Boletim semanal da ONU Brasil – N.41

Boletim semanal da ONU Brasil número 41, com os destaques da semana.

Boletim semanal da ONU Brasil – No 41 – 09/02/2012

Acesse www.twitter.com/ONUBrasil e o www.facebook.com/ONUBrasil

Acesse também os perfis da Rio+20: www.twitter.com/ONU_RioMais20 e o www.facebook.com/ONURioMais20

ONU premia brasileiros como Heróis da Floresta

O ativista brasileiro Paulo Adario, defensor do meio ambiente, está entre os cinco ganhadores do Prêmio Heróis da Floresta, entregue pelas Nações Unidas, em Nova York.

Mortes em países latinos e desrespeito aos direitos humanos nas prisões do Brasil preocupam ACNUDH

Segundo ACNUDH, oito detentos morreram no fim de janeiro no continente. No Brasil, mãe algemada no pós-parto gera discussões sobre respeito aos direitos humanos.

Tecnologias de informação são necessárias para o Futuro que Queremos, diz ONU

Sha Zukang, Sub-Secretário-Geral para Assuntos Econômicos e Sociais. (ONU/ Jean-Marc Ferré)O Subsecretário-Geral para Assuntos Econômicos e Sociais, Sha Zukang, pediu que os países revisem suas políticas de desenvolvimento dando nova importância a essas tecnologias.

CEPAL e UNICEF lançam guia para avaliações periódicas da pobreza infantil na América Latina e Caribe

Em 2010, as duas organizações revelaram que cerca de 45% da população menor de 18 anos vive em situação de pobreza na região.

Prêmio UNESCO-Sharjah para a Cultura Árabe é concedido a escritor brasileiro

O trabalho do editor, escritor, tradutor, lexicólogo e professor J.B. de Medeiros destaca aspectos importantes da presença árabe e muçulmana no Brasil e nos países lusófonos.

Novo representante do UNICEF no Brasil visita Amazônia Legal brasileira

Gary Stahl vai aos Estados do Maranhão, Pará e Amazonas, onde se reúne com autoridades e parceiros, incluindo lideranças indígenas e adolescentes da região.

FAO: América Latina e Caribe devem ficar alertas para risco de recessão mundial e insegurança alimentar

Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO)Segundo o boletim trimestral de segurança alimentar da FAO, menos postos de trabalho e geração de renda estão afetando o acesso da população aos alimentos.

Relator da ONU pede diálogo entre governo e grupos indígenas no Panamá

O Relator Especial das Nações Unidas para os direitos dos povos indígenas, James AnayaGrupos indígenas entraram em confronto com policiais no país durante protestos contra empreendimentos hidroelétricos e a instalação de mineradoras

Caribe e América Latina respondem por cerca de 27% dos homicídios do mundo, revela relatório do PNUD

Violência de gangues afeta de 2,8% a 4% do Produto Interno Bruto dos países do Caribe devido aos gastos em segurança e às perdas no turismo.

Comissão da ONU sobre Desenvolvimento Social inicia discussão com foco na pobreza e na juventude

Miloš Koterec, embaixador da República Eslovaca. (ONU/Evan Schneider)Comissão ressalta que é necessário se tomar ciência da oportunidade de causar impacto nos debates da Rio+20 atrelando-os à redução da pobreza, desigualdade e acesso a recursos.

Empresas alinhadas com o desenvolvimento sustentável serão premiadas durante a Rio+20

A cerimônia de premiação será no dia 19 de junho, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

PNUMA abre concurso de blogueiros para celebrar Dia Mundial do Meio Ambiente

O vencedor será levado pelo PNUMA às cidades-sede das celebrações globais do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2012 no Brasil.

ONU lança relatório sobre situação mundial dos jovens no mercado de trabalho

Pela primeira vez, contribuições são enviadas pelas mídias sociais. Falta de oportunidade preocupa. Diferença de gênero afeta rapazes e moças, de acordo com região.

ONU lança guia para denúncias de discriminação étnico-racial

Guia de orientação das Nações Unidas no Brasil para denúncias de discriminação étnico-raciaO guia apresenta o conjunto de instrumentos e mecanismos que garantem a igualdade étnico-racial, bem como informações sobre o marco legal brasileiro e internacional

Acaba fome na Somália, mas situação ainda é grave

Apesar da fome ter chegado ao fim, esta continua sendo uma ameaça devido às recorrentes secas no Chifre da África. Para o Diretor-Geral da FAO, a região será prioridade.

Secretário-Geral da ONU condena aumento da violência na Síria

Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moonBan Ki-moon pediu para o governo do Presidente Bashar al-Assad parar imediatamente as hostilidades contra a população civil do país.

Falta de consenso do Conselho de Segurança alimenta massacre na Síria, afirma Navi Pillay

Navi Pillay afirmou que a incapacidade do Conselho Segurança de chegar a uma ação conjunta está alimentando o massacre de cidadãos na Síria.

Quase 2000 comunidades africanas abandonam mutilação genital feminina, revelam agências da ONU

Tribo Ndebele na África do Sul / Foto: ONUTodo ano, perto de três milhões de garotas enfrentam o risco de mutilação. A maioria na África e em alguns países da Ásia e no Oriente Médio

Ocupação israelense causa sérios danos econômicos para Palestina, afirma Secretário-Geral da ONU

O Secretário-Geral Ban Ki-moon ressalta que construção de assentamentos, os embargos econômicos e as restrições da circulação de pessoas impedem desenvolvimento palestino.

Tribunal da ONU condena líder do Khmer Vermelho à prisão perpétua

Kaing Guek Eav, conhecido como Douch, comandou a prisão S-21, onde pelo menos 12,2 mil cambojanos morreram em um período de três anos.

Punir juiz por investigar desaparecimentos forçados é lamentável, afirma especialista da ONU

Relatora Especial das Nações Unidas para a Independência de Juízes e Advogados, Gabriela Knaul. Foto: ONU/Jean-Marc Ferré.Um grupo de especialistas das Nações Unidas expressou preocupação com o andamento do processo que investiga mais de cem mil casos de desaparecidos na Espanha.

Governo de El Salvador viola diretos de prisioneiros, afirma Grupo de Trabalho da ONU

Governo de El Salvador viola direitos de prisioneirosEspecialistas do grupo alertam sobre a falta de notificações por escrito das condenações. Defesa dos acusados tem dificuldades em apresentar recursos.

FAO aponta redução dos preços dos alimentos na América Latina e Caribe em 2011

Diversos países da região experimentaram reduções nas taxas de inflação dos alimentos.Países da região registraram baixas dos preços dos alimentos entre 2010 e 2011. As taxas foram menores do que as registradas antes da crise mundial de 2008.


Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.onu.org.br/tema/vagas/


Leia mais em www.onu.org.br

Para não receber mais, peça para REMOVER.

Para se INSCREVER, clique aqui.

Para acessar as edições anteriores, clique aqui.