Boletim semanal da ONU Brasil – N. 63

Boletim semanal da ONU Brasil número 63, com os destaques da semana.

Boletim semanal da ONU Brasil – No 63 – 02/08/2012

Acesse www.twitter.com/ONUBrasil e o www.facebook.com/ONUBrasil

Governo brasileiro e ONU firmam acordo em políticas de gênero, raça e etnia esta sexta (3)

Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e EtniaONU, Governo e sociedade civil assinarão uma Carta de Intenções pela promoção de políticas conjuntas. O evento marca o encerramento do Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia.

Secretário-Geral da ONU considera ‘retrocesso’ a falta de acordo sobre tratado de comércio de armas

Obra “Não-violência” do artista sueco Carl Fredrik na sede das Nações Unidas em Nova York (ONU/Rick Bajornas)“Um tratado forte iria livrar o mundo do terrível custo humano do comércio internacional de armas mal regulado”, disse Ban Ki-moon.

Presidente da Assembleia Geral da ONU pede implementação do documento final da Rio+20

Presidente da Assembleia-Geral das Nações Unidas, Nassir Abdulaziz Al-Nasser (ONU/JC McIlwaine)“Definimos O Futuro que Queremos”, disse Abdulaziz Al-Nasser se referindo ao nome dado ao documento final da Conferência. “Agora o que importa é a implementação”.

Secretário-Geral da ONU nomeia brasileira para Painel de Alto Nível sobre a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015

Ban Ki-moon (UN Photo/Mark Garten)Vanessa Petrelli Corrêa, Presidenta do IPEA, acaba de ser nomeada por Ban Ki-moon para fazer parte do Painel Consultivo que discutirá agenda de desenvolvimento global pós-Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, juntamente com outros 25 membros.

PNUD e MMA auxiliam a reduzir desmatamento na Amazônia com Cadastro Ambiental Rural

Cadastro Ambiental Rural realizado em 80% dos imóveis rurais de Ulianópolis ajudou o município a sair da lista de desmatamento. (MMA)Projeto-piloto ajudou a cadastrar 80% das propriedades rurais da cidade de Ulianópolis, que acaba de deixar lista dos municípios que mais desmatam.

CEPAL assina acordo de cooperação para promover ciência e tecnologia com universidades brasileiras

(CEPAL)Faz parte do acordo a criação de um centro de estudos de capacitação de gestores com colaboração da UNICAMP e UFRJ.

Diretor-Geral da FAO recebe título ‘honoris causa’ por luta de combate à fome

(FAO)“Com o que temos hoje poderíamos alimentar todos os cidadãos do mundo. Bastava que não houvesse desperdício”, afirmou José Graziano.

Agências da ONU detalham 15 medidas para combater HIV nas prisões

Agências da ONU detalham 15 medidas para combater HIV nas prisões (Arte Divulgação do Relatório)O estudo Tratamento e Cuidado em Prisões e outros Ambientes Fechados: Um Pacote Completo de Intervenções aponta medidas para prevenção e tratamento.

Recorde de produção de minério de ferro em 2011 aponta para recuperação do mercado, afirma ONU

Recém-extraído minério de ferro na Libéria. (ONU/B Wolff)Total de minério de ferro produzido globalmente em 2011 foi 1,92 bilhão de toneladas, um aumento de 4,7% em comparação com 2010.

Secretário-Geral da ONU participa da corrida da Tocha Olímpica e pede reconciliação entre os povos

Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, participa da corrida com a Tocha Olímpica dos Jogos em Londres. (ONU/Eskinder Debebe)Da abertura dos Jogos Olímpicos de Londres até o encerramento dos Jogos Paraolímpicos, em 9 de setembro, a ONU insta todos os Estados-Membros a realizarem a Trégua Olímpica.

Olimpíada de Londres é cenário de campanha da ONU e parceiros contra tráfico de seres humanos

As instalações em Londres são parte da Campanha Gift Box (caixa de presente) que pretende sensibilizar sobre o tráfico de seres humanos (Stop the Traffik) Enormes caixas de presentes de cores brilhantes estampam mensagens que prometem aos transeuntes uma vida melhor. Mas uma vez dentro delas, eles veem os rostos e histórias das vítimas do tráfico de seres humanos.

Fórum Urbano Mundial reunirá representantes de mais de 150 países em Nápoles

Fórum Urbano Mundial reunirá representantes de mais de 150 países em NápolesEvento promovido pelo ONU-HABITAT de 1 a 7 de setembro na Itália marcará a apresentação do índice de prosperidade e o reconhecimento de trabalhos na área de habitação e assentamento humano.

ONU saúda aprovação de nova Constituição da Somália e lamenta ataque suicida no local da votação

Delegados assistem a uma sessão plenária da Assembleia Nacional Constituinte em Mogadíscio, Somália. (ONU)A votação ocorreu apesar dos ataques suicidas no local da reunião da Assembleia Nacional Constituinte esta manhã, o que resultou na morte de várias pessoas.

Após 72 horas de combates em Aleppo, ONU renova pedido de trégua para fornecer alimentos na Síria

Cidade de Aleppo (UNESCO/Ron Van Oers)“Nossos observadores estão relatando trocas de tiros, bombardeios e explosões, além do uso de helicópteros, tanques, metralhadoras pesadas e bombardeios de artilharia”, informou a UNSMIS.

Síria: Escolas e universidades abrigam número crescente de deslocados, afirma ACNUR

Refugiados sírios reunidos para receber ajuda do ACNUR em Trípoli, norte do Líbano. (ONU/F.Juez)Em Aleppo, foram acondicionadas entre 250 e 350 pessoas em 32 escolas identificas. Cerca de 7 mil pessoas estão se refugiando em dormitórios universitários.

Norte-americanos mantêm criança-soldado presa em Guantánamo, apesar dos apelos da ONU

Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para Crianças em Conflitos Armados, Radhika Coomaraswamy (ONU/T. La Rose)Khadr, um cidadão canadense, foi detido no Afeganistão em 2002 – quando tinha 15 anos de idade – por supostamente jogar uma granada que matou um soldado norte-americano

Conselho de Segurança da ONU apela por consenso para restabelecer estabilidade na Guiné-Bissau

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental são encorajadas a apoiar esforços para a realização de eleições livres.

Conselho de Segurança da ONU estende por um ano mandato de missão de paz em Darfur

Contingentes militar e policial da missão conjunta das Nações Unidas e da União Africana serão reduzidos e concentrados nas áreas mais perigosas da região no oeste do Sudão.

Surto de Ebola ameaça novamente Uganda, alerta Organização Mundial da Saúde

Um total de 20 casos – incluindo 14 mortes – foi relatado desde o início de julho, no distrito Kibaale. Operações de resposta já foram iniciadas.

UNIC Rio convida jornalistas a se inscreverem para o Prêmio Abdias Nascimento

O jornalista, ativista e ex-senador da República, Abdias Nascimento – falecido em 2011 aos 97 anos – , é referência quando o assunto é igualdade racial. (Acervo IPEAFRO))Vencedores receberão cinco mil reais. As inscrições se encerram em 21 de agosto.

Prêmio dará 10 mil dólares para melhores matérias sobre a ONU

Prêmio dará 10 mil dólares para melhores matérias sobre a ONUAssociação de Correspondentes das Nações Unidas (UNCA) convida jornalistas de todo o mundo a participarem de sua 17ª premiação anual. Prazo final para o envio das matérias é 15 de setembro de 2012.

UNESCO abre participação para contribuições no Plano de Ação para proteção de jornalistas

Comentários e sugestões podem ser apresentados até 31 de agosto.

Mostra de cinema promove direitos humanos na América do Sul

Mostra de cinema promove Direitos Humanos na América do SulSeleção vai apresentar filmes sul-americanos que discutem temas atuais de Direitos Humanos em nosso continente. Inscrições terminam nesta sexta-feira, 3 de agosto.

UNICEF apoia ação com candidatos à Prefeitura de São Paulo por compromisso com legado social da Copa

Patricia Gonçalves, de 17 anos, vai levar ao evento a opinião dos adolescentes participantes da Rede de Adolescentes e Jovens pelo Esporte Seguro e Inclusivo (REJUPE).

UNFPA apoia oficina no Paraná para combinar agendas de desenvolvimento e combate ao racismo

De 27 a 29 de julho, integrantes do governo brasileiro e da sociedade civil estarão reunidos para avaliar a implementação dos Programas de Ação da Conferência Internacional de População e Desenvolvimento e da Conferência Mundial contra o Racismo e a Discriminação Racial, a Xenofobia e as Formas Conexas de Intolerância.

Seminário da OPAS discute experiências internacionais em Atenção Primária na área de saúde

A estimativa inicial previa participação de 1,5 mil pessoas do Brasil e de quase 20 países para as 7 sessões principais e outras 59 mesas temáticas.


Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.onu.org.br/tema/vagas/


Leia mais em www.onu.org.br

Para não receber mais, peça para REMOVER.

Para se INSCREVER, clique aqui.

Para acessar as edições anteriores, clique aqui.