Brasileiros debatem responsabilidade de proteção de civis em evento em Nova York na sexta (10)

O evento contará com a participação da assessora especial do secretário-geral da ONU sobre a responsabilidade de proteger, Jennifer Welsh, e o representante permanente do Brasil junto à ONU em Nova York, Antonio Patriota. Evento será retransmitido pela USP.

Entre os temas de debate está o caso da Síria e a proteção dos civis nestes cinco anos de conflito. Foto: UNICEF/NYHQ2012-0221/Kate Brooks

Entre os temas de debate está o caso da Síria e a proteção dos civis nestes cinco anos de conflito. Foto: UNICEF/NYHQ2012-0221/Kate Brooks

Como a responsabilidade de proteger civis, durante um conflito, pode ajudar a prevenir atrocidades no futuro? E qual é a posição do Brasil na responsabilidade de proteção? Essas são algumas das perguntas que a assessora especial do secretário-geral da ONU sobre a responsabilidade de proteger, Jennifer Welsh, e o representante permanente do Brasil na ONU, Antonio Patriota, abordarão durante o debate que será realizado na próxima sexta-feira (10) em Nova York e retransmitido no Brasil pela Universidade de São Paulo (USP).

O evento contará também com a participação de proeminentes diplomatas e especialistas sobre o tema, incluindo os brasileiros João Marcos Leme, do Ministério de Relações Exteriores; Antonio Jorge Ramalho, da Universidade de Brasília; Kai Kenkel, da PUC-Rio; e Gustavo Macedo, pesquisador do NUPRI e doutorando em Ciência Política na USP. Com destaque para o Brasil, um segmento do debate focará especificamente no conceito brasileiro de responsabilidade ao proteger e as medidas adotadas neste sentido.

Coordenado pelo Núcleo de Pesquisas em Relações Internacionais da USP (NUPRI), em parceria com o Columbia Global Policy Initiative, o evento chamado “O Futuro da Responsabilidade de Proteger: Responsabilidade ao Proteger e Mecanismos de Implementação” será transmitido ao vivo no departamento de Ciência Política da USP, entre as 10h e 18h (horário Brasília). Para inscrever-se é necessário enviar um e-mail para nupri.event@gmail.com. As vagas são limitadas. Para mais informação, clique aqui.