Bolsas para Artistas UNESCO-Aschberg: inscrições abertas para 2013

O programa promove intercâmbios culturais para músicos, artistas visuais e escritores entre 25 e 35 anos.

Desde sua criação em 1994, o Programa UNESCO-Aschberg defende e promove a criatividade, destaca intercâmbios culturais e a necessidade de que artistas enriqueçam sua experiência por meio do contato com outras culturas. Como instrumento de implementação da Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, o Programa promove a mobilidade de jovens artistas por meio de temporadas em residência artística no estrangeiro para fomentar a criatividade e diversidade cultural.

Podem se inscrever músicos, artistas visuais e escritores de 25 a 35 anos de idade. Os candidatos devem enviar suas inscrições diretamente para a instituição escolhida. O prazo de inscrição para cada instituição no Programa varia. A maioria dos prazos acontece entre meados de outubro e final de novembro. Para datas exatas, por favor verifique a residência escolhida. A lista de instituições parceiras e os requerimentos para inscrição está disponível no site do Programa UNESCO-Aschberg.

As instituições irão pré-selecionar três candidatos para cada bolsa e enviar seus documentos para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Uma banca fará a seleção final, levando em consideração as prioridades da residência, a distribuição geográfica e igualdade de gênero.