumes e verduras em conjunto com a valorização dos cozinheiros nas escolas, com o objetivo de ampliar os espaços para reflexão sobre alimentação na comunidade educacional, com a participação efetiva dos alunos.

Todas as escolas da rede puderam participar. Cada uma pôde inscrever um projeto relatando as ações de mobilização em torno do tema da alimentação e o processo de busca e seleção de uma receita – na categoria Prato Quente ou Prato Frio. Foram inscritas 292 escolas (10,3% da rede).

A premiação dos projetos vencedores do prêmio aconteceu em dezembro de 2014, em cerimônia realizada no Palácio das Convenções do Anhembi. Além da viagem à África aos vencedores, os segundos colocados realizarão uma viagem a Brasília para participar de evento promovido pelo PMA no final de junho.

Viajarão a professora Sonia Maria Maruso Ribeiro e a merendeira Maria Aparecida Gomes Martins, que atuam na EMEI Recanto Campo Belo – Profª Dirce Zilles G. Borges dos Santos (Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro) e a coordenadora pedagógica Vivian Brandão Polli e a merendeira Claudia de Jesus Silva, que trabalham no CEI Conveniado Penha Bom Jesus (Diretoria Regional de Educação Penha).

Saiba mais sobre o prêmio “Educação Além do Prato” por meio dos vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=ORP_7hFhYzA
https://www.youtube.com/watch?v=UPuHvZkJiu0

Sobre o Programa Mundial de Alimentação:

O PMA é a maior agência humanitária lutando contra a fome no mundo. Em média, alcança mais de 90 milhões de pessoas em 80 países com assistência alimentar.

O Centro de Excelência contra a Fome do PMA é um fórum global para diálogo de políticas e aprendizagem Sul-Sul sobre programas de alimentação escolar e segurança alimentar e nutricional. O Centro de Excelência, uma parceria entre o PMA e o governo brasileiro, foi criado para apoiar governos na África, Ásia e América Latina no desenvolvimento de soluções sustentáveis contra a fome.

Siga o PMA/Centro de Excelência contra a Fome no Twitter e no Facebook.

Para mais informações, contatar:

Secretaria Municipal de Educação – Assessoria de Comunicação e Imprensa
+5511 3396-0356 / 0353

Isadora Ferreira, PMA/Centro de Excelência contra a Fome, +5561 2193 8513, +5561 9260 9835
isadora.ferreira@wfp.org