Boletim semanal da ONU Brasil – N. 44

Boletim semanal da ONU Brasil número 44, com os destaques da semana.

Boletim semanal da ONU Brasil – No 44 – 29/02/2012

Acesse www.twitter.com/ONUBrasil e o www.facebook.com/ONUBrasil

Acesse também os perfis da Rio+20: www.twitter.com/ONU_RioMais20 e o www.facebook.com/ONURioMais20

Cidades não conseguem atender às necessidades das crianças, alerta UNICEF

Relatório ‘Situação Mundial da Infância 2012: Crianças em um Mundo Urbano’ afirma que, em poucos anos, a maioria dos meninos e meninas crescerá nas áreas urbanas.

JIFE: Temos que impedir a venda de drogas para crianças por meio das mídias sociais

Relatório da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes mostra que farmácias ilegais vendem drogas ilícitas e de prescrição pela internet e buscam cada vez mais o público jovem.

‘Participação da sociedade civil é uma necessidade’, diz Coordenador-Executivo da ONU para Rio+20

Coordenador-Executivo da ONU para a Rio+20, Brice Lalonde (PNUD)Em visita ao Brasil, o Coordenador-Executivo da ONU para a Rio+20, Brice Lalonde, se disse otimista quanto aos resultados da Conferência de junho.

ACNUR e Defensoria Pública da União iniciam cooperação para beneficiar refugiados

Representante do ACNUR e Subdefensor Público-Geral da União assinam memorando de entendimento em Manaus.Iniciativa facilitará a realização de capacitações e atuações conjuntas em todo o país para garantir os direitos de refugiados, solicitantes de refúgio, apátridas e outras populações.

Prazo para envio de propostas de sessões ao Fórum Urbano Mundial termina no início de março

Já para o envio de propostas para eventos em redes terminam dez de março. No total, serão cerca de 30 sessões de capacitação e cerca de 160 eventos em redes.

Evento no Rio vai debater criação de Sistema Nacional de Voluntariado

Programa de Voluntários das Nações Unidas (VNU)Fórum acontecerá de 21 a 23 de março vai organizar as bases para mobilização e alocação de voluntários em situações de emergência.

ONU apoia pesquisa on-line para recolher sugestões das mulheres para a Rio+20

ONU MulheresDados do levantamento serão usados para atualizar as recomendações que irão formar a base de intervenções nas reuniões preparatórias da conferência.

ONU pede a empresas que se juntem ao pacto de responsabilidade corporativa no âmbito da Rio+20

 Diretor Executivo do Pacto Global, Georg Kell (ONU/Mark Garten)O Pacto Global da ONU conta atualmente com 10 mil participantes, incluindo sete mil empresas em 140 países.

Agência da ONU para Telecomunicações lança competição para promover abordagens sustentáveis

Participantes têm dois dias para desenvolver um aplicativo de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) com mensagem sobre energia sustentável.

Políticas de austeridade e reformas laborais aumentaram desigualdade no trabalho na Europa, afirma OIT

Novo livro da OIT ‘Desigualdades no trabalho durante a crise. Testemunhos da Europa’ menciona trabalhadores temporários, pouco qualificados, jovens e mulheres como os principais afetados.

ONU promove foro pela redução do desemprego entre jovens no mundo

ONU promove fórum pela redução do desemprego entre jovens no mundoEncontro é preparatório para a Revisão Ministerial Anual do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, que discutirá emprego e trabalho decente para erradicar a pobreza.

Ban Ki-moon lança campanha de vacinação contra poliomielite em Angola

Secretário-Geral Ban Ki-moon e sua esposa Yoo Soon-taek (ONU)Angola erradicou a poliomielite em 2001, mas ela retornou quatro depois. “A poliomielite deve ser tratada como emergência de saúde pública”, disse Ban no país.

ONU pede que negociações bilaterais entre Israel e Palestina sejam retomadas

Subsecretário-Geral para Assuntos Políticos B. Lynn Pascoe. (ONU/Evan Schneider)Último encontro dos negociadores em janeiro não teve continuidade. “As perspectivas para retomada de negociações bilaterais permanecem frágeis”, disse o Subsecretário-Geral da ONU.

Chefe para Assuntos Humanitários da ONU tem pedido de entrada na Síria negado

Valerie Amos também pediu que forças da situação e opositores na Síria realizem trégua de um dia para que organizações humanitárias ajudem necessitados no país.

Alta Comissária da ONU para Direitos Humanos admite que oposição síria também cometeu violações

Para Navi Pillay, ataques da oposição afetam civis, mas não podem ser comparados àqueles cometidos pelo Estado. Pedido é para que criminosos sejam levados ao TPI.

Suspensão de testes de armas nucleares da Coreia do Norte é elogiado por AIEA

EUA anunciaram suspensão do enriquecimento de urânio e dos testes de armas nucleares norte-coreanos. Inspetores da AIEA vão fiscalizar reator nuclear do país asiático.

UNESCO condena assassinato de jornalista indiano

De acordo com a Federação Internacional de Jornalistas, Chandrika Rai havia realizado reportagens expondo ilegalidades no comércio de carvão na Índia.

Cantora Angélique Kidjo pede aos membros da ONU a proibição da mutilação genital feminina

 A renomada cantora e compositora e a Embaixadora da Boa Vontade do UNICEF, Angélique Kidjo. ( UNICEF/Anne Look)A Organização Mundial da Saúde estima que 140 milhões de garotas e mulheres no mundo vivem com as consequências da mutilação genital feminina.

Tribunal Penal Internacional emitirá primeiro veredicto de sua história

Thomas Lubanga Dyilo. (ICC/Hans Hordijk).Congolês Thomas Lubanga Dyilo é acusado de participar do recrutamento de crianças soldados e sua sentença será proferida em audiência pública no dia 14 de março deste ano.

FAO e IFAH combatem mercado ilegal de medicamentos veterinários falsificados

Membro de tribo Masai prepara-se para vacinar o gado na Tanzânia.Calcula-se que a doença Nagana seja responsável por perdas econômicas de até 4,5 bilhões de dólares por ano em todo o mundo.

ONU demonstra preocupação com renúncia do Primeiro-Ministro do Haiti

Chefe da MINUSTAH e Representante Especial do Secretário-Geral no Haiti, Mariano Fernández.Representante Especial do Secretário-Geral elogia contribuição de Garry Conille e pede rápida escolha de substituto para não comprometer a estabilização.

Ajuda humanitária da ONU regressa a áreas de conflito em Kordofan do Sul

Assistência alimentar do PAM a ser descarregado de um caminhão em um site de distribuição na capital Kadugli no sul de Kordofan ( PAM / Mohamed Abdalla)Governo do Sudão autorizou o retorno do pessoal da ONU ao estado de Kordofan do Sul, onde milhares de pessoas precisam de ajuda humanitária.

ONU articula rede para impedir a caça de elefantes na África

(PNUMA)Alguns países possíveis de passagem ou de destinação do marfim obtido nas caças já foram requisitados para cooperar e permanecer vigilantes.

ONU pede estratégias sistemáticas para empoderar as mulheres nas zonas rurais

A Vice-Secretária-Geral da ONU, Asha-Rose Migiro. (ONU/Mark Garten)De acordo com a Vice-Secretária-Geral da ONU, Asha-Rose Migiro, é necessário maximizar o potencial das mulheres rurais como meio de combater a pobreza e a fome.

Jornalistas podem participar de programa de bolsas para cobrir 67ª sessão da Assembleia Geral da ONU

Sede da ONUO Fundo Dag Hammarskjöld de Bolsas para Jornalistas está aceitando inscrições de jornalistas profissionais de países em desenvolvimento para o programa de bolsas de 2012. Os interessados devem ter entre 25 e 35 anos, ser de países em desenvolvimento e ter interesse em ir à Nova York para cobrir a 67ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas. Inscrições vão até 30 de março.


Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.onu.org.br/tema/vagas/


Leia mais em www.onu.org.br

Para não receber mais, peça para REMOVER.

Para se INSCREVER, clique aqui.

Para acessar as edições anteriores, clique aqui.