Boletim semanal da ONU Brasil – N. 69

Boletim semanal da ONU Brasil número 69, com os destaques da semana.

Boletim semanal da ONU Brasil – No 69 – 13/09/2012

Acesse www.twitter.com/ONUBrasil e o www.facebook.com/ONUBrasil

Brasil reduziu mortalidade infantil em 73% desde 1990, afirma UNICEF

Juntamente com a África Subsaariana, o Sul da Ásia é responsável por mais 80% das mortes de crianças até 5 anos. (Foto: UNICEF/reprodução)Relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância aponta avanço global no tema nos últimos 20 anos e observa que localização geográfica e situação econômica não são empecilhos para progressos.

Brasil é referência mundial para políticas econômicas sustentáveis, afirma analista da UNCTAD

Relatório de Comércio e Desenvolvimento 2012Segundo o economista Alfredo Saad Filho, país conseguiu moderar o impacto da crise atual por meio de programas de expansão da demanda interna, ao aumentar o salário e o consumo.

Austeridade não levou ao crescimento, conclui relatório global da ONU sobre comércio e desenvolvimento

UNCTADResultados voltam a avisos anteriores da UNCTAD: os países em desenvolvimento ficam vulneráveis na medida em que os cortes fiscais e as reformas do mercado de trabalho nos países desenvolvidos prejudicam a recuperação da recessão.

Crise internacional provoca desaceleração de exportações da América Latina e do Caribe, afirma CEPAL

Crise internacional provoca desaceleração de exportações da América Latina e do Caribe, afirma CEPALVendas regionais para o exterior crescerão somente 4% em 2012, afetadas pela recessão na Europa e menor crescimento nos Estados Unidos e China.

Malauí, Senegal e Haiti conhecerão soluções brasileiras de combate à fome

Em agosto deste ano, delegação de Gana visitou escolas no interior do Rio Grande do Norte. (WFP/Nguyen Duc Hoang)Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (PMA) recebe esta semana representantes de governos para missão de estudos em segurança alimentar e nutricional.

Conselho de Direitos Humanos da ONU abre sessão que aprovará relatório sobre Brasil

Conselho de Direitos Humanos (ACNUDH)A 21ª sessão do Conselho irá aprovar relatório final periódico sobre o cumprimento das obrigações dos direitos humanos no Brasil e em outros 13 países. O Conselho também irá ouvir 19 especialistas de direitos humanos e a Comissão de Inquérito sobre a Síria, chefiada pelo brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro.

Jovens da comunidade Nova Betânia participam de oficina de comunicação

Grupo de jovens Kokama. Foto: UNICEFQuatorze jovens da etnia Kokama se unem a iniciativa de agências da ONU e parceiros, cujo objetivo é fortalecer a participação dos jovens na promoção dos direitos dos povos indígenas e segurança alimentar e nutricional.

Pesquisa inédita apoiada pela UNESCO sobre favelas cariocas é lançada no Rio de Janeiro

Foi aberto hoje (13) o Seminário Internacional Sociabilidades Subterrâneas: Identidade, cultura e resistência em comunidades marginalizadas, que marca o lançamento de uma pesquisa inédita sobre favelas do Rio de Janeiro. O estudo desvenda como as comunidades de favelas do Rio estão encontrando formas alternativas de integração, socialização e regeneração social capazes de romper as barreiras da exclusão e da marginalização.

Programa Mundial de Alimentos da ONU e MasterCard fazem parceria por ‘comida digital’

Programa Mundial de Alimentos da ONU e MasterCard fazem parceria por Através do projeto “Alimento Digital”, o sistema de pagamento e a ‘expertise’ em tecnologia da empresa vão ajudar o PMA a refinar e melhorar os seus sistemas de entrega de vales-alimentação e de doações online.

PNUD completa cinco anos de apoio a pesquisas para fortalecer participação política no Brasil

(Ministério da Justiça)Ministério da Justiça seleciona instituições acadêmicas e centros de pesquisa para realizar estudos sobre a elaboração de leis ou revisão de políticas públicas. Mais de 40 publicações e 50 pesquisas já foram realizadas.

OIT pede urgência em combate ao desemprego juvenil

(OIT)Últimos dados dizem que 10% dos jovens não trabalham, não estudam nem recebem formação. ‘Devemos investir urgentemente em oportunidades para os jovens’, diz José Manuel Salazar-Xirinachs.

Envelhecimento da população é desafio crescente para sistemas de seguridade social

(OIT)Questão foi mencionada claramente na Recomendação sobre pisos de proteção social da Organização Internacional do Trabalho.

Relatório da UIT aponta que ‘acessibilidade digital’ pode beneficiar 15% da população mundial

UIT lança relatório sobre Acessibilidade DigitalNovos aplicativos para smartphones e tablets podem fazer com que pessoas com deficiência, antes excluídas do mundo digital, tenham acesso a benefícios da tecnologia.

ONU decide ampliar cooperação com Movimento Paraolímpico

Wilfried Lemke reuniu-se com Ban Ki-mmon para debater o papel da ONU nos Jogos de LondresNos Jogos Olímpicos de Londres, as agências UNESCO, UNICEF, ACNUR, UNAIDS e OMS realizaram atividades durante as competições.

Ban saúda acordo para erradicar comércio ilícito de armas de pequeno porte

Segunda Conferência de Revisão do Programa de Ação sobre pequenas armas produziu um relatório final com compromissos para combater os impactos do tráfico ilícito de armas leves.

Guiana e Suriname são primeiros países banhados pelo Caribe a participar do Programa de Controle de Contêineres do UNODC

Programa que busca reduzir o comércio internacional de drogas por via marítima chega ao Caribe, rota do tráfico da América do Sul para a América do Norte e Europa.

Racismo ainda atinge grupos vulneráveis na Bolívia, alerta especialista da ONU

Mulheres indígenas da Cota Cota Baja, na província de La Paz, Bolívia. (Foto: Broddi Sigurdarson)Apesar dos progressos significativos, Mutuma Ruteere afirmou que desafios permanecem, especialmente em relação à implementação de políticas e medidas legais.

Pillay insta Venezuela a reconsiderar saída da Convenção Americana sobre Direitos Humanos

Navi PillayEm comunicado divulgado terça-feira (11), ela advertiu que retirada de tradicional mecanismo poderia ser um sério revés para a proteção dos direitos humanos na Venezuela e em toda a região.

Representante da ONU discute estratégias para Direitos Humanos no Cone Sul

Foto: Eduardo SeidlAs comissões da verdade e o levantamento de informações e arquivos das ações repressivas foram alguns dos temas em pauta.

Relator Especial da ONU cobra dos EUA reparação de injustiças históricas com indígenas do país

James Anaya quer novas medidas para o reparo das injustiças sofridas pelos nativos americanosÍndios norte-americanos enfrentam desafios relacionados a erros históricos, como tratados não cumpridos e atos de opressão.

Enviado da ONU e da Liga Árabe chega na Síria para reuniões com governo, oposição e sociedade civil

Representante Especial da ONU e da Liga dos Estados Árabes sobre a crise síria, Lakhdar Brahimi, acena em sua chegada a Damasco. Foto: SANAO argelino Lakhdar Brahimi reiterou seu compromisso com o povo sírio de buscar uma solução pacífica para o conflito, apesar de reconhecer que a tarefa não é fácil.

Enviada especial do ACNUR, Angelina Jolie visita campo de refugiados sírios na Jordânia

Enviada Especial da ACNUR, Angelina Jolie se encontra com refugiados minutos após atravessarem a fronteira. Foto: ACNUR/J. TannerA atriz ouviu as experiências dos refugiados que deixaram seu país, muitas vezes sem conseguir levar nada, e se encontrou com 200 famílias minutos após a sua chegada no campo.

Nações Unidas aumentam apelo humanitário contra crise na Síria para 347 milhões de dólares

Refugiados sírios chegam na Jordânia, onde estão sendo abrigados no acampamento ZaRevisão foi anunciada no Fórum Humanitário da Síria, em Genebra, que reuniu mais de 350 participantes dos países e organizações internacionais. Número de pessoas necessitadas dobrou para 2,5 milhões desde julho.

Chuvas e inundações agravam epidemia de cólera na África Ocidental, alertam agências da ONU

Pacientes com cólera aprendem saneamento com trabalhadores da saúde. (Foto: IRIN / Nancy Palus)‘Os governos precisam declarar situação de emergência o quanto antes’, afirmou funcionário da OMS. UNICEF alertou que 55.289 casos de cólera foram relatados apenas este ano em 15 países da região, levando a 1.109 mortes.

UNFPA apoia seminário sobre direitos sexuais e reprodutivos de mulheres com deficiência

Seminário direitos sexuais e reprodutivos de mulheres com deficiênciaEvento ocorre em Salvador e tem como objetivo mobilizar a sociedade para o reconhecimento e enfrentamento da discriminação sobre o direitos sexuais e reprodutivos de mulheres com deficiência.

ONU prorroga inscrição para Programa de Jovens Profissionais 2012

Programa de Jovens Profissionais da ONU 2012Objetivo é selecionar jovens talentos para trabalhar na Organização. Os profissionais devem ter até 32 anos e ser das áreas profissionais selecionadas para esta edição. Inscrições até 19 de setembro de 2012.

Inscrições para o Fórum Global da Juventude acabam esta semana

Fórum Global da Juventude recebe inscrições até 15 de setembroAs inscrições vão até o próximo sábado (15). Podem se inscrever jovens entre 18 e 30 anos com um histórico de ações em prol dos temas do Plano de Ação da Conferência Internacional de População e Desenvolvimento (CIPD).

UNFPA apoia evento de cooperação dos organismos de juventude do Brasil e do Uruguai

O evento marcou o início da agenda de cooperação sobre o tema entre os países do Mercosul. Nele, foram apresentadas as diretrizes, programas, prioridades, contexto institucional e perfis da juventude de ambos os países.

PNUD recebe medalha Juscelino Kubitschek por trabalho realizado em Minas Gerais

Autoridades recebem a medalha JK em cerimônia realizada em Diamantina (MG). Foto: Carlos Alberto/Imprensa MGO evento ocorreu em Diamantina, Minas Gerais. A medalha é um reconhecimento ao serviços prestados à sociedade em âmbito municipal, estadual e federal.

ONU-HABITAT apoia evento no Equador sobre água e gestão sustentável

Água em focoSerão abordadas questões como a gestão sustentável e da água, gestão eficiente para o consumo humano e a água como bem público.

UIT abre inscrições para o Prêmio da Cúpula Mundial da Sociedade de Informação 2013

Projetos inscritos devem estar de acordo com os objetivos da Cúpula Mundial da Sociedade de Informação, em busca da melhoria da conectividade e das tecnologias.

Paz é o tema do Dia Internacional da Alfabetização em 2012

Para Diretora Geral da UNESCO, alfabetização é a base de toda a aprendizagem e possibilita que os indivíduos compreendam o mundo.


Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.onu.org.br/tema/vagas/


Leia mais em www.onu.org.br

Para não receber mais, peça para REMOVER.

Para se INSCREVER, clique aqui.

Para acessar as edições anteriores, clique aqui.