Confira o boletim da ONU Brasil #262

AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA

Edição de 21 de setembro de 2018.

Visualize o boletim também em www.nacoesunidas.org/boletim262

Boletim quinzenal da ONU

 

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi estabelecida pelos países-membros da ONU no fim de 2015. Foto: ONU

ONU Brasil lança publicação para articular programas de governo à Agenda 2030

Tanto os postulantes ao Poder Executivo quanto os futuros legisladores podem desenvolver suas ideias à luz dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para que o mundo cumpra a Agenda 2030.

Pensando nisso, a ONU Brasil lançou neste mês a publicação “Articulando os Programas de Governo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. O relato é da Rede Brasil do Pacto Global.

 

Venezuelanos esperam até cinco horas na fila para comprar uma porção de pão de uma pequena padaria em Cumaná, na Venezuela, em junho de 2016. Foto: IRIN/Meridith Kohut

Agências da ONU nomeiam representante especial para refugiados e migrantes venezuelanos

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM) anunciaram nesta quarta-feira (19) a nomeação de Eduardo Stein como representante especial conjunto para refugiados e migrantes venezuelanos na região.

 

Fachada do Museu Nacional do Rio de Janeiro após incêndio Foto: Agência Brasil/Tomaz Silva

UNESCO diz que há chance de recuperar parte do acervo do Museu Nacional

Após duas visitas técnicas ao Museu Nacional do Rio de Janeiro, especialistas da UNESCO afirmaram na terça-feira (18) que existem chances de recuperar partes do acervo da instituição, destruída no início do mês por um incêndio. Mas como equipes técnicas ainda não puderam entrar no prédio, por questões de segurança e investigações da polícia, não é possível saber quais itens da coleção poderão ser encontrados e restaurados.

 

Favela na periferia de Salvador, Bahia. Foto: Scott Wallace/Banco Mundial

Brasil mantém tendência de avanço no desenvolvimento humano, mas desigualdades persistem

O país perde 23,9% do seu IDH quando se consideram as desigualdades.

 

Dionne Freitas durante a 3ª Conferência Internacional [SSEX BBOX], em São Paulo. Foto: UNIC Rio/Pedro AndradeDionne Freitas durante a 3ª Conferência Internacional [SSEX BBOX], em São Paulo. Foto: UNIC Rio/Pedro Andrade

Ativistas explicam o que é ser intersexo

Pessoas intersexo nascem com características que não correspondem ao que a sociedade caracteriza tradicionalmente como masculino ou feminino.

A campanha da ONU Livres & Iguais entrevistou ativistas que explicam o que é intersexualidade. A iniciativa apoia a 4ª Conferência Internacional [SSEX BBOX], que tem início nesta quinta-feira (20), em São Paulo. Evento também debate os desafios da população intersexo.

 

Internauta acessa a plataforma Viva Voluntário. Foto: PNUD

Governo brasileiro e PNUD lançam plataforma Viva Voluntário

Para incentivar a participação de brasileiros em atividades voluntárias, o Governo Federal e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) criaram a Plataforma Nacional do Voluntariado – Viva Voluntário. A ferramenta foi concebida em formato de rede social para facilitar o encontro entre organizações que oferecem oportunidades de trabalho voluntário e pessoas interessadas em doar seu tempo.

 

Projeto Viva o Semiárido fortalece negócios de pequenos agricultores no Piauí. Foto: FIDA/Manoela Cavadas

Fundo agrícola da ONU ajuda Piauí a investir US$ 40 mi no semiárido

Uma equipe do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) chegou nesta semana (17) ao Piauí para participar do planejamento de ações do Viva o Semiárido, projeto conjunto que estimula o crescimento de regiões rurais em 58 municípios. Agência da ONU vai discutir como o governo estadual pode aplicar 40 milhões de dólares, emprestados pelo FIDA, na produção familiar agrícola e de artesanato.

 

Jairo, a esposa Yesica e as duas filhas Claribel e Yulia estavam vivendo há um mês na rua e foram transferidas para um abrigo na última quinta-feira (13). Foto: ACNUR/Flávia Faria

Em Boa Vista, Exército e ONU levam 510 venezuelanos das ruas para abrigos

A ida para os centros de residência foi possível porque o programa de interiorização do Governo Federal já transferiu mais de 1,8 mil venezuelanos para outros nove estados e, com isso, foram liberadas novas vagas nos abrigos.

 

Campanha Mares Limpos visa combater poluição dos oceanos causada pelo consumo e produção de plástico. Foto: ONU Meio Ambiente/Shawn Heinrichs

ONU Meio Ambiente mobiliza escoteiros em campanha Mares Limpos

Entre os dias 29 de setembro e 8 de dezembro, membros juvenis dos Escoteiros do Brasil de todo o país poderão participar do desafio para conquistar a Insígnia Mares Limpos.

Em parceria com a ONU Meio Ambiente e o Movimento Menos 1 Lixo, os Escoteiros do Brasil se engajam pelo segundo ano consecutivo em um projeto de cuidado com os oceanos, incentivando lobinhos, sêniores, escoteiros e pioneiros a reduzirem o consumo de plástico por meio do “Desafio Menos 1 Lixo/Mares Limpos”.

 

Imagens da Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA) comparam o tamanho do buraco na camada de Ozônio, que aumentou consideravelmente de 1979 para 2008. Imagem: Observatório da Terra da NASA

ONU lembra tratado para enfrentar destruição da camada de ozônio e aquecimento global

“Fique frio e siga em frente”, este foi o tema das celebrações do Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, comemorado no domingo (16). Data alertou para a necessidade de combater as mudanças climáticas e o aquecimento global.

No mesmo dia, o Protocolo de Montreal — um acordo global para eliminar os produtos e substâncias que destroem a Camada de Ozônio — completou 31 anos.

 

Crianças do Botafogo entram em campo com os símbolos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Imagem de outubro de 2017. Foto: UNIC Rio/Pedro Andrade

Centro convida cidadãos brasileiros para dia de mobilização sobre objetivos da ONU

No próximo 25 de setembro, o mundo comemora três anos da adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A data é celebrada pelas Nações Unidas como o Dia Global de Ação para os ODS, uma oportunidade para pessoas e instituições realizarem atividades de conscientização sobre essas metas. O Centro RIO+ convida organizações e cidadãos do Brasil a participar das mobilizações.

 

A violência contra as mulheres – particularmente a violência por parte de parceiros e a violência sexual – é um grande problema de saúde pública e de violação dos direitos humanos das mulheres. Foto: George Campos/USP Imagens

Fundo de População da ONU participa de debate em SP sobre empresas e igualdade de gênero

O representante do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) no Brasil, Jaime Nadal, participa na semana que vem (25) de evento em São Paulo para discutir como as empresas podem impulsionar a igualdade de gênero no país, atuando de forma coordenada para o desenvolvimento social e econômico.

O painel “Alinhando esforços do setor privado na defesa dos direitos da mulher: estratégias inovadoras para fortalecer a agenda de saúde e de direitos sexuais e reprodutivos no Brasil” será realizado na terça-feira, das 11h às 12h, durante a Conferência Ethos, na capital paulista.

 

Vista aérea da cidade do Rio de Janeiro. Foto: ONU-Habitat/Julius Mwelu

ONU convida instituições para mês de mobilização sobre desenvolvimento urbano sustentável

O Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) convida instituições brasileiras a participar das celebrações do Outubro Urbano. O mês tem esse nome porque começa com a comemoração do Dia Mundial do Habitat e termina com a celebração do Dia Mundial das Cidades, a cada 31 de outubro. Prazo para inscrever eventos e atividades na série de mobilizações é 15 de outubro.

 

FAO: fome aumenta no mundo e afeta 821 milhões de pessoas

Pelo terceiro ano consecutivo, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) registrou um aumento no número de pessoas passando fome no mundo, que subiu de 815 milhões de indivíduos, em 2016, para quase 821 milhões em 2017.

Segundo novo levantamento da agência da ONU e parceiros, a América Latina e o Caribe acompanharam a tendência global — na região, 39,3 milhões de pessoas vivem subalimentadas, valor que representa um crescimento de 400 mil.

 

Congresso Nacional, em Brasília. Foto: UNESCO/Ron Van Oers

Mais de 80% dos brasileiros e brasileiras querem políticas federais de promoção à igualdade, revela pesquisa Ibope/ONU Mulheres

Mais de 2 mil entrevistas foram realizadas com homens e mulheres de 16 anos ou mais em 141 municípios, entre 16 e 20 de agosto de 2018. O nível de confiança é de 95%, e a margem de erro é de 2 pontos percentuais.

 

A ONU Brasil realiza até setembro exposição no Rio com obras do artista paulistano Otávio Roth, que em 1978 criou e imprimiu xilogravuras que ilustram os trinta artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Foto: UNIC Rio/Pedro Andrade

ONU encerra exposição sobre direitos humanos no Rio com quase 40 mil visitantes

A ONU Brasil encerrou nesta semana (9) a exposição 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que trouxe para o Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, xilogravuras do paulistano Otávio Roth. Mais de 36 mil visitantes conheceram as obras do brasileiro, que ilustram os 30 artigos do documento internacional.

 

Participantes do projeto Viva Melhor Sabendo Jovem, em Salvador. Foto: UNAIDS

Jovens participam de curso sobre prevenção do HIV em Salvador

Em Salvador (BA), organismos das Nações Unidas apoiaram o governo local a capacitar jovens em prevenção e testagem do HIV. Vinte e quatro moradores da capital participaram em agosto do curso AIDS, Gênero e Sexualidade, Direitos Humanos e Manejo do Teste de Fluido Oral. Com a formação, os alunos poderão realizar ações de conscientização na cidade.

 

Família em centro de atendimento no Brasil. Foto: OPAS

Fundo de População da ONU apoia encontro brasileiro sobre demografia

Com o apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), acontece em Poços de Caldas (MG), no sábado (22), o XXI Encontro de Estudos Populacionais. Evento discutirá transformações demográficas no Brasil e na América Latina. Agência da ONU participa com discussões sobre refúgio e sobre marcos internacionais que abordam dinâmicas populacionais e desenvolvimento.

 

Um centro de recepção e documentação inaugurado pelo governo federal com apoio do Sistema ONU Brasil na cidade de Pacaraima está há um mês identificando e emitindo documentos para pessoas vindas da Venezuela. Foto: ACNUR/Reynesson Damasceno

ONU e associação de juízes firmam parceria pelos direitos dos migrantes no Brasil

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) – uma agência das Nações Unidas – e a Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE) assinaram nesta quinta-feira (6) um acordo para capacitar juízes e garantir o acesso de migrantes à justiça. Iniciativa terá ênfase em mulheres e estrangeiros em situação de vulnerabilidade.

 

No Iêmen, o jovem Abdulrahman Ahemd, de 12 anos, teve de deixar a cidade onde morava, Taiz, para viver em segurança no município de Aden. Com a mudança, o menino abandonou a escola. Foto: UNICEF/Fuad

UNICEF: um terço dos jovens está fora da escola em contextos de guerra e desastre

Em países afetados por conflitos ou desastres, um em cada três jovens com idade entre cinco e 17 anos está fora da escola. São 104 milhões de crianças e adolescentes que têm “seu futuro roubado”, alertou na quarta-feira (19) o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Número representa mais de um terço de todos os menores no mundo que não frequentam centros de ensino.

 

Trânsito em São Paulo. Foto: Fotos Públicas / Oswaldo Corneti

ONU e associação de empresas estimulam uso do transporte público no Dia Mundial Sem Carro

Deixar o carro em casa e experimentar o transporte público pode ser um desafio para quem utiliza o automóvel no dia a dia, mas esse é o convite da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) para o próximo sábado (22), Dia Mundial Sem Carro.

A campanha publicitária é assinada pela NTU, em parceria com duas agências das Nações Unidas – a ONU Meio Ambiente e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) -, e reforça o vínculo do transporte coletivo com pedestres e ciclistas.

 

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi estabelecida pelos países-membros da ONU no fim de 2015. Foto: ONU

Rede Brasil do Pacto Global apresenta em NY projetos de sustentabilidade do setor privado

A Rede Brasil do Pacto Global apresentará 19 projetos do setor privado brasileiro relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na próxima quarta-feira (26).

O SDGsinBrazil – The Role of the Private Sector ocorre em Nova Iorque, em programação paralela à Assembleia Geral da ONU. O evento será uma oportunidade para que signatários da Rede Brasil mostrem suas ideias inovadoras de sustentabilidade empresarial a investidores internacionais e nacionais e a representantes de agências das Nações Unidas.

 

Ministério da Saúde, em Brasília. Foto: Agência Brasil/Fabio Rodrigues Pozzebom

Escritório da ONU promove workshop sobre gestão eficiente para servidores do Ministério da Saúde

O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) promoveu nesta quarta-feira (12), em Brasília, um workshop de gerenciamento para cerca de 40 gestores do Ministério da Saúde. O evento abordou metodologias de implementação de projetos focadas em resultados.

 

Refugiada síria, Lucia Loxca recebe seu diploma em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná. Foto: Grupo MARIOS/Divulgação.

Vagas para refugiados em universidades brasileiras crescem 270%

Um novo relatório da Cátedra Sérgio Vieira de Mello revela que o número anual de vagas para refugiados em universidades da iniciativa passou de cerca de cem, em 2017, para mais de 370 em 2018. Implementada pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), a cátedra reúne 21 instituições de ensino superior do Brasil.

 

Campanha de vacinação contra a gripe em Goiás, em abril de 2018. Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr.

ONU anuncia plano para eliminar doenças transmissíveis nas Américas até 2030

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), agência regional das Nações Unidas, afirmou neste mês (3) que planeja lançar em 2019 um novo plano de ação contra as doenças transmissíveis. Estratégia visa garantir o acesso universal a serviços de diagnóstico e tratamento. O organismo da ONU está mapeando todas as enfermidades na região das Américas para avaliar estatísticas e investigar causas socioambientais dos surtos.

 

Foto: EBC

ARTIGO – Sistema Único de Saúde: Ser ou não ser?

Em artigo para o jornal Folha de São Paulo, o economista-chefe do Banco Mundial no Brasil, Antonio Nucifora, defende uma agenda de eficiência para o SUS, o que poderia melhorar seus serviços e aumentar consultas e internações sem necessariamente ampliar os gastos com o sistema de saúde.

 

Pombas brancas voam ao redor da mesquita de Hazrat-i-Ali, na cidade de Mazar-i-Sharif, no Afeganistão, em comemoração do Dia Internacional da Paz organizada pela Missão de Assistência da ONU no Afeganistão (UNAMA), em 2007. Foto: ONU/Helena Mulkerns

ONU diz que direitos humanos são caminho para ‘paz duradoura’ no mundo

Em mensagem para o Dia Internacional da Paz, lembrado neste 21 de setembro, o secretário-geral da ONU, António Guterres, lembrou o 70º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, celebrado neste ano, e disse que os valores do documento podem assegurar a paz duradoura no mundo.

Também por ocasião da data, a diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, alertou para a proliferação do populismo e do extremismo, que constituem um obstáculo aos ideais de paz e direitos universais.

 

Agenda 2030 para o Desenvolvimento SustentávelInstagramTwitterYouTubeVimeoFacebookCadastro

Vidas Negras; Década Internacional de Afrodescendentes

Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.nacoesunidas.org/vagas/brasil e outras oportunidades e editais em www.nacoesunidas.org/tema/editais

Leia mais em www.onu.org.br e acesse nossas redes em www.nacoesunidas.org/redes

Para não receber mais, peça para remover. Para se inscrever, clique aqui. Para edições anteriores, clique aqui.


Comente

comentários