Campanha no oeste do Paraná visa prevenir gravidez não planejada na adolescência

Todos os anos, cerca de 500 mil bebês nascem de mães com idade entre 10 e 19 anos no Brasil. O Paraná respondeu no ano passado por 22,3 mil desses nascimentos. Em geral, são gestações que não foram planejadas e acontecem em decorrência da falta de informação, de acesso a métodos contraceptivos ou até mesmo de situações de abuso e violência.

Para tentar reverter esse quadro, a Itaipu Binacional e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) lançam na quinta-feira (21) a Campanha Tá no Rumo. Voltada ao público adolescente, a iniciativa leva informação de qualidade por meio de exposição interativa e cinedebate.

Todos os anos no Brasil, cerca de 500 mil bebês nascem de mães com idade entre 10 e 19 anos. Em 2017, segundo o DATASUS, foram 481 mil nascimentos, o que representa 55 bebês a cada hora, quase um por minuto nascido de mãe nessa faixa etária.

O Paraná respondeu por 22,3 mil desses nascimentos no ano passado. Em geral, são gestações que não foram planejadas para aquele momento e acontecem em decorrência da falta de informações, de acesso a métodos contraceptivos ou até mesmo de situações de abuso e violência.

Para tentar reverter esse quadro, a Itaipu Binacional e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) lançam na quinta-feira (21) a Campanha Tá no Rumo. Voltada especialmente ao público adolescente, a campanha tem site, vídeos, conteúdos para redes sociais e uma caravana que rodará a região, levando informação de qualidade por meio de uma exposição interativa e cinedebate.

Foz do Iguaçu será o primeiro município a receber a ação, instalada no Gramadão da Vila A entre os dias 21 e 23 de novembro. Na programação estão uma cerimônia que marca o início da caravana, no dia 21, e um debate seguido por exibição de filme ao ar livre, no dia 23. A exposição segue aberta durante os três dias, das 9h às 18h. A partir do 24, a ação segue para outros 14 municípios, até fevereiro de 2020.

“A campanha Tá no Rumo busca levar informações precisas e confiáveis a adolescentes sobre seus direitos, saúde, corpo e relacionamentos. Também busca estimular para que pensem sobre seus projetos de vida, sobre onde gostariam de chegar, e de que forma uma gravidez não intencional poderia mudar esse curso”, afirma a oficial de programa do UNFPA para o tema de Saúde Reprodutiva e Direitos, Anna Cunha.

“A campanha fala diretamente com os e as adolescentes. Antes disso, desde o início do segundo semestre, profissionais que trabalham com esse público nos municípios foram capacitados nas oficinas do projeto para oferecerem um atendimento mais acolhedor. São ações que se complementam para levar informação e serviços de qualidade, voltadas especialmente a adolescentes”, completa.

Ação em caravana

A Caravana Tá No Rumo é composta por uma exposição interativa e um cinedebate aberto ao público. O objetivo é levar informação de forma lúdica a adolescentes sobre as temáticas que envolvem essa fase da vida. Entre os temas abordados, está a importância de se ter consciência sobre as escolhas feitas e os impactos que elas têm sobre suas trajetórias de vida, incluindo aspectos relacionados a uma gravidez não planejada.

Na exposição interativa, adolescentes são convidados à reflexão sobre diferentes temáticas ligadas à adolescência e ao futuro. Com jogos e atividades lúdicas, a exposição traz recortes da construção da cidadania, do entendimento de adolescentes enquanto sujeitos de direitos e suas percepções sobre relacionamentos, corpos e afetos.

Ao apresentar as narrativas de personagens que conduzem as histórias, a exposição busca sensibilizar os e as adolescentes para refletir sobre as suas próprias experiências e trajetórias de vida. O conceito essencial é o de que o futuro não é algo distante, intangível, e é também resultado de escolhas e ações.

Junto com a exposição interativa, a Caravana Tá no Rumo leva aos municípios uma noite de cinema e debate com a comunidade. São conduzidas discussões sobre saúde, responsabilidade, afetividade, violências e formas de proporcionar a adolescentes e jovens um ambiente acolhedor e saudável para que desenvolvam seu pleno potencial.

O debate conta com a participação de profissionais que têm participado das capacitações do projeto e de adolescentes convidados. O cinema é gratuito, em espaço aberto, com classificação livre a toda a comunidade.

Sobre o projeto

A campanha Tá no Rumo faz parte do eixo Comunicação do projeto conjunto entre UNFPA e Itaipu Binacional. Iniciado em 2018, o projeto Prevenção e Redução da Gravidez Não Intencional na Adolescência nos Municípios do Oeste do Paraná também prevê ações em Saúde, Educação e Gestão do Conhecimento.

O objetivo é trabalhar com os 51 municípios do oeste do Paraná que assinaram o termo de adesão ao projeto, trazendo uma experiência positiva ao realizar ações para a prevenção e redução da gravidez não intencional na adolescência.

As ações têm foco no desenvolvimento socioeconômico, criando e ampliando oportunidades para que adolescentes e jovens ajudem na construção de serviços acolhedores de saúde e também tenham garantidas condições de ampliar suas habilidades para a vida e competências socioemocionais.

Mais informações sobre o projeto e sobre a caravana, incluindo a programação completa para 2019, estão disponíveis em www.tanorumo.com.br.