Brasileiro assume Missão da ONU no Congo

O secretário-geral da ONU, António Guterres, anunciou a nomeação do general brasileiro Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves como comandante do componente militar da Missão de Estabilização da ONU na República Democrática do Congo (MONUSCO). Ele sucede o general Elias Rodrigues Martins Filho, também brasileiro, que concluiu seu mandato em 31 de outubro.

Atualmente Diretor de Avaliação e Promoção no Comando do Exército Brasileiro, Costa Neves tem uma destacada carreira militar de mais de 30 anos, incluindo o Comando da Academia Militar.

Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO) em patrulha. Foto: MONUSCO / Sylvain Liechti

Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO) em patrulha. Foto: MONUSCO / Sylvain Liechti

O secretário-geral da ONU, António Guterres, anunciou a nomeação do general brasileiro Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves como comandante do componente militar da Missão de Estabilização da ONU na República Democrática do Congo (MONUSCO). Ele sucede o general Elias Rodrigues Martins Filho, também brasileiro. Guterres agradeceu a liderança dele à frente da Missão, onde Elias encerrou o trabalho em 31 de outubro.

Diretor de Avaliação e Promoção no Comando do Exército Brasileiro desde o fim de 2018, Costa Neves tem uma destacada carreira militar de mais de 30 anos, incluindo o Comando da Academia Militar, onde foi responsável pelo treinamento e educação de jovens oficiais. Anteriormente, serviu ao Comando da 17ª Brigada de Infantaria da Floresta (2015-2017) e Comando do 62º Batalhão de Infantaria (2008-2010).

O general Costa Neves tem experiência anterior com as Forças de Paz, tendo servido como Observador Militar na Missão de Verificação da ONU em Angola III de 1995 a 1996. Ele é graduado na Escola Superior de Guerra.