Candidatos(as) a secretário-geral da ONU participam de debate ao vivo pela TV

Rede de TV Al Jazeera e o canal online da TV ONU transmitirão o debate entre dez candidatos ao cargo máximo das Nações Unidas. Evento inédito poderá ser acompanhado também pelas redes sociais.

 

 

Pela primeira vez  será possível acompanhar um debate ao vivo entre candidatos a posição de secretário-geral da ONU. A iniciativa é do presidente da Assembleia Geral, Mogens Lykketoft.

“Liderando as Nações Unidas: Global Townhall com candidatos a secretário-geral da ONU” será transmitido ao vivo de Nova York pela rede de TV Al Jazeera na terça-feira, 12 de julho, das 18h às 21 horas (horário de Nova York), a partir das 19h, até 22h no horário de Brasília. O programa será reprisado em duas edições.

“Depois de meses tentando fazer o processo de seleção de secretário-geral mais aberto e transparente, este evento será a oportunidade final para ouvir os(as) candidatos(as) antes que o Conselho de Segurança inicie suas considerações, em 21 de julho”, afirmou Lykketoft.

O atual chefe da Assembleia Geral explicou que a iniciativa busca atrair o interesse do público no trabalho das Nações Unidas e no próximo dirigente. A Assembleia Geral tem mantido diálogos informais com as candidatas e os candidatos nos últimos meses e a iniciativa continuará caso novos candidatos apareçam. A próxima data para os diálogos está prevista para 14 de julho.

É a primeira vez que os dez candidatos ao posto máximo da ONU participam de uma discussão aberta sobre os desafios e oportunidades do(a) próximo(a) secretário-geral. A transmissão será feita pela TV e plataformas digitais da Al Jazeera inglesa, árabe, de Mubashar, dos bálcãs e no aplicativo AJ+. O debate será transmitido para o mundo todo em todas as plataformas digitais da emissora, incluindo pelo YouTube, além da TV ONU, TV ONU na internet e em outras mídias pelo mundo.

Serão dois segmentos moderados por James Bays e Folly Bah Thibault – cada um com cinco candidatos. Cada debate vai demorar cerca de uma hora e o evento está previsto para começar oficialmente 18h30 e terminar 21h (horário em Brasília). É possível seguir o debate pelo Twitter com a hashtag #UNSGcandidates.

Saiba mais sobre o processo de seleção da(o)próxima(o) secretário-geral, nos seis idiomas oficiais da ONU, em www.un.org/pga/70/sg

Acesse o endereço da TV ONU em http://webtv.un.org