Brazavile, Zahle, Cracóvia e Fabriano passam a integrar Rede de Cidades Criativas da UNESCO

A iniciativa tem como objetivo desenvolver a cooperação internacional entre as cidades que reconheceram a criatividade como um alicerce para o desenvolvimento sustentável.

Xangai, na China, foi designada Cidade Criativa para o Design. Foto: Cidade de Xangai

Xangai, na China, foi designada Cidade Criativa para o Design. Foto: Cidade de Xangai

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) designou Brazavile (República do Congo), Zahle (Líbano), Cracóvia (Polônia) e Fabriano (Itália) como novos membros da sua rede de “centros criativos”.

A iniciativa tem como objetivo a promoção dos desenvolvimentos socioeconômico e cultural em todo o mundo através de indústrias criativas.

Brazavile, designada “Cidade da Música”, é o primeiro membro africano da Rede de Cidades Criativas, que foi lançada pela UNESCO em 2004. Zahle, Cracóvia e Fabriano integraram-se à rede por meio das categorias de Gastronomia, Literatura e Arte Folclórica, respectivamente.

Como novos membros da rede, as cidades se comprometem a reforçar a participação da sociedade na vida cultural, incentivando o acesso à criação e o aproveitamento de atividades culturais, bens e serviços. As ações têm o intuito de promover a criatividade e integrar indústrias culturais e criativas para o desenvolvimento local.

Organizada em torno de sete categorias, que refletem diferentes dimensões da vida cultural, a rede serve para facilitar a troca de experiências, conhecimentos e recursos entre seus membros. Com foco no desenvolvimento sustentável, procura-se promover o desenvolvimento das indústrias criativas locais e fomentar a cooperação mundial no setor criativo e cultural.

Com os últimos membros incorporados, a rede agora compreende 38 cidades de todas as regiões do mundo. Espera-se que mais cidades sejam designadas antes do final do ano.

O anúncio dos novos designados foi feito no segundo dia da Cúpula das Cidades Criativas da UNESCO, que termina nesta quarta-feira (23). As reuniões e eventos relacionados estão acontecendo no Museu da Capital, em Pequim, a qual foi nomeada “Cidade do Design” pela organização, em 2012.