Centro de Excelência contra a Fome realiza missão de apoio à nutrição na Libéria

Em agosto, o Centro de Excelência contra a Fome, parceria entre o governo federal e o Programa Mundial de Alimentos (PMA), realizou uma missão na Libéria para apoiar o fortalecimento das iniciativas de nutrição do país. A Libéria assumiu compromissos que preveem a redução do déficit de estatura e o incentivo ao aleitamento materno.

Especialistas do Centro de Excelência contra a Fome reuniram-se com representantes do governo da Libéria e do escritório local do PMA e realizaram visitas de campo para conhecer as políticas e programas de nutrição em andamento. Foto: PMA

Especialistas do Centro de Excelência contra a Fome reuniram-se com representantes do governo da Libéria e do escritório local do PMA e realizaram visitas de campo para conhecer as políticas e programas de nutrição em andamento. Foto: PMA

Em agosto, o Centro de Excelência contra a Fome, parceria entre o governo federal e o Programa Mundial de Alimentos (PMA), realizou uma missão na Libéria para apoiar o fortalecimento das iniciativas de nutrição do país.

Dois especialistas do Centro se reuniram com representantes do governo do país e do escritório local do PMA e fizeram visitas de campo para conhecer as políticas e programas de nutrição em andamento. Ao final da visita, o governo liberiano, com apoio técnico do Centro, desenhou e validou um plano de ação para a área de nutrição.

Além das reuniões técnicas e visitas a hospitais e centros de saúde, o Centro de Excelência, o escritório do PMA e o governo liberiano organizaram o seminário “Diálogo sobre a Política de Nutrição”. Pela primeira vez na história do país, representantes dos ministérios de Saúde, Educação e Agricultura e os gestores dessas três áreas de todos os 15 condados estiveram juntos para discutir uma estratégia de nutrição.

O objetivo da missão foi fazer o acompanhamento da implementação da Política Nacional de Nutrição e dos compromissos do país na área. A Libéria assumiu compromissos no âmbito do programa Nutrição para o Crescimento, que prevê a redução do déficit de estatura, o incentivo ao aleitamento materno e o mapeamento dos custos para intervenções de nutrição.

O seminário ampliou as discussões sobre a Política Nacional de Nutrição do país e envolveu especialistas e sociedade civil, além de representantes dos governos das províncias. O Centro de Excelência apresentou as vantagens e os desafios envolvidos na adoção de uma abordagem entre os diversos setores para os programas de nutrição.

A partir do plano de ação validado, foi estabelecida uma agenda para apoio do Centro às iniciativas. Por meio da parceria com a Fundação Bill & Melinda Gates, a Libéria participou em novembro de 2015 da Segunda Rodada de Diálogos Brasil-África de Nutrição.