Boletim semanal da ONU Brasil – N. 65

Boletim semanal da ONU Brasil número 65, com os destaques da semana.

Boletim semanal da ONU Brasil – No 65 – 16/08/2012

Acesse www.twitter.com/ONUBrasil e o www.facebook.com/ONUBrasil

100 milhões de pessoas já participam de campanha da ONU para Dia Mundial da Ação Humanitária

A cantora Beyoncé gravou um vídeo para a campanha (ONU/Cliff Watts)Iniciativa quer destacar pessoas que fizeram e fazem trabalhos humanitários em todo o mundo. Cantora Beyoncé gravou um vídeo especialmente para o projeto.

Governo da Síria e forças da oposição são responsáveis por crimes de guerra, afirma painel da ONU

Membros da Comissão Independente Internacional de Inquérito das Nações Unidas (CoI) sobre a Síria: o Presidente, Paulo Sérgio Pinheiro (brasileiro, ao centro); Yakin Ertürk (à esquerda); e Karen Koning AbuZayd (à direita). (ONU/Jean-Marc Ferré)Assassinatos, execuções extrajudiciais, tortura, ataques contra civis e atos de violência sexual, entre outros crimes, foram cometidos e contaram com o envolvimento de autoridades do governo e, em menor escala, de forças de oposição.

‘Necessidades humanitárias são consideráveis e crescem a cada dia’, diz representante do PMA na Síria

Diretor do PMA na Síria, Muhannad Hadi (PMA)De Dasmasco, Muhannad Hadi dá um panorama de umas das mais complexas operações do Programa Mundial de Alimentos na atualidade.

Em seminário, OPAS estimula mobilização social contra marketing da indústria do tabaco no Brasil

V Seminário de Alianças Estratégicas para o Controle do Tabagismo (OPAS-OMS)Importância da mobilização das organizações da sociedade civil frente às interferências da indústria foi exaltada durante evento em Brasília. Corte da Austrália adota postura de referência.

Chefe da Agência da ONU para Refugiados Palestinos faz resumo de sua viagem ao Brasil

Chefe da Agência da ONU para Refugiados Palestinos faz resumo de sua viagem ao BrasilO Comissário-Geral da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (UNRWA), o italiano Filippo Grandi, fará um balanço de sua visita oficial ao Brasil, nesta sexta-feira, dia 17, às 11h00, no Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio).

PNUD apoia inclusão produtiva de cidadãos vulneráveis em São Paulo

Loja Social (SMADS)Uma das atividades de destaque foi a criação da Loja Social, um espaço que funciona como escola, além de expor os trabalhos dos artesãos.

UNICEF convida população de São Paulo a se tornar ‘Amigo da Criança’

UNICEF convida população de São Paulo a se tornar Fundo está desenvolvendo uma campanha para convidar as pessoas a se tornarem doadores mensais por meio de uma abordagem nas ruas e em áreas de alto tráfego de pedestres de São Paulo.

UNICEF no Brasil e Frente Parlamentar de Direitos da Criança assinam protocolo

Senadora Lídice da Mata e Gary Stahl, representante do UNICEF no Brasil, durante a assinatura do protocolo Foto: UNICEF/BRZ/Pedro Ivo Alcantara Assinado nesta segunda-feira (13), em Brasília, protocolo tem como objetivo propor ações conjuntas e coordenadas entre as organizações.

Interseccionalidade de gênero, raça e etnia em políticas públicas é tema de seminário

Interseccionalidade de gênero, raça e etnia em políticas públicas é tema de seminárioHoje (16) e amanhã (17), o Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia realizará o seminário ‘Interseccionalidade de Gênero, Raça e Etnia: o trabalho conjunto na elaboração e implementação de políticas públicas’, em Brasília. O objetivo do evento é identificar as inovações, potencialidades e desafios em políticas públicas promovidas em conjunto pelas agências da ONU, governo brasileiro e sociedade civil, no âmbito do Programa.

Na Bahia, campanha pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio estimula saúde e educação de qualidade

Cantora Claudia Leitte, estrela da campanha que promove os ODM na Bahia. Foto: Divulgação/MPE BahiaCantora Claudia Leitte, madrinha da iniciativa, pede à população que cobre fiscalização em escolas e postos de saúde.

Mensagem da ONU no Brasil para o Dia Internacional dos Povos Indígenas

A Equipe da ONU no País reafirma seu compromisso e disposição de seguir cooperando tecnicamente para a promoção dos direitos humanos, a inclusão social e o desenvolvimento sustentável do país.

Reunião bienal da CEPAL apresentará documento com caminho para o desenvolvimento a longo prazo

(CEPAL)A publicação propõe uma série de políticas industriais, macroeconômicas, sociais e de trabalho, complementares entre si, para a transformação da estrutura da região.

ACNUR lança no Brasil campanha que celebra compromisso do Equador com refugiados

Uma das telas do artista equatoriano Oswaldo Guayasamín que estará na exposição Guayasamín - Continente Mestiço, de 11 de agosto a 14 de outubro, no Museu Nacional da República, em Brasília (Imagem: ACNUR)Para reconhecer o envolvimento do governo do Equador e da população equatoriana com a proteção de refugiados, Agência da ONU para Refugiados lança no Brasil a campanha internacional “Gracias Ecuador”.

Evento em São Luis do Maranhão discute a situação de municípios em torno de refinaria

Representantes do ONU-HABITAT participam de encontro para discutir indicadores socio-econômicos de região impactada pela refinaria Premium 1.

Uruguai universaliza inclusão digital em escolas públicas, comemora Banco Mundial

Em todas as escolas públicas elementares existem crianças com seus laptops. (Banco Mundial)300 mil alunos são beneficiados, afirmou organismo. Acesso a informação abre oportunidades para famílias e é apontada como referência internacional.

Secretário-Geral da ONU lança Pacto dos Oceanos para impulsionar ações definidas na Rio+20

Pescador na Tanzânia (ONU/M. Grant)“O Pacto dos Oceanos fornece uma visão estratégica para o Sistema das Nações Unidas avançar de forma mais coerente e eficaz”, disse Ban Ki-moon.

ONU lança rede de centros de pesquisa de desenvolvimento sustentável para buscar soluções globais

(PNUD/Zak Mulligan)Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN) fornecerá processo independente, aberto e inclusivo para apoiar resolução de problemas a nível local, nacional e global.

FAO pede mudanças radicais na promoção de dietas sustentáveis e biodiversidade alimentar

(Banco Mundial/Flore de Préneuf)Livro lançado esta semana assinala que, enquanto mais de 900 milhões de pessoas no mundo sofrem de fome, cerca de 1,5 bilhão estão com sobrepeso ou obesas.

Aliança da ONU por turismo sustentável recebe empresa brasileira como novo membro

(bruno Maia/PNUMA)Aliança Global para o Turismo Sustentável é uma iniciativa da ONU criada para incentivar a cooperação e a troca de experiências e promover a saúde econômica do setor.

UNICEF apoia projeto Cidades da Copa para discutir legado dos investimentos

Iniciativa quer tornar o esporte um direito de todos, além de dobrar o número de esportistas no país e melhorar o ensino da Educação Física nas escolas.

Diretora Executiva da ONU Mulheres ainda vê dificuldades para igualdade de gênero no esporte

Michelle Bachelet vê barreiras para a igualdade de gêneros no esporteMesmo com a maior participação feminina nos esportes, ainda há abusos e muita discriminação, afirma Michelle Bachelet.

ONU Mulheres prorroga prazo de inscrições para o Grupo Nacional Assessor da Sociedade Civil

O escritório da ONU Mulheres Brasil e Cone Sul convida organizações e redes da sociedade civil brasileira a apresentar candidaturas até o dia 31 de agosto de 2012.

Jovens podem liderar a mudança para sociedades mais saudáveis, afirma ONU

(UNODC)Com uma estimativa de 210 milhões de pessoas afetadas pelas drogas a cada ano, com cerca de 200 mil mortes, os jovens são particularmente vulneráveis.

UNESCO promove Seminário Internacional sobre gestão de sítios ligados ao tráfico negreiro

FCP e UNESCO realizam Seminário Internacional sobre sítios de memória ligados ao tráfico negreiro e à escravidãoSeminário Internacional de Capacitação Nacional em Gestão e Salvaguarda de Sítios e Lugares de Memória acontecerá entre os dias 20 e 23 de agosto, em Brasília.

UIT permite participação do público em Conferência Mundial de Telecomunicações

Conferência Mundial sobre Telecomunicações InternacionaisContribuições podem ser feitas até o dia 3 de novembro.

Secretário-Geral da ONU pede medidas que aumentem número de mulheres em cargos de liderança no mundo

(ONU/Evan Schneider)Menos de um em cada dez presidentes ou primeiros-ministros são mulheres, e menos de um em cada cinco parlamentares são mulheres.

ACNUR amplia capacidade de registrar refugiados sírios

Procedimento é essencial para receber assistência médica e mandar crianças à escola. Situação de segurança está se deteriorando no norte do Líbano.

Ban elogia progresso e consolidação do setor de segurança no Timor-Leste

Secretário-Geral Ban Ki-moon e Presidente do Timor Leste Taur Matan Ruak observam tropas no Palácio Presidencial em Dili. Foto: UNMIT/M. PerretSecretário-Geral da ONU reconhece avanços no país e garante apoio após retirada da Missão de Paz no final do ano.

Chefe humanitária da ONU pede apoio a deslocados na República Democrática do Congo

Campo de refugiados no sul do Ruanda Kigeme - estendendo-se até onde os olhos podem ver. (ACNUR/ A.Bronee)Cerca de 20 mil pessoas cruzaram a fronteira da República Democrática do Congo com Ruanda, fugindo da violência armada na província de Kivu do Norte.

Em meio a onda de violência, Missão de Paz no Sudão pede mais proteção a deslocados internos

Comandante da Força de Paz da ONU, Patrick Nyamvumba entrega suprimentos médicos em Kutum, Darfur do Norte. Foto: ONU/S. Elgarrai.Após recentes ataques em Darfur, o comandante das forças da UNAMID aumenta proteção a campo de refugiados e cobra medidas do governo sudanês para conter onda de violência.


Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.onu.org.br/tema/vagas/


Leia mais em www.onu.org.br

Para não receber mais, peça para REMOVER.

Para se INSCREVER, clique aqui.

Para acessar as edições anteriores, clique aqui.