Boletim semanal da ONU Brasil – N. 86

Boletim semanal da ONU Brasil número 86, com os destaques da semana.

Boletim semanal da ONU Brasil – No 86 – 18/01/2013

Acesse o www.twitter.com/ONUBrasil, o www.facebook.com/ONUBrasil e nossas demais redes: www.onu.org.br/redes

Comissão Nacional da Verdade oficializa parceria com o PNUD

Projeto de cooperação técnica vai apoiar a estruturação e o fortalecimento da Comissão brasileira, além da criação de ferramentas de sensibilização do público em geral.

Na ONU, Brasil diz que combate ao terrorismo tem de ser holístico

Embaixadora Maria Luiza Ribeiro Viotti afirmou ao Conselho de Segurança que desenvolvimento e inclusão são fundamentais na luta contra o problema.

Fuligem é o segundo maior causador de mudanças climáticas, afirma PNUMA

Substância perde apenas para dióxido de carbono e tem potencial poluidor duas vezes maior do que se pensava. Redução da emissão, originária da queima incompleta de combustíveis fósseis e biomassa, terá rápida influência na desaceleração do aquecimento global. Análise do Instituto para Governança e Desenvolvimento Sustentável foi feita por mais de 30 cientistas durante 4 anos.

OMS registra avanço sem precedentes no combate a doenças tropicais desatendidas

Uma menina no estado de Kaduna, na Nigéria, transporta a água de um rio conhecido por ser infestado de moscas que causam cegueira. (IRIN/Kate Holt)Relatório da Organização Mundial da Saúde identifica a quimioterapia preventiva como essencial no combate dessas enfermidades e estipula metas para a erradicação.

Shakira e UNICEF promovem chá de bebê online para ajudar crianças vulneráveis

Presentes a partir de cinco dólares incluem mosquiteiro para evitar malária, vacinas contra poliomielite, balanças para monitorar o crescimento nos primeiros anos de vida e pasta de amendoim para desnutridos.

Crise da dívida na zona do euro e políticas de austeridade prejudicam crescimento, avalia ONU

Guindastes carregam cargueiros no Rio Danúbio, Bulgária. Foto: Banco Mundial/Scott WallacePara reverter situação, relatório recomenda foco no crescimento econômico robusto com olho na sustentabilidade fiscal de médio a longo prazo.

Ban destaca a ‘responsabilidade de proteger’ em evento pelas vítimas do Holocausto

Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon. UN Photo/Mark GartenGenocídio, antissemitismo e islamofobia, responsabilidade de proteger, conflito na Síria e coragem de fazer o que é certo estavam entre os temas destacados pelo Secretário-Geral da ONU.

Estupros e tortura estão entre violações de direitos humanos no Mali, afirma ONU

Outras violações incluem amputações, prisões arbitrárias, desaparecimentos e recrutamento de crianças-soldado. As violações foram cometidas pelos grupos rebeldes e pelo Governo.

Agência da ONU para refugiados palestinos pede fim de combates em áreas civis da Síria

Intensificação de confrontos no bairro residencial Yarmouk, ao sul de Damasco, afetaram mais de 150 mil palestinos. UNRWA também pede preservação das instalações das Nações Unidas.

 

ONU pede 30,5 milhões de dólares para ajuda humanitária na República Democrática do Congo

Mulheres em Kitchanga, leste da República Democrática do Congo, lavando roupas em uma fonte de água que também é usada para beber e cozinhar. Foto: OCHA-Goma/Imane CherifValor atenderá a necessidades básicas de 59 mil deslocados internos. Embora os confrontos em Kivu do Norte tenham diminuído, proliferação de armas mantém região insegura.

Conheça a ONU em Genebra, capital humanitária do mundo

Palais des Nations, em Genebra, Suíça. Foto: UN Photo/P Klee“Quando uma catástrofe ou conflito ocorrem, as agências da ONU com sede em Genebra são muitas vezes as primeiras a entrar em ação no campo”, explica Corinne Momal Vanian, Diretora do Serviço de Informação da ONU.

CEPAL promove Fórum Econômico América Latina e Caribe – União Europeia

Encontro em Santiago do Chile vai debater globalização, comércio internacional e Estado de bem-estar.

UNESCO e IPHAN oferecem curso online gratuito sobre patrimônio imaterial

Há 200 vagas. Serão 65 horas com aulas ministradas de 1° de março e 4 de maio. Objetivo é fortalecer as capacidades locais para implementação e execução de políticas de patrimônio imaterial nos estados e municípios brasileiros.


Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.onu.org.br/tema/vagas


Leia mais em www.onu.org.br

Para não receber mais, peça para REMOVER.

Para se INSCREVER, clique aqui.

Para acessar as edições anteriores, clique aqui.