Centro da ONU e parceiro selecionam alunos da rede pública para projeto de jornalismo nas Olimpíadas

Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+) e Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS) vão escolher dez alunos de ensino médio da rede pública do Rio de Janeiro para trabalhar como jornalistas voluntários por dois meses. Inscrições para a seleção começam hoje (4) e vão até o dia 13 de julho.

Estudantes receberão aulas de jornalista da Universidade de Columbia e participarão de oficinas sobre as Nações Unidas. Com a orientação de profissionais, jovens vão escrever matérias sobre a mobilização cidadã pelo desenvolvimento sustentável.

Jogos Olímpicos e Paralímpicos acontecem no Rio de Janeiro, em 2016. Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro / Portal Cidade Olímpica

Jogos Olímpicos e Paralímpicos acontecem no Rio de Janeiro, em 2016. Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro / Portal Cidade Olímpica

Durante as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016, o mundo estará de olho no Rio de Janeiro. A expectativa é de que a Cidade Maravilhosa viva um momento único, de grande visibilidade na imprensa internacional. Mas quais são as histórias da capital fluminense que os jovens moradores da cidade gostariam de contar para o mundo?

Para dar voz à juventude carioca, uma parceria entre o Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+) – do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) – e o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS) vai selecionar dez alunos do ensino médio da rede pública do Rio para trabalhar como jornalistas voluntários durante as competições esportivas.

As inscrições começam nesta segunda-feira (4) e vão até o dia 13 de julho.

Por um período de dois meses – sem remuneração –, os jovens participarão do Programa Jovens Jornalistas Voluntários e darão apoio ao desenvolvimento de matérias sobre o Rio de Janeiro, procurando identificar iniciativas inovadoras que podem contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Os participantes terão a oportunidade de apreender sobre a prática jornalística com a jornalista colombiana/estadunidense Daniela Guzmán, da Universidade de Columbia, em Nova York. A repórter internacional já trabalhou nos jornais New York Times e Miami Herald, dos Estados Unidos, e atualmente participa do programa de intercâmbio do Centro RIO+, o Global South Internship Programme (GSIP), no Rio de Janeiro. Guzmán vai acompanhar a produção das matérias e dará suporte aos alunos cariocas.

O Centro RIO+ e o CIEDS também ficarão responsáveis por capacitar os estudantes selecionados, dando oficinas sobre desenvolvimento sustentável, sobre a Agenda 2030 da ONU e as Nações Unidas.

No total, serão 20 horas semanais de atividades de formação e produção de conteúdo no período de 18 de julho a 18 de setembro.

As matérias produzidas com os jovens voluntários serão publicadas pelo Centro RIO+, pela Universidade de Columbia, pela ONU Brasil e também distribuídas para jornalistas e profissionais de comunicação dos 166 países onde atua o PNUD.

Como participar?

Os jovens interessados (as) devem escrever um texto com no máximo 200 palavras explicando qual história inspiradora sobre o Rio de Janeiro ele ou ela gostaria de contar para o mundo.

As respostas serão avaliadas por um comitê formado pelas equipes do Centro RIO+ e do CIEDS. Os autores das 10 melhores respostas serão convidados a participar da iniciativa, elaborando pautas inspiradoras sobre o Rio de Janeiro, que mostrem como a ação e a mobilização cidadãs são fundamentais para a construção do desenvolvimento sustentável.

Os jovens terão encontros duas vezes na semana com a jornalista Daniela Guzmán, os quais acontecerão no escritório do Centro RIO+, no CIEDS e também em comunidades e bairros da cidade. Também estão previstas outras atividades de formação organizadas pelos parceiros do Programa Jovens Jornalistas Voluntários.

Serviço:
Programa Jovem Jornalista
Prazo de inscrição: 4 a 13 de julho de 2016
Duração do programa: 18 de julho a 18 de setembro
Carga horária: 20 horas por semana
Forma de inscrição: Os jovens interessados devem inscrever-se através de formulário online, preenchendo seus dados e respondendo a uma pergunta obrigatória (com uma resposta de 200 palavras, no máximo). Inscreva-se em http://bit.ly/29oUaFj
Quem pode se inscrever: Jovens do ensino médio matriculados na rede pública.
Remuneração: Os jovens serão voluntários; não haverá remuneração.