Boletim semanal da ONU Brasil – N. 73

Boletim semanal da ONU Brasil número 73, com os destaques da semana.

Boletim semanal da ONU Brasil – No 73 – 11/10/2012

Acesse www.twitter.com/ONUBrasil e o www.facebook.com/ONUBrasil

ONU celebra Dia Internacional das Meninas

Meninas em Gaza.O Dia Internacional das Meninas, celebrado pelas Nações Unidas pela primeira vez neste dia 11 de outubro, marca os progressos realizados na promoção dos direitos das meninas e mulheres adolescentes e reconhece a necessidade de se ampliar as estratégias para eliminar as desigualdades de gênero em todo o mundo.

ONU chama atenção para danos da prática do casamento infantil em todo o mundo

Cartaz da exposição No Dia Internacional das Meninas, lembrado hoje (11) pelo primeiro ano, ONU alerta que 400 milhões de mulheres com idade entre 20 e 49 já foram casadas ou tiveram uma união informal quando eram meninas.

Uma a cada oito pessoas no mundo ainda passa fome, alerta estudo da ONU

Crianças somalis no campo de Buramino, na Etiópia. (Foto: PMA/Jiro Ose)Diante de “oportunidades técnicas e econômicas sem precedentes” no mundo de hoje, três agências da ONU afirmaram ser “totalmente inaceitável” que mais de 100 milhões de crianças menores de cinco anos estejam abaixo do peso. No total, 870 milhões de pessoas sofrem de desnutrição crônica em todo o mundo. Brasil conseguiu reduzir percentual de subnutridos.

FAO: Brasil reduziu a fome em dois milhões de pessoas nos últimos 3 anos

Escola no Nordeste brasileiro (PMA)De acordo com a Organização, a combinação de crescimento econômico e programas sociais, permitiu ao País reduzir em 13% o número de pessoas subnutridas.

OIT e UNICEF lançam campanha sobre trabalho infantil e adolescente

OIT e UNICEF lançam campanha sobre trabalho infantil e adolescenteCampanha, que tem foco na internet e nas redes sociais, visa sensibilizar a sociedade civil para o tema.

Ceará apresenta experiências de erradicação da pobreza em Nova York

Instituto de Educação Portal (IEP)Prêmio criado pela Assembleia Legislativa do Ceará com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento contemplou representantes de três projetos locais.

Banco Mundial prevê crescimento de 4% para América Latina e Caribe em 2013

Apesar de inferior aos 6% de 2010, índice é mais alto que o estimado para economias em desenvolvimento. Taxa média de desemprego, de 6,5% em 2011, é quase a menor da história.

ONU participa de campanha de conscientização da população brasileira sobre a violência contra a mulher

Campanha quer conscientizar a população para a violência contra a mulher, além de promover a igualdade de gêneros e a saúde femininaInciativa também quer promover a igualdade e a saúde feminina. Segundo dados do Governo Federal, a cada 5 minutos uma mulher é agredida no Brasil e, a cada 2 horas, uma mulher é assassinada.

Maioria das pessoas que sofrem de depressão não recebe ou não busca tratamento na América Latina e Caribe

Reprodução de campanha da OPAS/OMSNa região, a depressão afeta 5% da população adulta. Nos casos mais graves, doença pode levar ao suicídio, alertou a Organização Pan-Americana da Saúde.

Duas iniciativas brasileiras receberão apoio do Fundo para a Juventude Urbana do ONU-Habitat

Fundo para a Juventude Urbana busca apoiar projetos em que os jovens são os protagonistasPrograma ICOS em Cidadania e o Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo foram selecionados e receberão apoio de até 25 mil dólares. Fundo visa apoiar projetos nos quais os jovens são os protagonistas.

Na semana do Dia das Crianças, ONU premia jovens em Concurso Internacional de Pintura Infantil sobre Meio Ambiente

Pintura de Ka Mun Leong, de 14 anos, da Malásia, que conquistou o segundo lugar mundial na competição.Cerimônia de Premiação é realizada no Rio de Janeiro e reúne jovens vencedores regionais de todos os cantos do mundo. Para marcar a Copa do Mundo FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, a próxima edição da competição terá como tema “Esportes e Meio Ambiente”.

Vencedores do 34º Prêmio Vladimir Herzog são anunciados

Vencedores do 34º Prêmio Vladimir Herzog serão conhecidos dia 10 de outubroRepresentantes das 11 instituições promotoras do 34º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos definirão os vencedores deste ano. Premiação conta com apoio do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio).

Educação básica universal carece de 1,7 milhão de docentes, alerta ONU no Dia Mundial dos Professores

Escola Kisojo no Distrito Kyenjojo em Uganda. (UNICEF/Shehzad Noorani)Funcionários da ONU chamam os governos a dar formação e salários, pedindo que os professores, por sua vez, prestem contas aos seus alunos e comunidades.

Estudo de agências da ONU para ajudar a enfrentar diferenças de gênero abre consulta nacional

(OIT)OIT, PNUD e ONU Mulheres realizarão 13 oficinas em países da América Latina e do Caribe para analisar principais dados relacionados com o desafio da igualdade de gênero.

Programa da ONU ‘Segurança com Cidadania’ promove capacitação de jovens na Bahia

Programa Conjunto da ONU em Lauro de Freitas, BahiaNa primeira turma, foram capacitados 20 meninos e meninas. Desde setembro foram iniciadas duas novas turmas, que reúnem um total de 50 adolescentes e jovens.

Representantes de países da Ásia e África vêm ao Brasil para intercâmbio em políticas sociais

Países da Ásia e África chegam ao Brasil para intercâmbio em políticas sociaisPromovida pelo Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA), Bangladesh e República do Congo enviaram representantes para conhecer políticas brasileiras de combate à pobreza e à fome.

ONU-Habitat convoca para concurso de Boas Práticas no Maranhão

Objetivos de Desenvolvimento do MilênioConcurso busca premiar experiências que contribuam para o desenvolvimento sustentável da região onde será construída a refinaria Premium I.

Fundo de População das Nações Unidas lança novo site

UNFPA lança novo siteUNFPA, agência de referência da ONU para os temas de população, em especial aqueles ligados à juventude e à saúde sexual e reprodutiva – com recorte de raça, etnia e gênero –, lançou na terça-feira (9) seu novo site institucional.

Inscrições abertas para curso sobre prevenção às DST/Aids

O curso está disponível no site para todos os profissionais e jovens do Brasil até 31 de dezembro de 2012.

‘Pedalada do Bem’ irá divulgar projetos do UNICEF

Passeio ciclístico reunirá 3 mil pessoas em prol dos direitos da infância e da adolescência. Evento ocorrerá no domingo (14), no Parque Villa-Lobos em São Paulo, em comemoração ao Dia das Crianças.

UNICEF e CNJ assinam protocolo pelos direitos da criança e do adolescente no Judiciário

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) assinaram na terça-feira (9) um protocolo de intenções para o desenvolvimento de estratégias de fortalecimento do Poder Judiciário na garantia dos direitos da criança e do adolescente no Brasil.

UNICEF promove curso sobre proteção jurisdicional dos direitos da criança e do adolescente

(UNICEF)O curso é dirigido a juízes, promotores de Justiça, defensores públicos e advogados especialistas na defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Ban Ki-moon busca cessar-fogo sírio unilateral para evitar ‘catástrofe’ de proporções globais

Secretário-Geral Ban Ki-moon é recebido pelo presidente francês François Hollande. (ONU/Evan Schneider)Secretário-Geral da ONU afirmou estar “extremamente preocupado” que a espiral de violência na Síria esteja criando um terreno fértil para o terrorismo e outras ações criminosas.

Secretário-Geral Adjunto diz que neutralidade da ONU permite promover Estado de Direito

Secretário-Geral Adjunto Jan Eliasson (ONU/Devra Berkowitz)Jan Eliasson destacou peso da comunidade internacional no progresso, enquanto Ban Ki-moon destacou papel que os policiais de forças de paz desempenham na defesa do Estado de Direito.

Comissão europeia apoiará agência da ONU para refugiados palestinos com 11 milhões de euros

Filippo Grandi, Comissário-Geral da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (ONU/Devra Berkowitz)Recursos apoiarão trabalho da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (UNRWA) na Síria, Líbano e Territórios Palestinos ocupados.

Secretário-Geral da ONU saúda França por campanha contra pena de morte

(ONU/Jean-Marc Ferré)Ban Ki-moon afirma que aplicação da pena de morte tende a ser discriminatória. “Pobres, pessoas mais fracas e de comunidades minoritárias são executadas em números desproporcionais”.

Representante da ONU condena ataque talibã a meninas estudantes no Paquistão

Leila Zerrougui, Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para Crianças e Conflitos Armados. (ONU/P. Filgueiras)Jovens ativistas, incluindo Malala Yousufzai de 14 anos, foram baleadas e feridas por grupo extremista por defender educação para as meninas e por denunciar atrocidades do Talibã no país.

Projeto de lei na Ucrânia que criminaliza homossexualidade é condenado pela ONU

A bandeira do arco-íris, símbolo LGBT, em São Francisco (EUA). Foto: Benson KuaNa terça-feira (2), o Parlamento do país aprovou, em primeira leitura, um projeto de lei que introduz alterações discriminatórias em quatro leis existentes.

Disponível novo mapa de assinaturas e ratificações de Convenção da ONU sobre Direitos das Pessoas com Deficiência

Mapa das ratificações e assinaturas da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo (UN Enable)O Mapa das ratificações e assinaturas da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, recurso muito visitado no site da ONU sobre a temática, o “Enable”, foi agora oficialmente melhorado e atualizado pela Seção Cartográfica da ONU.


Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.onu.org.br/tema/vagas/


Leia mais em www.onu.org.br

Para não receber mais, peça para REMOVER.

Para se INSCREVER, clique aqui.

Para acessar as edições anteriores, clique aqui.