Carta-compromisso da educação será entregue aos presidenciáveis no Dia do Professor

Hoje, dia 15 de outubro, por ocasião do “Dia do Professor”, as 27 organizações proponentes da “Carta-compromisso pela garantia do direito à educação de qualidade” entregarão o documento aos candidatos à Presidência da República, Dilma Roussef (PT – Coligação “Para o Brasil seguir mudando”) e José Serra (PSDB – Coligação “O Brasil pode mais”).

UNESCOHoje, dia 15 de outubro de 2010, por ocasião do Dia do Professor, as 27 organizações proponentes da “Carta-compromisso pela garantia do direito à educação de qualidade” entregarão o documento aos candidatos à Presidência da República, Dilma Roussef (PT – Coligação “Para o Brasil seguir mudando”) e José Serra (PSDB – Coligação “O Brasil pode mais”). O objetivo é assegurar o compromisso de ambas as candidaturas com políticas educacionais capazes de consagrar o direito à educação de qualidade para todos os brasileiros e todas as brasileiras.

Carta-compromisso

A “Carta-compromisso pela garantia do direito à educação de qualidade” foi lançada em 31 de agosto de 2010, na sede do Conselho Nacional de Educação. Redigida por 25 entidades e movimentos nacionais e 2 organismos internacionais, o manifesto elenca 7 desafios educacionais prioritários que devem ser superados com urgência, assevera a necessidade de constituição do Sistema Nacional de Educação (esfera citada no Art. 214 da Constituição Federal de 1988) e propõe 4 grandes compromissos de macro-políticas públicas a serem implementadas:

  • 1. Ampliação adequada do financiamento da Educação pública.
  • 2. Implementação de ações concretas para a valorização dos profissionais da Educação.
  • 3. Promoção da gestão democrática.
  • 4. Aperfeiçoamento das políticas de avaliação e regulação.

O conteúdo da Carta-compromisso sintetiza as propostas mais consensuais aprovadas na Conferência Nacional de Educação (Conae 2010). Leia aqui a íntegra do documento.

Atos de entrega

A candidata Dilma Roussef receberá a “Carta-compromisso pela garantia do direito à educação de qualidade” no Palácio do Trabalhador, em São Paulo (SP), às 14 horas. José Serra receberá o documento no Hotel Boulevard, em Londrina (PR), às 17:30 horas.

Serviço
Ato com Dilma Roussef, às 14 horas – Palácio do Trabalhador: Rua Galvão Bueno, 782. Liberdade, São Paulo/SP.

Ato com José Serra, às 17:30 horas – Hotel Boulevard: Av. Higienópolis, 199, Centro, Londrina/PR.

Informações

UNESCO no Brasil
Ana Lúcia Guimarães e Isabel de Paula
Fones (61) 2106 3536 (Ana) e (61) 2106 3538 (Isabel)
E-mail: ana.guimaraes@unesco.org.br e isabel.paula@unesco.org.br