Centro da ONU apoia realização do Congresso Brasileiro de Nutrição

Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (PMA) participará do evento que vai reunir cerca de 4 mil nutricionistas na próxima semana, em Porto Alegre. Cooperação Sul-Sul será um dos temas discutidos no congresso, que receberá delegações de países africanos.

Crianças recebem refeição em escola de Salvador. Alimentação escolar no Brasil será um dos temas abordados no CONBRAN. Foto: PMA / Carolina Montenegro

Crianças recebem refeição em escola de Salvador. Alimentação escolar no Brasil será um dos temas abordados no CONBRAN. Foto: PMA / Carolina Montenegro

Cerca de 4 mil nutricionistas estarão reunidos em Porto Alegre na próxima semana, dos dias 26 a 29 de outubro, para o XXIV Congresso Brasileiro de Nutrição (CONBRAN). O evento conta com o apoio do Centro de Excelência contra a Fome da ONU, que vai apresentar algumas de suas iniciativas para promover a segurança alimentar em todo o mundo.

Na sexta-feira (28), o organismo vinculado ao Programa Mundial de Alimentos (PMA) e ao governo brasileiro realiza a oficina “Políticas de Alimentação e Nutrição: A Cartografia dos Saberes Intersetoriais”.

O objetivo do encontro é promover o diálogo entre países do Sul global sobre políticas públicas e mecanismos institucionais que regulam a atuação de organizações sociais.

Delegações da Libéria e do Quênia estarão no Brasil para acompanhar as atividades do congresso. Além de participar das reuniões plenárias e eventos paralelos, os representantes das nações africanas irão a campo para conhecer as experiências brasileiras com alimentação escolar, bancos de leite, restaurantes comunitários, atendimento básico de saúde e fortalecimento da agricultura familiar.

No sábado (29), o Centro de Excelência participa da mesa-redonda “Segurança Alimentar e Nutricional X Políticas Públicas”, durante a qual o diretor do órgão, Daniel Balaban, vai proferir a palestra “A fome acabou?”. No mesmo dia, a representação do PMA lançará um concurso de artigos acadêmicos e projetos na área de nutrição.

O tema da edição de 2016 do CONBRAN é “Conhecimentos e estratégias em Alimentação e Nutrição: multiplicando experiências e definindo caminhos sustentáveis”.