Brasil comemora Dia dos Trabalhadores das Forças de Paz da ONU

Na última sexta-feira (27/05), o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) celebrou o Dia Internacional dos Trabalhadores das Forças de Paz da ONU, durante a cerimônia de encerramento do Curso de Preparação de Jornalistas para Cobertura em Áreas de Conflito e Forças de Paz.

Giancarlo Summa recebe a Medalha da Paz Operação de Suez. (Foto: UNIC Rio / Pedro Capello)Ouça abaixo a matéria de Pedro Capello, do UNIC Rio (*), na Rádio ONU.

[audio:http://onu.org.br/audio/11053110i.mp3%5D

Na última sexta-feira (27/05), o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) celebrou o Dia Internacional dos Trabalhadores das Forças de Paz da ONU, durante a cerimônia de encerramento do Curso de Preparação de Jornalistas para Cobertura em Áreas de Conflito e Forças de Paz. Durante o evento, o Diretor do Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil (UNIC Rio), Giancarlo Summa, foi condecorado com a Medalha da Paz Operação de Suez e a Medalha de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro.

[audio:http://onu.org.br/audio/ccopab_giancarlo.mp3%5D

Sobre a parceria entre o UNIC Rio e o CCOPAB, Summa disse que ela “é a forma de a ONU colaborar com a formação, com o treinamento dos oficiais brasileiros que participam das missões de paz.” Na homenagem ao Dia dos Trabalhadores das Forças de Paz, o Diretor do UNIC leu a mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, na qual ele agradece “aos países que contribuem com soldados, policiais e pessoal civil para as operações”. A mensagem prossegue honrando “aqueles indivíduos que servem às Nações Unidas com tal distinção e dedicação.”

Também estiveram presentes na cerimônia seis veteranos da Missão de Suez, primeira missão de paz da ONU a contar com a participação do Brasil. Gerson Oliveira de Almeida, que serviu como cabo no 15° contingente da missão, entre 1964 e 1965, caracterizou o significado do Dia dos Trabalhadores das Forças de Paz como “nunca ter deixado este sentimento: paz.” Os seis veteranos também receberam a Medalha da Paz Operação de Suez.

[audio:http://onu.org.br/audio/ccopab_gerson.mp3%5D

Em entrevista ao UNIC Rio, o Comandante do CCOPAB, Coronel Pedro Pessoa, destacou a importância da Missão de Suez, que dá nome à condecoração conferida aos homenageados na cerimônia. Segundo ele, a Medalha da Paz Operação de Suez simboliza um “esforço pioneiro.” Ele disse ainda, como mensagem às famílias daqueles que “deram suas vidas pela causa da paz, que tenham certeza de que este sacrifício não foi em vão.”

[audio:http://onu.org.br/audio/ccopab_coronel_pessoa.mp3%5D

Veja abaixo a galeria de fotos do evento:

[nggallery id=2]

(*Apresentação: Mônica Villela Grayley, com reportagem do UNIC Rio.)