Boletim semanal da ONU Brasil – N. 33

Boletim semanal da ONU Brasil número 33, com os destaques da semana.

Boletim semanal da ONU Brasil – No 33 – 14/12/2011

Acesse também o www.twitter.com/ONUBrasil e o www.facebook.com/ONUBrasil

Em seminário no Rio de Janeiro, Alto Comissário da ONU alerta sobre ‘pandemia da violência armada’ no mundo

O Alto Comissário das Nações Unidas para Assuntos de Desarmamento, o brasileiro Sérgio Duarte. Foto: Pieter Zalis/UNIC Rio.Em visita oficial ao Brasil, o brasileiro Sérgio Duarte falou durante seminário que reuniu especialistas de diversas áreas. Duarte classificou as despesas mundiais de 1,5 trilhão de dólares com armas como “um colossal desperdício de recursos”.

Diretora Executiva da ONU Mulheres, Michelle Bachelet visita Brasil de 14 a 16 de dezembro

Em sua primeira missão no Brasil, Michelle Bachelet vai dedicar atenção à participação política, ao empoderamento econômico, ao aumento das mulheres nas tropas de paz e à articulação da temática de gênero na Rio+20.

ONU convoca sociedade a agir contra a Corrupção

ONU contra a Corrupção“Faça sua parte contra a Corrupção” é o mote da nova campanha global das Nações Unidas contra a corrupção, lançada nas mídias sociais na sexta-feira (09/12), Dia Internacional contra a Corrupção, pelo UNODC e pelo PNUD.

ONU condena homofobia e diz que países devem agir contra discriminação

Estados devem tomar as medidas necessárias para proteger pessoas – todas elas – da violência e da discriminação, incluindo as motivadas pela orientação sexual e identidade de gênero.

População negra, principal vítima das armas de fogo, precisa de mais atenção do Estado, afirmam especialistas

Cláudia Moraes, Capitã da Polícia Militar e Analista Criminal do Instituto de Segurança Pública (ISP/RJ), ao lado do Diretor do UNIC Rio, Giancarlo Summa. Foto: Diego Blanco/UNIC Rio.Direcionar recursos da área social para segmentos da população historicamente marginalizados é um dos principais fatores que poderão contribuir para a redução do índice de homicídios, concordam os especialistas que participaram de seminário no Rio sobre o tema.

Violência no Brasil tem endereço, faixa etária e raça, apontam especialistas em seminário no Rio

Silvia Ramos, Coordenadora da Área de Minorias, Movimentos Sociais e Cidadania do Cesec. Foto: Diego Blanco/UNIC Rio.Essa é uma das conclusões do painel “Juventude, Raça/Etnia e Letalidade”, no Seminário de Desarmamento, Controle de Armas e Prevenção à Violência, em comemoração ao Dia dos Direitos Humanos 2011.

2011 foi extraordinário para os direitos humanos, afirma Alta Comissária da ONU

Navi Pillay, do ACNUDH (UN Photo)“Em 2011, o conceito de poder mudou. No percorrer desse ano extraordinário, o poder foi exercido não somente pelas poderosas instituições enclaustradas em palácios de mármore, mas cada vez mais por homens e mulheres comuns, inclusive, crianças que com valentia exigiram seus direitos.”

‘Demos um passo importante em relação à proteção dos apátridas’, diz Alto Comissário da ONU para Refugiados

António Guterres elogia resultado da reunião ministerial do ACNUR encerrada quinta-feira (08/12). Brasil quer melhorar identificação da população de apátridas no país.

Secretário-Geral da ONU parabeniza acordo alcançado sobre mudanças climáticas na Conferência de Durban

Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, Durban, 2011Ban Ki-moon saudou neste domingo (11/12) o conjunto de decisões tomadas pelos países na Conferência sobre Mudança Climática das Nações Unidas em Durban, África do Sul.

Financiamentos climáticos não podem ampliar dívida externa de países beneficiários, alerta especialista da ONU

Especialista independente das Nações Unidas sobre a dívida externa e direitos humanos, Cephas LuminaCephas Lumina pediu na quinta-feira (08/12), na Conferência de Durban, que financiamento proposto pelo Fundo Clima Verde não agrave encargos da dívida externa nem desrespeite direitos humanos.

Secretário-Geral pede mais apoio e controle de verbas no combate ao desmatamento

Ban Ki-moon pediu esta semana durante Conferência de Durban que REDD+ seja colocado em prática para ajudar países em desenvolvimento na preservação de florestas.

Representante da ONU sobre mudanças climáticas critica retirada do Canadá do Protocolo de Kyoto

Secretária Executiva da Convenção Quatro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), Christiana Figueres. Foto: ONU/Mark GartenSecretária Executiva da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), Christiana Figueres disse que os países industrializados têm obrigações morais com as futuras gerações e precisam liderar os desafios climáticos.

Zidane e Ronaldo se unem ao PNUD para apoiar combate à fome no Chifre da África

Ronaldo e Zidane participaram nesta terça-feira (13/12) do jogo anual contra pobreza, em Hamburgo, Alemanha. Parte do dinheiro vai para região do Chifre da África.

CEPAL apresenta Balanço das Economias da América Latina e do Caribe e perspectivas para 2012

Relatório apresenta as últimas estimativas do crescimento econômico para os países da região em 2011.

ONU apoia Mercosul em projeto regional sobre HIV/AIDS no sistema prisional

ONU apoia Mercosul em projeto regional sobre HIV/AIDS no sistema prisionalEm todo o mundo, quase dez milhões de pessoas estão em situação de privação de liberdade, muitas delas sem cuidados nem serviços adequados para o controle do HIV.

Coleção História Geral da África em português comemora um ano com 390 mil downloads

Um ano de História Geral da África em portuguêsEste ano marcou a primeira etapa de um processo de disseminação de informação sobre o tema, que tem como próximo passo o lançamento de materiais pedagógicos para ajudar a transformar as relações étnico-raciais no Brasil.

UNICEF lança campanha de Natal interativa

Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)A ação, feita em parceria com a Pepper Interativa, Submarino, Sony e Espaço/Z, oferecerá cartões de natal personalizados para internautas.

Pesquisa em quilombos do Brasil, Equador e Panamá apresenta resultados em Brasília

ONU MulheresEvento mostra alguns resultados do projeto Quilombo das Américas, que fez levantamentos das condições de vida em comunidades afrorrurais do Brasil, Equador e Panamá.

Especialista da ONU recomenda que Argentina garanta direitos dos povos indígenas

Relator Especial da ONU sobre os Direitos dos Povos Indígenas, James Anaya. Foto: ONU/Jean-Marc FerréPara James Anaya, o país precisa dar prioridade ao tema indígena com desenvolvimento de novos programas e políticas públicas, assegurando a implementação de acordo com padrões internacionais.

Aumento dos esforços globais contra malária reduz significativamente número de mortos, afirma OMS

Redes mosquiteiras tratadas com insecticida são fundamentais na luta contra a maláriaRelatório Mundial da Malária da Organização Mundial de Saúde atribui o sucesso ao uso generalizado de mosquiteiros, melhores diagnósticos e maior disponibilidade de drogas mais eficazes.

ONU quer arrecadar 7,7 bilhões de dólares para assistência humanitária em 2012

Recursos seriam utilizados para providenciar ajuda humanitária plena para 51 milhões de pessoas em 16 países.

Secretário-Geral e Presidente da Assembleia Geral fazem visita à Somália

A visita não anunciada à Somália desta sexta-feira (09/12) é a primeira de um chefe das Nações Unidas em cerca de duas décadas.

ONU estima em mais de cinco mil os mortos em revoltas na Síria

Nas estimativas divulgadas na segunda-feira (12/12), dos 5 mil mortos, 300 seriam crianças. Para a Alta Comissária para os Direitos Humanos, Síria corre risco de guerra civil.

Bandeira da Palestina é hasteada pela primeira vez na sede da UNESCO

A bandeira da Palestina foi hasteada nesta terça-feira (13/12) pela primeira vez na sede Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Ban Ki-moon manifesta preocupação com expansão dos assentamentos na Cisjordânia

Crianças palestinas brincandoSecretário-Geral da ONU pediu mais uma vez que Governo de Israel pare todas as atividades de assentamento, que são contrárias ao direito internacional e ao Mapa da Paz.

Corrupção causa distribuição desigual e má gestão de recursos da terra, mostra FAO

Relatório elaborado com a ONG Transparência Internacional, divulgado segunda-feira (12/12), avalia a governança em 61 países e os efeitos da administração na agricultura.


Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.onu.org.br/tema/vagas/


Leia mais em www.onu.org.br

Para não receber mais, peça para REMOVER.

Para se INSCREVER, clique aqui.

Para acessar as edições anteriores, clique aqui.