Boletim semanal da ONU Brasil – N. 64

Boletim semanal da ONU Brasil número 64, com os destaques da semana.

Boletim semanal da ONU Brasil – No 64 – 09/08/2012

Acesse www.twitter.com/ONUBrasil e o www.facebook.com/ONUBrasil

Chefe da Agência da ONU para Refugiados Palestinos visita o Brasil

Chefe da Agência da ONU para Refugiados Palestinos visita o BrasilComissário-Geral da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (UNRWA) chegará na segunda-feira, 13 de agosto, ao Brasil. Filippo Grandi visitará Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.

Programas de alimentação escolar ajudam a fortalecer cooperação entre países da América Latina

Programas de alimentação escolar ajudam a fortalecer cooperação entre países da América LatinaCom apoio do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (PMA) em Brasília, delegação de alto nível do México está em Brasília para trocar experiências em segurança alimentar e nutricional.

PNUD apoia Defensoria Pública da União a aprimorar serviços prestados à população

(Ricardo Joffely/ Defensoria Pública da União)Entre as ações previstas estão o estabelecimento de parcerias com sistemas internacionais, principalmente no que se refere à promoção e proteção dos Direitos Humanos.

ACNUR lança no Brasil campanha para celebrar compromisso do Equador com refugiados

Filhos de refugiados colombianos no Equador recebem registro civil no país. (ACNUR / S.Aguilar/2010)Alto Comissariado da ONU para Refugiados lança campanha internacional para reconhecer envolvimento do Governo e do povo equatoriano com a proteção de refugiados e solicitantes de refúgio.

Causas da mortalidade materna e alto índice de óbitos são temas de Fórum do UNFPA em Salvador

Causas da mortalidade materna e alto índice de óbitos são temas de Fórum da UNFPA em Salvador (ONU/Martine Perret)A cada dois minutos uma mulher morre de causas ligadas à gravidez em todo o mundo, sendo que 90% desses casos poderiam ser evitados com o atendimento adequado.

ONU lança campanha para encorajar boas ações no Dia Mundial da Ação Humanitária

(ONU)O vídeo da música da Beyoncé será filmado na Assembleia Geral, na sede da ONU em Nova York, e será lançado globalmente em 19 de agosto.

PNUD participa da avaliação de candidatos ao portfólio da Bolsa de Valores Socioambientais

(BVSA)Os projetos selecionados podem receber doações de empresas e investidores sociais. O prazo para inscrição termina 15 de agosto.

Inflação dos alimentos na América Latina e no Caribe alcança maior nível do ano, afirma FAO

Previsão é de redução de 7,8 milhões de toneladas em 2012 (FAO)Em junho de 2012 a inflação anual de alimentos na América Latina e no Caribe atingiu 8,9%. As taxas brasileiras contribuíram para o aumento.

Iniciativas da Colômbia, da Índia e do Quênia vencem desafio do PNUMA para Dia do Meio Ambiente

A organização indiana Hand in Hand mobilizou 570 voluntários para criar um enorme tapete Rangoli baseado em temas ambientais. (PNUMA) Embaixadores da boa vontade do PNUMA como a super modelo e ativista Gisele Bündchen, Don Cheadle e Ian Somerhalder convidaram as pessoas a registrarem seus projetos.

Projetos do Grupo Banco Mundial no Brasil estão na lista de inciativas mais inovadoras do mundo

Na Bahia, projeto do Banco Mundial busca melhorar o atendimento de saúde neonatal e o acesso a água potável. Objetivo: diminuir a mortalidade infantil. (AGECOM-BA / Ivan Baldivieso)A lista com as 100 iniciativas mais inovadoras do mundo foi apresentada pela empresa de consultoria KPMG. Quatro projetos recebem financiamento do Banco Mundial no Brasil.

Mídia desempenha papel vital para promoção dos direitos indígenas, afirma especialista da ONU

ssRelator Especial sobre o tema, James Anaya enfatizou que a mídia pode contribuir para revitalizar as línguas indígenas e combater a marginalização desses povos em projetos de desenvolvimento.

Colômbia: Especialista da ONU pede diálogo para resolver presença militar em territórios indígenas em Cauca

Colômbia: Especialista da ONU pede diálogo para resolver presença militar em territórios indígenas em CaucaJames Anaya pediu ao Governo da Colômbia que faça avançar o processo de diálogo iniciado recentemente com autoridades indígenas ao norte do Departamento de Cauca para resolver a questão da presença de militares e de paramilitares em seu território.

Especialistas da ONU cobram medidas de proteção de ciganos contra o racismo e a intolerância

Jovem cigano deportado do Sudeste da Europa. Muitos não têm a cidadania, o que afeta suas vidas diárias. (ACNUR/L. Taylor)No Dia da Memória do Holocausto Roma, especialistas lembram que é necessário desafiar “uma maré crescente de hostilidade e discriminação contra os ciganos na Europa que envergonha as sociedades”.

ACNUDH adverte Libéria sobre violações do projeto de lei que criminaliza homossexualidade no país

O projeto já foi aprovado pelo Senado da Libéria. Se for aprovado na Câmara, permitirá ao legislador aplicar multas e até cinco anos de prisão aos homossexuais.

No aniversário do bombardeio atômico de Hiroshima, Ban pede pela eliminação das armas nucleares

Memorial da Paz para Hiroshima (ONU)O Secretário-Geral da ONU anunciou também o lançamento de um site com o relato de 60 sobreviventes das explosões, quatro deles residem no Brasil.

Em resolução apoiada por 133 países, Assembleia Geral da ONU pede fim imediato da violência na Síria

Em média, o Líbano recebe mais de 500 refugiados sírios por hora. Recém-chegados têm se dirigido a cidades como Trípoli, no norte do Líbano. Foto: ACNUR/F. JuezA resolução, apresentada pelo Grupo Árabe, foi adotada por uma votação de 133 votos a favor e 12 contra, com 31 abstenções. O Brasil votou a favor do texto.

‘Luta principal’ na Síria está prestes a começar, alerta Chefe das Operações de Paz da ONU

Subsecretário-Geral para Operações de Paz, Herve Ladsous. (ONU/Mark Garten)“Agora o foco é em Aleppo, onde houve aumento considerável nos usos militares e onde temos razão para acreditar que a luta principal está prestes a começar”, disse Herve Ladsous.

Síria vive escassez de remédios, alerta OMS

Uma funcionária do PMA entrevista uma família na Síria como parte das necessidades da missão de avaliação, que constatou que cerca de 1,5 milhões de pessoas na Síria necessitam de ajuda alimentar nos próximos 3 a 6 meses.(PMA)Entre os remédios mais urgentemente necessitados estão drogas para tratar tuberculose, hepatite, hipertensão, diabetes e câncer.

Campo de Kakuma no Quênia já opera acima de sua capacidade máxima

Campo de Kakuma, no Quênia, que já ultrapassou sua capacidade máxima para 100 mil pessoas, espera mais refugiados (ACNUR/ R.Gangale)O campo de Kakuma ultrapassou a capacidade máxima de 100 mil pessoas, aumentando a preocupação sobre a constante chegada de refugiados nos últimos dois anos.

Ban recomenda ao Conselho de Segurança da ONU aplicar sanções para reverter crise no Mali

Refugiados malianos no Níger. (ACNUR/H. Caux)A insegurança e a instabilidade política já forçou a fuga de mais de 250 mil malianos para países vizinhos. Acredita-se que 174 mil também estejam deslocados internamente.

UNICEF alerta para alta incidência de maus-tratos em crianças da Ásia Oriental e Pacífico

(UNICEF)O relatório do UNICEF analisa diversos estudos sobre o tema. Melhor cenário sugere que uma em 10 crianças sofreram abuso físico.

Enviado da ONU à Somália pede que partes completem transição política a tempo

Representante Especial Augustine Mahiga. (ONU/Aliza Eliazarov)Com encerramento de reunião-chave, Augustine Mahiga chamou todas as partes a garantir que as tarefas restantes da transição sejam concluídas dentro do prazo previsto.

ONU pede aos Estados-Membros mais transparência para gastos militares

ONU pede aos Estados-Membros mais transparência para gastos militaresAté a data sugerida pela ONU, 30 de abril, 30 países haviam respondido ao formulário enviado pela Organização.

Programa Interagencial lança aplicativos de celular

Programa Interagencial da Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia da ONUPrograma Interagencial da Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia acaba de adaptar para celular quatro importantes publicações: a Lei Maria da Penha, o Estatuto da Igualdade Racial, o Guia de Gênero Raça e Etnia para Jornalistas e o Guia de Orientação das Nações Unidas no Brasil para Denúncias de Discriminação Étnico-racial.

UIT firma parceria com Google para facilitar visualização de dados das tecnologias de comunicação

A plataforma do Google permite buscas rápidas de estatísticas e ajuda usuários a interpretarem os dados, além de possibilitar o compartilhamento de gráficos e mapas.

 


Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.onu.org.br/tema/vagas/


Leia mais em www.onu.org.br

Para não receber mais, peça para REMOVER.

Para se INSCREVER, clique aqui.

Para acessar as edições anteriores, clique aqui.