Boletim semanal da ONU Brasil – N. 97

Acesse o boletim semanal da ONU Brasil número 97, com os destaques da semana.

Boletim semanal da ONU Brasil – No 97 – 07/04/2013

Acesse o www.twitter.com/ONUBrasil, o www.facebook.com/ONUBrasil e nossas demais redes: www.onu.org.br/redes

Faltam 1.000 dias para acabar o prazo de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Nesta sexta-feira, 5 de abril, as Nações Unidas marcam um momento vital na história do maior e mais bem-sucedido esforço de combate à pobreza: faltam 1.000 dias para atingir a data prevista para a implementação dos ODMs. Saiba como o público pode participar.

ONU consulta brasileiros para identificar prioridades para o mundo pós-2015

As Nações Unidas estão realizando consultas em todo o Brasil para saber qual a prioridade da população para melhorar o País e o mundo. Para isso, desde fevereiro estão sendo organizados encontros com representantes de grupos da sociedade – como jovens, populações indígenas, pessoas com deficiência, população LGBT etc –, além de debates nas cinco regiões brasileiras.

Diretora da ONU visita Brasil para ouvir segmentos da população

Chegou ao Brasil em visita oficial nesta terça-feira, 2 de abril, a Diretora da Campanha do Milênio das Nações Unidas, Corinne Woods. O objetivo da viagem é estabelecer contatos com membros do Governo e da sociedade civil visando a criação da agenda de desenvolvimento pós-2015.

6,6 milhões de trabalhadoras domésticas ampliam direitos no Brasil, destaca OIT

Mudança na legislação brasileira é a mais recente de uma série de alterações no mundo em razão da Convenção da OIT n° 189, sobre os direitos da categoria.

‘PEC das Domésticas’ é positiva para economia e para redução da pobreza, avalia ONU

ONU Mulheres, Centro Internacional de Políticas para Crescimento Inclusivo (IPC-IG) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) publicam estudo sobre os impactos da aprovação da PEC do Trabalho Doméstico.

Assembleia Geral da ONU aprova tratado histórico sobre comércio global de armas

Acordo regula categorias como tanques de combate, navios de guera e mísseis, mas não pode infringir o direito de autodefesa dos Estados. Tratado entrará em vigor 90 dias após ratificado pelo signatário n° 50.

Em visita à Casa da ONU, travestis e transexuais participam de consulta sobre agenda pós-2015

A eliminação de todas as formas de preconceito e discriminação foi selecionada como prioridade por representantes de associações brasileiras de travestis e transexuais para a agenda de desenvolvimento que irá nortear políticas públicas em todo o mundo após 2015.

Desafio de livrar 870 milhões de pessoas da fome permanece, afirma Diretor da FAO

Insegurança alimentar é ainda um grande desafio e eliminá-la exigirá liderança forte e uma ação conjunta, disse José Graziano da Silva. 70% delas estão em áreas rurais.

Programa de cooperação da ONU com países africanos lança campanha global para escolher logomarca

Inspirado por uma iniciativa brasileira, o PAA África (‘Purchase from Africans for Africa’) lançou esta semana uma campanha aberta para a escolha de uma nova logomarca para compor a identidade visual do projeto.

Economia digital representa 3,2% do PIB brasileiro, diz relatório da CEPAL

Documento destaca o avanço dos sites de compras na Internet no Brasil, que já foram visitados por 91% dos usuários. Ativos das tecnologias da informação e das comunicações (TIC) contribuíram para 14% do crescimento do PIB brasileiro entre 1995 e 2008.

ONU realiza projeto-piloto de boa governança e combate à corrupção na saúde em São Paulo

Projeto tem como foco o trabalhador do setor que, por meio do aperfeiçoamento dos procedimentos internos, pode prevenir a corrupção.

Hipertensão contribui para 9,4 milhões de mortes anuais por doenças cardiovasculares no mundo, alerta OMS

Doença também aumenta o risco de insuficiência renal, cegueira e AVC. Agência pede por medidas de prevenção da doença, como a prática regular de atividade física.

‘A ameaça nuclear não é um jogo’, alerta Secretário-Geral da ONU sobre crise entre as Coreias

Ban Ki-moon reuniu-se esta semana com chefes de Estado de Mônaco e da Espanha para debater a crise, que pode ter consequências globais.

ONU fornece alimentação para mais de 10 mil crianças sírias refugiadas

Projeto do Programa Mundial de Alimentos da ONU garante refeições para refugiados em escolas na Jordânia e no Iraque. Iniciativa visa reforçar a nutrição em apoio à educação.

‘Mundo precisa parar não só o comércio, mas a produção de armas’, avalia especialista da ONU

Alfred de Zayas elogiou novo Tratado que cria restrições aos estados para exportar armas convencionais, mas alertou para ambiguidades de texto.

ONU pede fechamento de prisão de Guantánamo, ‘clara violação do direito internacional’

Presos sem julgamento, sem prazos de detenção ou detidos irregularmente são algumas das violações observadas. “Quando outros países violam estas normas, os EUA — com razão — os critica fortemente por isso”, afirmou Alto Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, lembrando compromisso do Presidente Obama de fechar a prisão, há quatro anos.


Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.onu.org.br/tema/vagas


Leia mais em www.onu.org.br

Para não receber mais, peça para REMOVER.

Para se INSCREVER, clique aqui.

Para acessar as edições anteriores, clique aqui.