Boletim semanal da ONU Brasil – N. 75

Boletim semanal da ONU Brasil número 75, com os destaques da semana.

Boletim semanal da ONU Brasil – No 75 – 25/10/2012

Acesse www.twitter.com/ONUBrasil e o www.facebook.com/ONUBrasil

No Dia da ONU, Ban pede compromisso renovado e agenda pós-2015 ‘ousada’

Bandeiras dos Estados-Membros em frente ao edifício-sede das Nações Unidas. (UN Photo / JC McIlwaine)Secretário-Geral lembra de compromissos pós-ODM, que vencem em 2015. Data de 24 de outubro é comemorada desde 1948 e marca o aniversário da entrada em vigor, em 1945, da Carta da ONU.

Boletim destaca ações que ajudam a melhorar segurança alimentar indígena

Boletim destaca ações que ajudam a melhorar segurança alimentar indígenaCerca de 53 mil indígenas são contemplados pelas atividades desenvolvidas no Mato Grosso do Sul e no Amazonas.

Com apoio da ONU, Brasil inicia discussões sobre consulta prévia da convenção da OIT sobre povos indígenas

Programa Conjunto “Segurança Alimentar e Nutricional de Mulheres e Crianças Indígenas no Brasil” promove evento em Tabatinga (AM) com mais de 100 lideranças de dez etnias.

Rio Grande do Sul cria comitê para migrantes, refugiados, apátridas e vítimas do tráfico de pessoas

Refugiados palestinos reassentados no Rio Grande do Sul. (ACNUR/ L.F.Godinho)O COMIRAT é o quarto comitê constituído em nível estadual para lidar especificamente com questões de migração e refúgio e é o primeiro a incluir apátridas.

Com apoio do ACNUR, refugiados sírios começam a reconstruir suas vidas no Brasil

“Não tivemos escolha, pois a situação na Síria ficou insustentável. As cidades estão devastadas e as pessoas procuram restos de comida nas casas em ruínas”, conta refugiado em São Paulo.

Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola e Paraíba firmam acordo de US$ 49 mi para inclusão social

Projeto vai beneficiar 18 mil famílias pobres de zonas rurais em 55 municípios do Cariri e Seridó com melhoria da produção, combate à desertificação e promoção do manejo sustentável.

Projetos produtivos de comunidades na Amazônia avançam com apoio do Banco Mundial

Entre os 20 milhões de pessoas que vivem na Amazônia, 30% estão em áreas isoladas. As associações comunitárias dão voz a essa população. (Carlos Augusto/Ministério do Meio Ambiente)30% dos 20 milhões de pessoas que vivem na região estão em áreas rurais, isoladas, sem acesso à Internet. As associações comunitárias dão voz a essa população.

Com apoio do UNICEF, jovens se reúnem em todo Brasil pela democratização da comunicação

Dia "C" em São Paulo. Foto: RenajocA campanha do Dia “C” buscou chamar a atenção para a necessidade de mudanças no atual Código Brasileiro de Telecomunicações, de 1962.

OIT e Bahia lançam cartilha de prevenção e eliminação do trabalho infantil

Material explica, por exemplo, o que é trabalho infantil, atividades laborais permitidas a adolescentes de 15 a 17 anos e o fluxo de atendimento da criança e do adolescente.

Rede de Esporte do UNICEF terá portal para propostas de jovens para legado social da Copa do Mundo

(UNICEF)O público terá acesso às principais reivindicações dos adolescentes para a garantia do direito ao esporte em suas cidades.

Trabalhadoras domésticas na Europa sofrem com vácuo legal que pode ser superado com Convenção da OIT

(OIT)Embora na Europa existam muitas leis que protegem as trabalhadoras domésticas, ainda persistem algumas lacunas na legislação e o descumprimento das normas.

Brasileira é uma das cientistas vencedoras do Prêmio L’ Oréal-UNESCO para Mulheres na Ciência 2013

Em 28 de março de 2013, as cinco laureadas serão condecoradas em uma cerimônia de premiação em Paris.

Programa conjunto da ONU de Segurança com Cidadania promove oficina de comunicação em Vitória (ES)

Na imagem, vista da região de São Pedro, em Vitória (ES). Foto: Marialina Antolini/PNUD-Programa Conjunto da ONUOficina de Comunicação e Mobilização Comunitária foi ministrada aos moradores da Grande São Pedro, na capital capixaba, e trouxe experiências de outros municípios.

Metade das áreas mais ricas em biodiversidade permanecem totalmente desprotegidas, diz PNUMA

 Photo: Peter Prokosch/GRID-ArendalO investimento em áreas protegidas cobre apenas metade do necessário para preservar as espécies ameaçadas de extinção e garantir resultados.

PNUD estuda parceria com governo brasileiro para prevenção de desastres naturais

Brasil quer trocar conhecimento com o PNUD para prevenir desastres naturaisDesde a tragédia na região serrana do Rio de Janeiro o Governo tem intensificado esforços contra os desastres. Parceria busca trocar conhecimentos para a gestão de riscos.

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento anuncia plano para proteger biodiversidade

Administradora Adjunta do PNUD, Rebeca Grynspan. Foto: PNUDPlano do PNUD tem como objetivo expandir a economia e criar novos empregos, ao mesmo tempo em que protege espécies e habitat ameaçados. Secretário Executivo da Conferência sobre Diversidade Biológica, o brasileiro Bráulio Dias elogiou a iniciativa.

UNFPA e Itaipu formalizam parceria para região fronteiriça entre Brasil e Paraguai

O Memorando é assinado no âmbito da Cooperação Sul-Sul, já que está baseado na cooperação entre o Brasil e Paraguai, com benefício também para a Argentina.

UNESCO disponibiliza Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos em português

UNESCOPMEDH é composto por duas “fases” de um “Plano de Ação”, para melhor encadear esforços para uma cultura de promoção e defesa dos direitos humanos.

Parceria entre UNICEF e Sanofi em favor da primeira infância lança Semana do Bebê em Pernambuco

Parceria entre UNICEF e Sanofi em favor da primeira infância lança Semana do Bebê em PernambucoArcoverde é a primeira cidade a participar da iniciativa em outubro. Programa inclui palestras, cursos, oficinas sobre temas de saúde, bem-estar e cidadania, além de atividades lúdicas como o Hospital de Brinquedos.

Visitas surpresas a prisões são vitais contra tortura, diz órgão da ONU de combate aos maus-tratos

Visitas surpresas a prisões são vitais contra tortura, diz órgão da ONU de combate aos maus-tratos“O lugar onde os direitos humanos devem ser realmente protegidos estão em locais de detenção”, disse Malcolm Evans, Presidente do Subcomitê de Prevenção da Tortura. O grupo visitou o Brasil em setembro de 2011 e divulgou um relatório sobre o tema.

Comitê da ONU contra Tortura pede mais compromisso dos países com a erradicação desta prática

Presidente do Comitê das Nações Unidas contra a Tortura, Claudio Grossman. UN Photo / Evan SchneiderPresidente do Comitê afirmou que, embora haja recursos jurídicos que tratem da tortura, mais recursos são necessários para que os processos relacionados sejam agilizados.

Relator Especial da ONU defende proibição da pena de morte

Juan E. Méndez (ONU/Mark Garten)Para Juan E. Méndez a pena de morte fere conceitos fundamentais da dignidade humana e deveria estar incluída na proibição absoluta aplicada para a tortura.

‘Corrupção no Judiciário ameaça Estado de Direito e direitos humanos’, adverte especialista da ONU

Símbolo representando a justiça na entrada do Palácio da Paz, sede da Corte Internacional de Justiça. (ONU/Pernaca Sudhakaran).A brasileira e Relatora Especial da ONU sobre a independência de juízes e advogados, Gabriela Knaul, apresentou seu relatório sobre o tema à Assembleia Geral da ONU.

ONU condena e lamenta mortes na base militar da Guiné-Bissau

Ministério da Educação de Guiné-Bissau (IRIN/Anna Jefferys)Seis pessoas morreram na sequência de uma batalha entre as forças governamentais e elementos armados não identificados em uma base aérea em Bra.

Representante da ONU espera cessar-fogo na Síria ainda esta semana

Lakhdar Brahimi espera cessar-fogo na Síria essa semanaLakhdar Brahimi espera um anúncio do governo sírio hoje (25) a respeito de sua pausa proposta para o combate que já dura quase dois anos.

Refugiados sírios passam dos 100 mil no Líbano

Crianças sírias em frente de sua tenda no campo de refugiados de ZaAgência da ONU para refugiados, ACNUR confirmou na terça-feira (23) que o Líbano é o terceiro país com maior número de refugiados sírios.

Conselho de Segurança da ONU condena apoio externo a grupos armados da República Democrática do Congo

Gert Rosenthal da Guatemala preside a reunião do Conselho de Segurança sobre a situação na República Democrática do Congo (RDC). UN Photo / Eskinder DebebeÓrgão exige que fornecimento de armas seja interrompido. Repúdio a ataques do M23 contra civis também é registrado. Mais de 300 mil pessoas fugiram por causa da violência.

Secretário-Geral Adjunto reafirma apoio internacional a Mali, mas pede cautela

Uma maliana refugiada em Mangaize, norte do Níger. Foto: ACNUR / H.CauxJan Eliasson ressaltou que qualquer intervenção militar internacional não pode exacerbar tensões já existentes. Ele também reafirmou que a busca pelo diálogo deve ser o foco das ações.

UNCTAD afirma que países em desenvolvimento atraem metade do investimento estrangeiro global

Secretário-Geral da UNCTAD Supachai Panitchpakdi. (ONU/JC McIlwaine)Só a América Latina e Caribe tiveram um aumento de 8% nas entradas dos Investimento Estrangeiros Diretos no primeiro semestre de 2012, totalizando 94,3 bilhões de dólares.

UIT lança plataforma de aprendizado online em tecnologias de informação e comunicação

Academia quer trabalhar as necessidades educacionais das Tecnologias da Informação e ComunicaçãoIniciativa vai oferecer um leque diversificado de cursos gerais e especializados em radiocomunicações, normalização das telecomunicações e desenvolvimento das telecomunicações.

FAO elege 2013 como Ano Internacional da Quinoa

Plantação de quinoaAno pretende atrair a atenção mundial para esse alimento tradicional da América Latina.

UNESCO apoia premiação de trabalhos acadêmicos do Mercosul sobre tecnologia e saúde

Prêmio selecionou este ano os melhores trabalhos do Mercosul sob a temática de "Inovação Tecnológica na Saúde"Premiação acontece na próxima quinta-feira (25) em Brasília. Este ano, a temática foi “Inovação Tecnológica na Saúde”.

Sexta edição do Prêmio Professores do Brasil recebe inscrições até dia 27 de outubro

Sexta edição do Prêmio Professores do Brasil recebe inscrições até dia 27 de outubroIniciativa do Ministério da Educação juntamente com instituições parceiras e apoio da UNESCO receberá inscrições até o dia 27 de outubro de 2012 com o objetivo reconhecer o mérito de professores das redes públicas de ensino.

OIT apoia concurso cultural de campanha contra exploração sexual de crianças e adolescentes

Concurso cultural Carinho de VerdadeSESI premiará autores de vídeos com melhores versões para a música tema da campanha O Carinho de Verdade.


Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.onu.org.br/tema/vagas/


Leia mais em www.onu.org.br

Para não receber mais, peça para REMOVER.

Para se INSCREVER, clique aqui.

Para acessar as edições anteriores, clique aqui.