Boletim semanal da ONU Brasil – N. 52

Boletim semanal da ONU Brasil número 52, com os destaques da semana.

Boletim semanal da ONU Brasil – No 52 – 25/04/2012

Acesse www.twitter.com/ONUBrasil e o www.facebook.com/ONUBrasil

Acesse também os perfis da Rio+20: www.twitter.com/ONU_RioMais20 e o www.facebook.com/ONURioMais20

Políticas públicas afirmativas são fundamentais para a redução da desigualdade racial, diz Sistema ONU

Sistema das Nações Unidas no Brasil‘O Sistema das Nações Unidas no Brasil reconhece os esforços do Estado e da sociedade brasileiros no combate às desigualdades e na implementação de políticas afirmativas para a consecução da igualdade de fato, consolidando, assim, o alcance dos objetivos de desenvolvimento do País.’

Conferência Rio+20 retoma negociações sobre seu documento oficial

Rio+20Representantes de governos e da sociedade civil começaram uma nova rodada de negociações sobre o documento que será debatido durante a Rio+20, conferência global que discutirá como o mundo enfrentará os desafios que afetam o crescimento econômico, o bem-estar social e a proteção ambiental nos próximos anos.

Secretário-Geral da ONU pede que Rio+20 debata saúde reprodutiva de jovens

Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, em discurso na abertura da Comissão sobre População e Desenvolvimento em Nova York.Ban Ki-moon alerta que, anualmente, 16 milhões de adolescentes tornam-se mães e, por dia, mais de 2.000 contraem HIV. É preciso ampliar acesso a educação, alimentação adequada e emprego.

Acabar com a fome é fundamental para o desenvolvimento sustentável, diz Diretor-Geral da FAO

Diretor-Geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), José Graziano da Silva. (FAO/Simon Maina)“Não podemos chamar de desenvolvimento sustentável se quase uma em cada sete pessoas é vítima de desnutrição”, pondera José Graziano da Silva.

UNESCO e UIT querem inclusão de Tecnologias de Informação e Comunicação no documento final da Rio+20

Relatório da Comissão de Banda Larga para o Desenvolvimento Digital apresenta dez recomendações para alinhar as TIC com políticas de energia, saúde, educação e clima.

PNUMA e CIMA promovem festival na Quinta da Boa Vista para celebrar Dia Mundial do Meio Ambiente

Green Nation Fest, de 31 de maio a 7 de junho, oferecerá diversas atrações interativas e sensoriais gratuitas. Embaixadora da Boa Vontade do PNUMA, Gisele Bündchen participará do evento.

Brasil ignora recomendações de relatora independente da ONU nos preparativos da Copa e Olimpíadas

Relatora Especial da ONU sobre o direito à moradia adequada, Raquel Rolnik (Foto: ONU/Jean-Marc Ferré)Raquel Rolnik alerta que não existem informações públicas disponíveis sobre o número de remoções e faltam ainda projetos, critérios e consulta às comunidades afetadas. Sociedade civil estima que 7.185 famílias foram removidas ou estão ameaçadas de remoção no Rio de Janeiro em 2011.

Governo do Rio faz consulta pública sobre Plano Estadual de Políticas de Atenção aos Refugiados

Família de refugiados congoleses na cidade do Rio. Com apoio do ACNUR e da sociedade civil, Governo do Estado está concluindo um plano de políticas de atenção à população refugiada em todo o Estado do Rio de Janeiro. No estado do Rio se encontram mais de 2.500 refugiados em situação regular. É mais da metade da população refugiada em todo o Brasil.

Angelina Jolie visita Equador em sua primeira missão como Enviada Especial do ACNUR

Atriz norte-americana pede que governo mantenha política aberta de refúgio. País abriga cerca de 56 mil refugiados, a grande maioria de origem colombiana.

Primavera Árabe deixou seis vezes mais refugiados em 2011

Mãe e filho que foram deslocados inúmeras vezes na turbulenta parte leste da República Democrática do Congo. (ACNUR/S.Schulman)Relatório de parceiro do ACNUR também mostra que, em todo o mundo, 26,4 milhões de pessoas estavam deslocadas em seus próprios países.

UNAIDS recomenda que casais façam juntos testes de HIV

O UNAIDS pediu que todos os países implementem as novas orientações que incentivam os casais a irem juntos para os testes de HIV.

Crime transnacional ameaça Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, afirma UNODC

Comissão sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal reconhece modalidade como um dos principais desafios do século 21 e risco ao desenvolvimento sustentável.

OIT e Banco Mundial divulgam medidas adotadas por países para proteger empregos da crise financeira

Resposta à crise financeira: governos reforçaram medidas para prevenir perda de empregosInventário das Políticas de Resposta para a Crise Financeira e Econômica revela que na maioria dos países houve intervenção considerável do Estado para mitigar efeitos da crise.

OMS mobiliza mais de 180 países na primeira Semana Mundial de Imunização

OMS mobiliza mais de 180 países na primeira Semana Mundial de Imunização (WHO/Sergei Deshevoi)Iniciativa acontece de 21 a 28 de abril, paralelamente à décima Semana de Vacinação nas Américas, que deve atender a 44 milhões pessoas em 45 nações.

Portugal adere à campanha Coração Azul contra o tráfico de pessoas

(UNODC)Estima-se que, em toda a Europa, cerca de 140 mil vítimas do tráfico de pessoas estejam presas a um círculo vicioso de violência, abuso e degradação.

ONU lança ferramenta online para ajudar planejamento de cidades e reduzir desastres

Plataforma ajuda a estabelecer linhas de base, identificar lacunas de planejamento e investimento na redução de riscos e adaptação ao clima.

Maior rendimento na exportação de commodities não compensa danos a países mais pobres, afirma UNCTAD

A Vice-Secretária-Geral Asha-Rose Migiro na cerimônia de abertura da UNCTAD XIII, em Doha, no Catar. (ONU/ Eskinder Debebe).Essa foi uma das conclusões do Relatório Commodities e Desenvolvimento 2012, estudo lançado na 13ª sessão da Conferência da ONU.

Conselho de Segurança da ONU exige restauração da ordem constitucional na Guiné-Bissau

Presidente do CS, Embaixadora norte-americana Susan Rice lê declaração presidencial condenando o recente golpe de Estado na Guiné-Bissau. (ONU/Rick Bajornas)Membros consideram a possibilidade de sanções e pedem libertação imediata de Presidente Interino, Primeiro-Ministro e funcionários do país para viabilizar eleição.

Kofi Annan saúda Conselho de Segurança pela aprovação do envio de 300 observadores para Síria

Conselho de Segurança aprovou sábado (21/04) envio de missão com 300 observadores durante 90 dias na Síria. Objetivo é monitorar cessar-fogo e acompanhar processo de paz.

Programa Mundial de Alimentos aumenta assistência para alcançar 250 mil sírios

Um refugiado sírio da área de Al-Shaddadi na Jordânia. (PMA).Missão de avaliação liderada pelo governo, ONU e Organização de Cooperação Islâmica, estima que cerca de um milhão de sírios precisam de assistência humanitária.

PNUD auxilia jovens na Líbia a participarem no processo de construção da democracia

Jovens na Líbia participam no processo de construção de uma democracia sustentável Jovens instrutores recebem treinamento para promover cursos de educação cívica para cerca de 10 mil estudantes.

ACNUDH preocupado com penas de morte aplicadas por tribunais militares contra civis na Faixa de Gaza

Autoridades de fato não cumprem Lei Básica e executam os condenados sem ratificação do Presidente da Autoridade Palestina. Há indícios de tortura e falta de acesso a advogados.

Secretário-Geral da ONU condena decisão de Israel sobre novos postos avançados na Cisjordânia

Assentamento israelense de Har Banco Gilo, na Cisjordânia localizado perto de Jerusalém.(IRIN/Erica Silverman)Ban reiterou que todas as atividades de assentamento são ilegais perante a lei internacional.

Começam discussões para revisão do Tratado sobre Não Proliferação de Armas Nucleares

Estados preparam recomendações para 2015. Documento foi criado para reforçar desarmamento e promover uso pacífico da energia.

ONU ‘abraçou’ revolução digital das mídias sociais, diz Chefe do Departamento de Informação Pública

Campanha “Futuro que Queremos” tem mais de seis milhões de usuários online e quer fortalecer sua presença nas mídias sociais como Twitter e Facebook.

Dia Mundial de Luta contra a Malária – 25 de abril de 2012

Esforços para o controle da malária aumentaram, mas o tratamento preventivo e assistencial em comunidades ainda é necessário. O número de redes mosquiteiras tratadas com inseticidas produzidas em todo o mundo saltou de 30 milhões em 2004 para 95 milhões em 2007. Nesta foto, uma menina descansa sob um mosquiteiro tratado com inseticida, na aldeia de Karo Duss, na Região das Nações, Nacionalidades e Povos do Sul (SNNPR). Foto: UNICEF/NYHQ2005-1286/Indrias Getachew.‘Em nosso mundo de abundância não há desculpas para não fazer investimentos razoáveis e acessíveis nas intervenções antimalária. Um teste de diagnóstico rápido custa cerca de 50 centavos de dólar e as doses mínimas de tratamento custam apenas um dólar americano.’

Adolescentes devem ser reconhecidos como agentes de mudança, aponta UNICEF

Relatório destaca que necessidades são negligenciadas, com mais de um milhão perdendo a vida a cada ano e dezenas de milhões sem acesso a educação.

Criado órgão intergovernamental de serviços de ecossistemas e biodiversidade

Sede será em Bonn, na Alemanha. IPBES pretende enfrentar a perda acelerada da biodiversidade mundial e a degradação dos ecossistemas, fazendo a ponte entre a ciência exata, imparcial e atualizada e os decisores políticos.

ONU-HABITAT debate impactos socioeconômicos de refinaria petroquímica no Maranhão

Representantes da Petrobras e da Universidade Federal Fluminense também participam de oficina de Monitoramento dos Indicadores Socioeconômicos dos Municípios do entorno da refinaria Premium 1. Compartilhamento de informações sobre impacto da construção do complexo petroquímico de Itaboraí, no leste do Estado do Rio de Janeiro, acontece de 23 a 25 de abril no centro de Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão.


Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.onu.org.br/tema/vagas/


Leia mais em www.onu.org.br

Para não receber mais, peça para REMOVER.

Para se INSCREVER, clique aqui.

Para acessar as edições anteriores, clique aqui.