CDs de histórico show de 1973 ‘Direitos Humanos no Banquete dos Mendigos’ são lançados no Rio com apoio da ONU

AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA

Participaram do show de 1973, organizado por Jards Macalé e Xico Chaves, com o apoio da ONU, artistas como Johnny Alf, Paulinho da Viola, Gal Costa, Gonzaguinha, Chico Buarque, Raul Seixas, Jorge Mautner, Luiz Melodia, Edu Lobo, Dominguinhos e Milton Nascimento, entre outros.

CDs de histórico show de 1973 'Direitos Humanos no Banquete dos Mendigos' é lançado no Rio com apoio da ONU

Em 1973, em plena ditadura, quando os defensores dos direitos humanos eram perseguidos, torturados e mortos no país, aconteceu o show Direitos Humanos no Banquete dos Mendigos, em 10 de dezembro, no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro.

Durante mais de 40 anos as gravações do show de 1973 ficaram guardadas e, nesta quinta-feira (18), uma caixa com três CDs, com os registros originais daquela noite será lançada na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, a partir das 19h.

O evento de 1973, para comemorar a Declaração dos Direitos Humanos, foi uma iniciativa do diretor do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) naquela época, o espanhol Antonio Muiño Loureda (falecido em 2011), e do músico e compositor Jardes Macalé, que convenceu a se juntarem à iniciativa da ONU diversos artistas brasileiros. Participaram do show Johnny Alf, Paulinho da Viola, Gal Costa, Gonzaguinha, Chico Buarque, Raul Seixas, Jorge Mautner, Luiz Melodia, Edu Lobo, Dominguinhos e Milton Nascimento, entre outros.

Assessor de comunicação do UNIC à época e que viria anos depois a ser membro da Academia Brasileira de Letras, Ivan Junqueira, foi encarregado de ler os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A noite foi muito especial, como lembra o artista Xico Chaves, outro dos organizadores do evento: “Pouco antes do espetáculo (…) no Museu de Arte Moderna (…) a bandeira da Organização das Nações Unidas foi suspensa no fundo do palco improvisado e a porta foi aberta para mais de quatro mil pessoas, que se aglomeravam ansiosamente sob os pilotis”.

SERVIÇO
Lançamento do Box do show Direitos Humanos no Banquete dos Mendigos
18 de junho – 19h
Livraria da Travessa – Shopping Leblon
Afrânio de Melo Franco. 290 – 2º piso
Leblon – Rio de Janeiro


Mais notícias de:

Comente

comentários