Boletim semanal da ONU Brasil – N. 32

Boletim semanal da ONU Brasil número 32, com os destaques da semana.

Boletim semanal da ONU Brasil – Nº 32 – 07/12/2011

Acesse também o www.twitter.com/ONUBrasil e o www.facebook.com/ONUBrasil

Desarmamento, controle de armas e prevenção à violência serão discutidos no Rio de Janeiro

Desarmamento, controle de armas e prevenção à violência serão discutidos no Rio de Janeiro em seminário promovido pela ONU e a ALERJAssembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) e o Sistema das Nações Unidas no Brasil realizarão no dia 12 de dezembro (segunda-feira), às 10h, o Seminário de Desarmamento, Controle de Armas e Prevenção à Violência, em comemoração do Dia dos Direitos Humanos 2011.

ONU convida sociedade a se declarar defensora dos direitos humanos

Escritório das Nações Unidas promove campanha “Declare-se Defensor/a dos Direitos Humanos”, que envolverá público na defesa dos defensores dos direitos humanos.

Combate ao trabalho infantil ganha peças de comunicação da OIT

Campanha faz parte do programa Prevenção e Erradicação das Piores Formas de Trabalho Infantil na Bahia, elaborada pela OIT e pela ONG CIPÓ.

Mundo corre risco de voltar à recessão e Brasil seria um dos emergentes mais afetados, indica ONU

Informações são do relatório “Situação Econômica Global e Perspectivas para 2012″ do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas.

Lançamento da pedra fundamental da Casa das Nações Unidas no Brasil

Lançamento da pedra fundamental da Casa das Nações Unidas no BrasilCoordenador Residente do Sistema das Nações Unidas no Brasil, Jorge Chediek, convida a imprensa para o lançamento da pedra fundamental da Casa das Nações Unidas no Brasil.

Programa Bolsa Família é exemplo de erradicação de pobreza, afirma relatório da ONU

Além dos resultados na redução da pobreza e na melhoria das condições sociais, Bolsa Família é lembrado como exemplo de política “acessível” em termos econômicos.

Maior conferência ministerial já feita pelo ACNUR começa nesta quarta-feira (07/12) em Genebra

Conferência ministerial pede por mais proteção para os deslocados forçados e apátridas. Brasil participa do encontro.

ONU condena violência contra pacifistas no México

ACNUDH pede às autoridades implementação de mecanismos que protejam ativistas no país. ONU Mulheres destaca necessidade de reforçar direito à justiça e à reparação.

Ban Ki-moon aponta prioridades na reta final da Conferência sobre Mudanças Climáticas em Durban

Secretário-Geral da ONU alerta para a necessidade de implementação do Fundo Clima Verde e pede fim do impasse sobre o Protocolo de Kyoto.

PNUMA transfere a Campanha Bilhões de Árvores para Fundação Plantemos para o Planeta

Iniciativa que gerou o plantio de mais de 12 bilhões de árvores no mundo em cinco anos será gerenciada por organização ambiental de crianças e adolescentes.

Presidente da Assembleia Geral: Cooperação Sul-Sul é crucial para garantir segurança alimentar

Presidente da Assembleia Geral Nassir Abdulaziz Al-Nasser“Ao redor do mundo, quase 925 milhões de pessoas vão para a cama com fome todas as noites. A maioria mora no hemisfério sul”, afirma Nassir Abdulaziz Al-Nasser.

PNUD e VNU lançam relatório Estado do Voluntariado no Mundo

Relatório sobre voluntariado no mundo“Valores como participação, engajamento e inclusão são indispensáveis à promoção do bem-estar das pessoas e da sociedade”, afirma Coordenadora Executiva do Programa de Voluntários das Nações Unidas, Flavia Pansieri. Ela defende que o voluntariado faça parte dos novos métodos de avaliação do progresso.

Caixa Econômica Federal e Banco Mundial trabalham para acabar com lixões

Financiamento de 50 milhões de dólares apoia redução da poluição, das emissões de gases de efeito estufa e impactos negativos sobre o meio ambiente e a saúde relacionados ao descarte não sustentável de resíduos sólidos.

UNODC e Ministérios Públicos ibero-americanos discutem corrupção

Seminário “Corrupção: Necessidade de Eficiência na Punição” aconteceu em Brasília com a participação de 21 países.

Milhões de pessoas não desfrutam plenamente da TV, revela estudo da UIT

No relatório ‘Construindo Acessibilidade para TV’ são listados serviços de acesso como legendas, língua de sinais para surdos, descrição por áudio e outros dispositivos.

Cinco bancos de desenvolvimento fecham acordo em Durban para combater mudanças climáticas

Bancos Multilaterais fecham acordo em Durban para combater mudanças climáticasAcordo prevê adoção de uma metodologia comum para avaliar os riscos climáticos das cidades, além de padronizar as métricas dos inventários de emissões de gases de efeito estufa.

Pesquisa Quilombo das Américas, apoiada por ONU Mulheres, é apresentada em Brasília

ONU MulheresResultados da pesquisa “Quilombo das Américas” serão apresentados durante a I Oficina para Intercâmbio de Experiências e Pacto de Ações entre os dias 7 e 9 de dezembro na Esplanada dos Ministérios, Brasília.

UNESCO faz consulta sobre bullying contra alunos LGBT em instituições do Rio de Janeiro

Pesquisa será realizada de 6 a 9 de dezembro. Estudo faz parte da primeira campanha internacional das Nações Unidas sobre o tema lançada em novembro.

Missão de Apoio da ONU na Líbia tem mandato prorrogado até 16 de março de 2012

Além dos objetivos de reconstrução da Líbia, já estabelecidos anteriormente, a Missão de Apoio da ONU na Líbia deverá impedir a proliferação de armas.

Secretário-Geral da ONU anuncia mudanças no alto escalão da Organização

A expectativa é de que oito novos Subsecretários-Gerais sejam empossados até a primeira metade de 2012, visando maior eficiência no trabalho da Organização. As atividades da ONU, incluindo a preparação da Rio+20, não vão sofrer alterações.

Para marcar Dia Internacional dos Deficientes, ONU pede uma sociedade mais inclusiva

Deficientes trabalham em Gana.Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, destacou importância dos deficientes – que correspondem a 15% da população mundial – para alcançar um desenvolvimento sustentável.

‘Escravidão não é história’, alerta Relatora Especial da ONU no Dia Internacional para Abolição da Escravatura

Relatora Especial das Nações Unidas sobre formas contemporâneas de escravidão, Gulnara ShahinianDesde 1991, o Fundo Voluntário das Nações Unidas sobre formas contemporâneas de escravidão vem aumentando a ajuda humanitária, legal e financeira, para aqueles cujos direitos humanos foram violados.

No Dia Mundial da AIDS, ONU destaca a possibilidade real de acabar com epidemia

Em Moçambique, avó cuida de neta cuja mãe morreu vítima de uma doença relacionada à AIDSSó em 2010, tratamentos impediram mais de 700 mil mortes relacionadas à doença, afirmou o Secretário-Geral da ONU.

Representantes da ONU repudiam violência durante eleições na República Democrática do Congo

“Diferenças políticas não podem ser resolvidas através de assassinatos e forças de segurança não devem reprimir multidões”, diz Alta Comissária para Direitos Humanos.


Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.onu.org.br/tema/vagas/


Leia mais em www.onu.org.br

Para não receber mais, peça para REMOVER.

Para se INSCREVER, clique aqui.

Para acessar as edições anteriores, clique aqui.