Brasília recebe exposições e conferências sobre o Parque Nacional da Serra da Capivara

Área integra a lista do Patrimônio Mundial da UNESCO e abriga um dos mais ricos sítios arqueológicos do mundo.

Pinturas Rupestres no Parque Nacional da Serra da Capivara, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Foto: Brasil.gov.br

Pinturas Rupestres no Parque Nacional da Serra da Capivara, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Foto: Brasil.gov.br

Brasília ganhará, por dois meses e meio, duas exposições e um ciclo de conferências com especialistas internacionais sobre o Parque Nacional da Serra da Capivara (Piauí), área que integra a lista do Patrimônio Mundial da UNESCO e abriga um dos mais ricos sítios arqueológicos do mundo.

O evento “Serra da Capivara: os brasileiros com mais de 50 mil anos” – de 1o de outubro a 15 de dezembro de 2013 – engloba uma exposição museográfica, parte da coleção do Museu do Homem Americano, que fica em São Raimundo Nonato, PI; exposição e produção de cerâmicas feitas pelos moradores das cercanias do Parque; e um ciclo de conferências organizado por várias instituições que promoverá as discussões mais atuais sobre arqueologia, turismo, gestão de áreas protegidas, gestão de patrimônio natural e inclusão produtiva de populações vizinhas, entre outros.

O acesso será gratuito até a lotação do auditório. São parceiros na organização do evento a Delegação da União Europeia, a Fundação do Homem Americano (FUNDHAM), a UNESCO no Brasil, o Governo do Estado do Piauí, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), as Representações da República Federal da Alemanha, a Embaixada da França e a Embaixada da Suécia no Brasil e o Espaço Israel Pinheiro, que trabalham com o apoio de outras organizações como o Governo do Distrito Federal e empresas do setor privado.

Saiba todos os detalhes em http://bit.ly/15whPHA