Brasil sedia discussão global sobre alfabetização midiática e informacional

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e parceiros promovem até 5 de novembro em São Paulo a Semana Global da Alfabetização Midiática e Informacional 2016, cujo objetivo é abordar o tema da troca de informação e de conhecimentos por meio das novas plataformas digitais.

Grupos de mídia se comprometem a promover igualdade de gênero em conteúdos e empoderar mulheres jornalistas. Foto: EBC

UNESCO e parceiros promovem até 5 de novembro em SP a Semana Global da Alfabetização Midiática e Informacional 2016. Foto: EBC

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e parceiros promovem até 5 de novembro em São Paulo a Semana Global da Alfabetização Midiática e Informacional 2016, cujo objetivo é abordar a troca de informação e de conhecimentos por meio das novas plataformas digitais.

O evento deste ano tem como tema “Alfabetização Midiática e Informacional: Novos Paradigmas para o Diálogo Intercultural”. A iniciativa envolve a 6ª Conferência Alfabetização Midiática e Informacional e Diálogo Intercultural e a 1ª Assembleia Geral da Aliança Global de Parcerias em Alfabetização Midiática e Informacional.

“A Internet abre a oportunidade para as mais diversas fontes de informação em todo o mundo”, disse a UNESCO em comunicado sobre o evento. “A diversidade de fontes de informação traz benefícios, riscos e desafios que vão além de indivíduos, são para as comunidades, as nações e o mundo todo”, completou.

“O que é preocupante é que o acesso à informação como combustível para o desenvolvimento ainda não está disponível a todos. Além disso, a capacidade crítica dos cidadãos em usar a comunicação e informação voltada ao desenvolvimento sustentável para a promoção do diálogo intercultural e para criar um mundo mais inclusivo está longe de ser global.”

Além da UNESCO, o encontro é organizado pela Rede de Universidades Diálogo Internacional, Mídia e Informação, em cooperação com a Aliança de Civilizações das Nações Unidas (UNAOC, na sigla em inglês). A participação pode ser feita tanto virtualmente como in loco.

A semana será iniciada pelo Fórum Agenda Jovem, na quarta-feira (2), na Escola Britânica de Artes Criativas (EBAC). Jovens de todo o mundo estarão reunidos para discutir e participar de atividades que têm por objetivo inspirá-los a se engajar no desenvolvimento sustentável por meio do uso crítico das tecnologias da informação e plataformas de mídia.

Clique aqui para acessar a programação completa.