Boletim semanal da ONU Brasil – N. 58

Boletim semanal da ONU Brasil número 58, com os destaques da semana.

Boletim semanal da ONU Brasil – No 58 – 07/06/2012

Acesse www.twitter.com/ONUBrasil e o www.facebook.com/ONUBrasil

Acesse também os perfis da Rio+20: www.twitter.com/ONU_RioMais20 e o www.facebook.com/ONURioMais20

Mundo avança em apenas quatro das 90 metas para meio ambiente, revela relatório do PNUMA

Panorama Ambiental Global (GEO-%).Abrangente avaliação coordenada pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente, relatório Panorama Ambiental Global 5 mostra que, apesar de alguns avanços, o mundo segue por um caminho insustentável.

Hasteamento da bandeira das Nações Unidas transforma Riocentro em território internacional

Cerimônia de hasteamento da bandeira da ONU no Riocentro (Felipe Siston / UNIC Rio)“É uma cerimônia simbolicamente importante porque faz parte das regras diplomáticas de entrega da soberania deste pedaço do Brasil para as Nações Unidas”, afirmou o Porta-Voz Adjunto da Rio+20, Giancarlo Summa.

Ban Ki-moon lança votação online em busca de soluções para a Rio+20

Secretário-Geral da ONU pede que população mundial opine, até 15 de junho, sobre água e gestão de cidades, oceanos, segurança alimentar, energia, florestas, emprego, pobreza, crises econômicas, além de produção e consumo sustentáveis.

Negociações da Rio+20 registram progresso após encerramento de rodada em Nova York

UN Photo/Mark GartenPaíses estão prestes a concluir as negociações no Rio sobre as novas ações de desenvolvimento sustentável.

Rio+20 deve resultar em decisões concretas sobre o desenvolvimento sustentável, pede Ban Ki-moon

A Conferência é uma oportunidade única em uma geração para haver real progresso rumo ao desenvolvimento sustentável com maior igualdade entre as pessoas e nações.

Cúpula de mulheres Chefes de Estado na Rio+20 será dias 19 e 21 de junho

ONU MulheresA cúpula é o encerramento do Fórum de Mulheres Líderes pela Igualdade de Gênero, o Empoderamento das Mulheres e o Desenvolvimento Sustentável, evento realizado em colaboração com o Governo Brasileiro no Riocentro.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, ONU destaca necessidade de garantir sustentabilidade dos recursos

Dia Mundial do Meio Ambiente - Imagem: UNEP“A Rio+20 é a nossa oportunidade de aprofundar o compromisso global de desenvolvimento sustentável”, disse Ban, durante as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente.

No Rio, Gisele Bündchen e Diretor do PNUMA pedem a crianças que protejam meio ambiente

No Rio, Gisele Bündchen e Diretor do PNUMA pedem a crianças que protejam meio ambiente (Diego Blanco / UNIC Rio)“Nós temos a chance agora, mas não teremos para sempre porque os recursos naturais são limitados”, afirmou a embaixadora da Boa Vontade, na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente.

Gêmeas remam 150 km de Angra ao Rio pela proteção dos oceanos

Cláudia e Kátia Alencar coletaram amostras de água. UERJ deve divulgar relatório de qualidade em uma semana. Iniciativa foi registrada no site do Desafio Mundial do Meio Ambiente, do PNUMA.

Ciclistas pedalam em prol de refugiados em Brasília e partem rumo à Rio+20

Décimo Passeio Ciclístico Rodas da Paz, com apoio do ACNUR, celebrou antecipadamente o Dia Mundial do Refugiado e marcou a saída de um pelotão para a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, no Rio de Janeiro.

Equipe de comunicação de jovens fará cobertura da Rio+20

A Agência Jovem de Notícias Internacional, composta por 100 brasileiros e estrangeiros entre 15 e 30 anos, atuará na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável e na Cúpula dos Povos, de 13 a 22 de junho, no Rio.

Empresário brasileiro recebe prêmio Campeões da Terra 2012, oferecido pelo PNUMA

Fábio Barbosa, brasileiro vencedor do prêmio Campeões da Terra 2012. ( Daniel Mendonça / UNIC Rio)Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente agraciou seis personalidades que se destacaram com ações em prol do Desenvolvimento Sustentável. Entre elas o empresário Fábio Barbosa, atual Diretor-Executivo do Grupo Abril S.A.

Coordenador Executivo da Rio+20 bate-papo com jovens nas redes sociais

Google Hangout vai permitir que pessoas de qualquer lugar do mundo participem de bate-papo por vídeo com o Coordenador Executivo da Rio+20, Brice Lalonde.

ONU e Governo Federal premiam ações em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Durante a cerimônia da 4ª edição do prêmio, também foi lançada pelo PNUD a publicação “Ganhos Triplos para o Desenvolvimento Sustentável”.

UNFPA e Brasil incluem questões populacionais na agenda ambiental

Projeto que deve embasar debate da Rio+20 aborda urbanização e migração, desenvolvimento da Amazônia, riscos de desastres e outros fatores com impacto no desenvolvimento sustentável.

Alimentação inspirada em tradições indígenas pode preservar meio ambiente e combater a fome, diz FAO

Em um século de globalização, o número de espécies usadas na alimentação diminuiu de 100 mil para apenas 30. O tema é abordado em simpósio organizado pela FAO.

Acordo entre PMA e Paraguai levará alimentos a atingidos por inundações

ParaguaiPrograma Mundial de Alimentos da ONU e o Governo do Paraguai assinaram acordo para organizar e facilitar a entrega de comida a cerca de 25.000 pessoas afetadas pelas enchentes na região de El Chaco.

Apesar de incerteza internacional, desemprego na América Latina continua caindo

CEPAL/OITTaxa de desocupação regional caiu para 6,7% em 2011 e espera-se que continue diminuindo em 2012, aponta relatório conjunto da CEPAL e da OIT. No entanto, renda do trabalhador cresceu abaixo do PIB.

Estudo da OIT identifica quase 21 milhões de pessoas vítimas de trabalho forçado no mundo

O combate ao trabalho escravo é uma das prioridades da agenda da OIT de promoção dos direitos humanos no Brasil. Foto de João Roberto Ripper (1999).Ásia e Pacífico apresentam o número mais alto de trabalhadores forçados no mundo, com 11,7 milhões de vítimas, seguida pela África, com 3,7 milhões e América Latina, com 1,8 milhão.

Países discutem criação de Mecanismos de prevenção da tortura na América do Sul

Mecanismos para prevenir a tortura na América do Sul: o caminho a seguir para o ChileNo Brasil e na Argentina, algumas regiões já avançaram no estabelecimento dos seus próprios mecanismos. Uruguai também fez progressos.

Indústria quer minar esforços de controle do tabaco, afirma representante da OPAS/OMS

O Representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) / Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil, Joaquín Molina, participou do lançamento do estudo “Cargas das doenças tabaco-relacionadas para o Brasil”. O estudo revelou que mais de 80% dos casos de câncer de pulmão e de laringe são atribuíveis ao tabagismo.

UNICEF afirma que Rio de Janeiro e São Paulo avançaram nas políticas para crianças e jovens

Apesar dos avanços, as grandes cidades enfrentam desafios a ser vencidos. “Milhares de crianças ainda são excluídas das cidades por sua idade, renda, condição pessoal, deficiência, gênero, orientação sexual, raça ou etnia. Essa é uma pauta que deve ser assumida como prioridade”, afirmou o Representante do UNICEF no Brasil, Gary Stahl.

Brasil e África discutem parcerias pelo desenvolvimento em seminário do Banco Mundial

(Banco Mundial/Arne Hoel)Evento mostra experiências brasileiras de cooperação nas áreas de agricultura, proteção social e treinamento vocacional. Próxima etapa será dia 14 de junho com transmissão pela internet em inglês e francês.

UNESCO calcula déficit de dois milhões de professores em escolas na África Subsaariana

No Chade, por exemplo, uma sala de aula pode receber até 85 estudantes por professor. Nos países-membros da Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento, essa média fica abaixo de 30.

UNODC cria fundo de assistência financeira para combater a corrupção no setor privado

Pequenos subsídios do UNODC apoiam parceria da sociedade civil no combate à corrupção no setor privado .Solicitações por mais informações sobre o financiamento nesta área devem ser direcionadas para a equipe da Sociedade Civil do UNODC em ngo.unit@unodc.org.

UIT pede colaboração global para enfrentar ameaças à segurança na internet

CibersegurançaRecente descoberta do malware Flame reforça a necessidade de uma resposta internacional para proteger os países, afirma a União Internacional de Telecomunicações.

Missão da ONU na Síria é proibida de entrar em Mazraat al-Qubeir

Há relatos de que pelo menos 78 pessoas foram mortas na cidade. Segundo a UNSMIS, tanto Exército como civis impedem a passagem de observadores.

Chefe de Direitos Humanos da ONU clama à comunidade internacional a agir contra impunidade na Síria

Sem investigações imediatas, a situação no país pode se transformar em um conflito generalizado e colocar toda a região em grave perigo, avalia Navi Pillay.

Comitê sobre os Direitos da Criança está chocado com ataques deliberados na Síria

Durante sessão em Genebra, na Suíça, Especialistas Independentes da ONU deploraram o ocorrido em Houleh nos dias 25 e 26 de maio, quando pelo menos 108 pessoas morreram, incluindo 49 menores de 10 anos. Grupo reiterou apelo do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos por investigação imediata e irrestrita promovida por organismo internacional independente e imparcial.

Ban Ki-moon anuncia mais três nomeações no alto escalão da ONU

Funcionários com mais de 30 anos de experiência assumem Departamento de Informação Pública e de Assuntos Econômicos e Sociais.

Disponibilizado guia para ONGs interessadas em trabalhar com a ONU

As Nações Unidas estão disponibilizando na Internet um guia para esclarecer e orientar as organizações não governamentais sobre as possíveis formas de colaboração com a entidade. “Trabalhar com o ECOSOC: um Guia sobre o Estatuto Consultivo destinado às ONGs” inclui também um passo a passo sobre as etapas do processo de participação.


Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.onu.org.br/tema/vagas/


Leia mais em www.onu.org.br

Para não receber mais, peça para REMOVER.

Para se INSCREVER, clique aqui.

Para acessar as edições anteriores, clique aqui.