Brasil é tema de três artigos em edição da revista CEPAL

Estudos sobre a fatores da desigualdade no país, produtividade da indústria e exportações do setor automotivo são publicados na edição nº 115 da revista.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O Brasil é tema de três artigos publicados na edição nº 115 da Revista CEPAL, que já está disponível na internet. Os fatores determinantes para a desigualdade no país, uma comparação entre as indústrias manufatureiras brasileiras e mexicanas e as exportações brasileiras de automóveis no Mercosul foram alvo de estudos.

O artigo sobre desigualdade social no Brasil analisa o período entre 1995 e 2009 e aponta entre outras coisas que houve uma redução na influência da educação na desigualdade de renda. O que pode ser explicado pelas políticas de transferência de renda e aumento do salário mínimo do governo.

A nova publicação da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) traz, entre outros artigos, uma análise que mostra que a indústria manufatureira do Brasil perdeu produtividade em comparação com a mexicana. E ainda um estudo sobre as exportações brasileiras do setor automotivo no Mercosul.

A revista também publica estudo que mostra que a América Latina manteve um baixo nível de investimento entre 1980 e 2012, em comparação com outras regiões e países que reduziram significativamente o desnível do PIB per capita em relação às nações desenvolvidas.