Confira o boletim da ONU Brasil #242

AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA

Edição de 8 de agosto de 2017.

Visualize o boletim também em www.nacoesunidas.org/boletim242

Boletim quinzenal da ONU

Crianças refugiadas da Síria, da República Democrática do Congo e de Angola entram em campo ao lado dos jogadores profissionais do Santos FC. Foto: Santos FC/Ivan Stortis

Crianças refugiadas entram em campo com jogadores do Santos em partida do Brasileirão

Estava difícil de acreditar, mas o que era sonho tornou-se realidade. Crianças refugiadas que vivem em São Paulo pisaram no histórico gramado do Estádio Pacaembu de mãos dadas com os jogadores do Santos Futebol Clube, na abertura da partida contra o Flamengo disputada na noite de quarta-feira (2) pelo Campeonato Brasileiro de Futebol – o Brasileirão.

“Não acreditei que aqueles jogadores de futebol que eu gosto tanto estavam ao meu lado, dentro do estádio. Caramba, que legal foi segurar a mão deles e entrar no campo com a torcida gritando. Foi a realização de um sonho”, resumiu o angolano Miguel, que com 7 anos sonha ser jogador de futebol, assim como a maioria dos garotos da sua idade.

Os países da América Latina e do Caribe crescerão em média 1,1% em 2017 após dois anos consecutivos de contração. Foto: EBC

CEPAL vê crescimento de 1,1% para América Latina e Caribe em 2017; PIB brasileiro deve subir 0,4%

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) manteve sua projeção de crescimento médio regional em 1,1% este ano — frente a uma queda de 1% em 2016 — e destacou a importância das políticas macroeconômicas anticíclicas para recuperar o dinamismo econômico.

O relatório indicou que, no âmbito do emprego, as condições do mercado de trabalho continuaram se deteriorando devido a uma nova queda da taxa de ocupação urbana. Para a região em seu conjunto, espera-se que a taxa de desemprego urbano aumente de 8,9% em 2016 para 9,4% em 2017.

Participação de mulheres e meninas em atividades de pesquisa deve ser estimulada e promovida em todos os níveis, segundo a UNESCO. Foto: WikiCommons (CC) / Argonne National Laboratory / George Joch

UNESCO, L’Oréal e Academia Brasileira de Ciências anunciam vencedoras de prêmio para cientistas

Você sabia que a falta de cuidados parentais na primeira infância pode afetar a formação do cérebro de uma criança, com consequências que podem durar a vida toda? Já imaginou que, se uma pessoa com câncer não responde ao tratamento quimioterápico, o problema pode ser a produção de determinada proteína em suas células? Esses são exemplos dos temas pesquisados pelas vencedoras da 12ª edição do “Para Mulheres na Ciência”, programa desenvolvido no Brasil pela L’Oréal Brasil em parceria com a UNESCO no Brasil e a Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Alimentação saudável entre crianças de até dois anos de idade foi tema de oficina do UNICEF em Vitória. Foto: PEXELS

Em Vitória, UNICEF discute alimentação saudável entre crianças de até 2 anos

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) participou nesta quarta-feira (2), em Vitória, do primeiro dia de atividades da IV Semana do Bebê da capital capixaba. Agência da ONU promoveu oficina sobre alimentação saudável para crianças de até dois anos de idade. Encontro abordou causas da obesidade infantil e estratégias para enfrentar problemas nutricionais.

O coordenador-residente do Sistema ONU no Brasil, Niky Fabiancic (esquerda), ao lado do ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, Antônio Imbassahy. Foto: Wilson Mendes/SeGov

ONU e governo brasileiro oficializam parceria pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

O coordenador-residente do Sistema ONU no Brasil, Niky Fabiancic, e o ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, Antônio Imbassahy, assinaram nesta sexta-feira (7) um memorando de entendimento entre Nações Unidas e governo federal para marcar a cooperação para desenvolvimento, implementação e promoção de iniciativas que apoiem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte da Agenda 2030.

Plataforma vai selecionar cinco empreendedores que poderão apresentar suas ideias para investidores em evento em Genebra.

Brasil está entre os finalistas de competição da ONU sobre empreendedorismo sustentável

A empresa brasileira Piipee, que criou uma solução biodegradável para limpar urina e substituir a água das descargas, é uma dos dez finalistas da Accelerate 2030, iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para divulgar e reproduzir em diferentes partes do mundo projetos de empreendedorismo sustentável. Companhia vai a Genebra expor ideias para investidores e especialistas.

Parceria entre a FAO, Itaipu e governo do Paraná foi estendida até 2020. Foto: Itaipu

FAO, Itaipu Binacional e Paraná estendem parceria pela agricultura sustentável até 2020

Cooperação foi responsável pela criação do escritório da FAO no Sul do Brasil e por iniciativas de catalogação e divulgação de projetos agrícolas sustentáveis da região.

Nelson Mandela. Foto: Fundação Nelson Mandela

Centro da ONU no Brasil lança concurso de vídeos sobre pobreza

Estão abertas as inscrições para o concurso de vídeos Nelson Mandela com o tema “A luta contra a pobreza é uma questão de justiça. Não é um gesto de caridade”. O Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) lançou a competição no Dia Mundial Nelson Mandela, celebrado em 18 de julho.

Os três melhores filmes serão divulgados em 1º de setembro e serão exibidos no mesmo mês no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro. Prazo para inscrição é 8 de agosto.

Marcha das Mulheres Negras reúne ativistas no Rio pelo fim do racismo e do machismo

No último domingo (30), a III Marcha das Mulheres Negras contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver levou para a orla de Copacabana, no Rio de Janeiro, mensagens de empoderamento feminino e de luta contra a discriminação. Manifestação contou com o apoio da ONU Mulheres Brasil. Entre as ativistas e participantes do movimento, estava Kenia Maria, atriz e defensora dos direitos das mulheres negras da agência das Nações Unidas.

Cerca de 20 milhões de toneladas de plásticos acabam nos oceanos a cada ano. Foto: Flickr/ National Ocean Service Image Gallery (CC)

ONU chama universitários a participar de competição sobre lixo plástico marinho

A ONU Meio Ambiente convida universitários de todo o mundo a participar do Desafio de Inovação sobre Plástico Marinho 2017. Iniciativa busca reconhecer projetos de engenharia, design, monitoramento marinho e comunicação que apresentem soluções para o problema do lixo nos oceanos. Prazo de inscrição é 6 de outubro. Vencedores serão convidados para a 6ª Conferência Internacional sobre Lixo Marinho, que acontece em 2018 em San Diego, nos Estados Unidos.

Saúde de idosos é tema de mapeamento do Ministério da Saúde para divulgar experiências bem-sucedidas de atendimento realizadas no SUS. Foto: PEXELS

Com apoio da OPAS, Ministério da Saúde seleciona projetos de sucesso para atender idosos

Médicos e gestores brasileiros têm até 31 de agosto para se inscrever na quinta edição do Mapeamento de Experiências Exitosas de Gestão Pública no campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa. Seleção visa reconhecer e divulgar boas práticas para a promoção do cuidado e do bem-estar na terceira idade. A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) faz parte do comitê que vai analisar as iniciativas concorrentes.

Ao centro, o coordenador-residente do Sistema Nações Unidas no Brasil e representante-residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, Niky Fabiancic. Foto: PNUD

Fundo de desenvolvimento agrícola da ONU expande operações no Brasil

O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) está expandindo suas operações no Brasil, com projetos entre a Amazônia e o Maranhão. A informação foi confirmada nesta terça-feira (25) pelo diretor Divisão de Atuação Global, Conhecimento e Estratégia do Fida, Ashwani K. Muthoo. Ele participou do seminário Transformação Rural Sustentável e Inclusiva, realizado em parceria com o Ministério do Planejamento, em Brasília.

Laço vermelho, símbolo da luta contra a Aids. Foto: CC/Sham Hardy

Lancet: Relatório do UNAIDS é ‘ponto de referência vital’ para monitorar progressos na resposta ao HIV

Em artigo editorial publicado no dia 22 de julho, a renomada revista científica The Lancet classifica o relatório mais recente do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) como “um ponto de referência vital para identificar o progresso, os êxitos, as insuficiências e as lacunas no combate à epidemia mundial de HIV.” Além disso, o periódico destaca que “o uso das metas 90-90-90 fornece um quadro útil que pode ajudar os países a priorizar seus caminhos e ações para um mundo livre da AIDS”.

Youtubers negras vão movimentar redes sociais da ONU Mulheres Brasil com debates sobre igualdade de gênero e racial. Imagem: ONU Mulheres Brasil

Com youtubers negras, ONU Mulheres realiza campanha sobre empoderamento das brasileiras afrodescendentes

A partir desta segunda-feira (24) e até a próxima sexta-feira (28), cinco youtubers negras, jovens e brasileiras ocuparão as redes sociais da ONU Mulheres Brasil para discutir o papel das afrodescendentes no cumprimento da Agenda 2030 das Nações Unidas. Ações são parte da campanha #SouNegraEQueroFalar, que lembra as mobilizações das mulheres negras no chamado Julho das Pretas e também o Dia da Mulher Afro-latino-americana, Afro-caribenha e da Diáspora, comemorado na América Latina no dia 25 de julho.

Parceria entre a OIT e a UNIVAG levou conhecimentos de gastronomia para 32 mulheres haitianas que vivem no Brasil. Foto: OIT

Culinárias do Brasil e do Haiti se misturam em projeto da OIT para a capacitação de migrantes

Em Cuiabá, 32 mulheres haitianas participaram de um curso de gastronomia brasileira e mato-grossense. Formação oferecida pela Universidade de Várzea Grande (UNIVAG), em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), também ensinou às migrantes como empreender. Turma criou uma marca própria de biscoitos a partir de receita típica do Brasil, incrementada com tradições do Haiti.

Aldeia Paikum, TI Bakairi (MT), empenhada na produção de adubo orgânico. Foto: FUNAI

UNICEF e Mato Grosso promovem seminário para discutir direitos dos jovens indígenas

Em Barra da Graça, no Mato Grosso, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove na quinta-feira (20) o seminário “Atenção à Criança e ao Adolescente Indígena no Selo UNICEF – Edição 2017/2020”. Objetivo do encontro é definir propostas para enfrentar a mortalidade e a desnutrição infantis, o sub-registro de nascimento e as lacunas na oferta de educação para crianças e adolescentes indígenas do estado.

Lousanny Rocha, da Secretaria de Saúde de Arapiraca, Jaime Nadal, do UNFPA, e Aurélia Fernandes, também da pasta municipal. Foto: UNFPA

UNFPA premia projetos municipais de saúde reprodutiva e planejamento familiar

Municípios de Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso e Porto Alegre foram reconhecidos pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) por iniciativas para a promoção da saúde materna, sexual e reprodutiva e também por esforços contra o racismo no atendimento. Premiação foi concedida durante a 14ª Mostra “Brasil, Aqui Tem SUS”, realizada durante o XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

Mãe e filho cruzam ponte que liga a Venezuela a Cucuta, na Colômbia. Foto: ACNUR/Boris Heger

Mais de 52 mil venezuelanos já pediram refúgio em outros países; Brasil é 2º com mais solicitações

Em 2017, Brasil já recebeu 12,9 mil solicitantes de refúgio da Venezuela até o momento. Existem cerca de 30 mil venezuelanos em território brasileiro. Em pronunciamento em Genebra, o porta-voz da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), William Spindler, apresentou um panorama da atual onda de deslocamento de venezuelanos pelo mundo.

Evento de lavagem do Cais do Valongo, em 2015. Foto: Milton Guran

Novo Patrimônio Mundial da UNESCO, Cais do Valongo marca presença da herança africana no Brasil

Apesar deste vestígio recordar as atrocidades do tráfico transatlântico, o Cais do Valongo – localizado na região portuária do Rio de Janeiro – marca a presença da herança africana, que construiu e enriqueceu a sociedade brasileira. Confira nesse vídeo especial do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio).

Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. Foto: Agência Brasil/Tomaz Silva

Cidades latino-americanas lideram taxas de homicídios no mundo

Desigualdade social, urbanização não planejada, políticas antidrogas falhas, impunidade, disponibilidade de armas e cultura machista. Esses são alguns dos fatores que contribuem para que cidades latino-americanas liderem ranking mundial de homicídios, segundo especialistas.

A América Latina e o Caribe concentram apenas 8% da população global, mas respondem por mais de 33% dos homicídios do mundo, de acordo com o Observatório de Homicídios, do Instituto Igarapé. Quatorze dos 20 países com as maiores taxas de assassinato globalmente estão localizados na região. Leia a reportagem completa.

Florence Bauer, nova representante do UNICEF no Brasil. Foto: UNICEF Argentina

Franco-alemã Florence Bauer assume direção do UNICEF no Brasil

A franco-alemã Florence Bauer assumiu na quinta-feira (14) a direção do escritório brasileiro do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A nova representante da agência da ONU no Brasil é especialista em planejamento, gestão, monitoramento e avaliação de políticas sociais relevantes para a efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra. Foto: ONU/Jean-Marc Ferré

Governo federal abre consulta pública sobre recomendações de direitos humanos da ONU ao Brasil

Ministério dos Direitos Humanos do governo federal do Brasil abriu uma consulta pública sobre as recomendações ao Estado brasileiro feitas durante o III Ciclo do Mecanismo de Revisão Periódica Universal do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. Processo de consulta ficará aberto até 11 de agosto.

Imagem: Frame de vídeo da campanha Livres & Iguais, produzido pelo UNIC Rio

Comunidade LGBTI precisa de pessoas públicas se assumindo, defende atleta Ian Matos

O atleta Ian Matos representa o Brasil amanhã (14) no Campeonato Mundial de Salto Ornamental da FINA. Em 2014, o brasileiro se assumiu publicamente como homem gay. Em vídeo para a campanha da ONU ‘Livres & Iguais’, Ian fala sobre as consequências negativas do machismo para a comunidade LGBTI.

Foto: Colégio Humboldt de São Paulo.

Diretor do Centro de Informação da ONU faz palestra em encontro do Colégio Humboldt; vídeo

O diretor do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), Maurizio Giuliano, participou de um simulado de relações internacionais no final de maio, no colégio alemão Humboldt, em São Paulo.

O UNAIDS Brasil destaca que a adesão e o consequente sucesso do tratamento antirretroviral depende do acesso ininterrupto e em tempo adequado aos medicamentos antirretrovirais. Foto: UNAIDS Brasil

Nota do UNAIDS Brasil sobre relatos de dificuldade de acesso a medicamentos antirretrovirais

O escritório do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) no Brasil tem acompanhado com preocupação as notas divulgadas pela imprensa, organizações da sociedade civil e contatos individuais sobre dificuldades de acesso a alguns medicamentos antirretrovirais em algumas cidades, incluindo fracionamentos na entrega de medicamentos.

Formatura reuniu participantes do Projeto Trans-Formação e representantes da ONU Brasil. Foto: PNUD Brasil

ONU Brasil celebra conclusão de projeto para a formação política de pessoas trans

A primeira turma do Projeto Trans-Formação celebrou sua formatura na terça-feira (11), na Casa da ONU, em Brasília. Ao longo de cinco meses, a iniciativa reuniu 24 pessoas trans do Distrito Federal e do Entorno em encontros quinzenais. Reuniões debateram temas como identidade de gênero e desigualdades, políticas públicas, empregabilidade, participação social e autocuidado entre ativistas.

Organizações alertam para riscos de o Brasil não conseguir atingir os objetivos de erradicar a pobreza e a fome. Foto: EBC

ONGs veem cenário brasileiro preocupante para os objetivos globais da ONU

Mais de 20 organizações da sociedade civil apresentam a partir desta semana em reunião da ONU em Nova Iorque relatório sobre a implementação no Brasil da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Segundo as organizações, o Brasil corre risco de retrocessos na busca pelos sete Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que serão analisados no fórum — entre eles, a erradicação da pobreza, a fome zero e a agricultura sustentável, a garantia da saúde e do bem-estar e a igualdade de gênero.

As ONGs elogiaram, por outro lado, a criação da Comissão Nacional dos ODS, a única da América Latina com representação paritária entre governo e sociedade civil. Leia a reportagem completa.

VÍDEO: O que é desenvolvimento sustentável?

Governo brasileiro enfatiza responsabilidade fiscal em relatório sobre objetivos globais da ONU

Em relatório sobre os objetivos globais a ser apresentado na sede da ONU em Nova Iorque a partir desta semana, o governo brasileiro enfatiza a importância da responsabilidade fiscal para atingir os princípios de responsabilidade socioambiental presentes na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

“No Brasil, aprendemos, na prática, que é vazio falar em responsabilidade social e ambiental na ausência de responsabilidade fiscal”, diz o texto de apresentação do relatório, assinado pelo presidente Michel Temer. “Ao repor ordem nas finanças públicas, recuperamos a confiança que se traduz em mais investimentos de qualidade, em mais atividade econômica, em mais trabalho decente”, completa.

O presidente da FNP e prefeito de Campinas, Jonas Donizzete, e o coordenador-residente da ONU no Brasil, Niky Fabiancic, firmaram acordo de parceria em Brasília. Foto: PNUD/Vivian Doherty

ONU Brasil e Frente Nacional dos Prefeitos reforçam parceria pelo desenvolvimento sustentável

O coordenador-residente da ONU no Brasil, Niky Fabiancic, e o presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e prefeito de Campinas (SP), Jonas Donizette, firmaram na terça-feira (4) um memorando de entendimento com o objetivo de criar um marco de cooperação, além de facilitar e fortalecer a colaboração para promoção e alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Parceria entre OIT e associações do setor têxtil e de vestuário visa a tornar essa indústria mais sustentável. Foto: Agência Brasil/Tânia Rêgo

OIT e associações da indústria têxtil e de vestuário lançam Laboratório de Moda Sustentável

Organização Internacional do Trabalho (OIT), Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) e Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), com o apoio do Instituto C&A e a realização do Instituto Reos, lançaram nesta sexta-feira (7) o Laboratório da Moda Sustentável — por um setor do vestuário mais sustentável e justo.

A iniciativa pretende abordar os principais desafios do setor de vestuário no Brasil em temas de sustentabilidade ambiental, trabalho decente, entre outros.

FacebookTwitterGoogle+Cadastro

Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.nacoesunidas.org/vagas/brasil e outras oportunidades e editais em www.nacoesunidas.org/tema/editais

Leia mais em www.onu.org.br e acesse nossas redes em www.nacoesunidas.org/redes

Para não receber mais, peça para remover. Para se inscrever, clique aqui. Para edições anteriores, clique aqui.


Comente

comentários